Slideshow

História, Mulher so séc. XXI e o Poder

A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia, e por que não Presidente da República?[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI

Julieta Augusta era como toda jovem do séc XXI, principalmente no quesito resvoltada sem causa. Aliás não diria que faltasse motivos para revolta já que sua mãe teve a infeliz ideia de lhe presentear com um nome duplo.[...]

Leia mais!

Crônicas de uma Julieta do séc. XXI - 2ª parte

Na teoria as coisas sempre funcionam melhor que na prática e não seria diferente no caso de Julieta e Carlos. Neste ponto é preciso abrir um[...]

Se você gostou,

Leia mais!

Curiosidades da História da Publicidade no Brasil

A década de 80 seria a década da mais rápida e de definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século. O começo dos anos 80 seria o início do amadurecimento do mercado editorial brasileiro, em termos mercadológicos.[...]

Leia mais!

Rock In Rio 2011: Novidades do Fsetival

O Rock in Rio completou no início deste mês 26 anos desde sua estreia , em 1985. Neste meio tempo, foram muitas histórias e momentos inesquecíveis que transformaram toda uma geração[...]

Leia mais!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Centenas de milhões comemoram hoje o início do Ano Novo Chinês

Hoje centenas de milhões de chineses, coreanos, vietnamitas e malaios étnicos ao redor da Ásia comemoraram  a chegada do Ano Novo Chinês, que em 2012 é o Ano do Dragão, um dos 12 signos do zodíaco chinês. Queimas de fogos de artifício, festas e almoços familiares marcaram a chegada do Ano do Dragão. De Pequim a Bangcoc, de Seul a Cingapura, as pessoas foram aos templos, pedindo boa sorte às divindades e acendendo incenso. No passado, o dragão era um símbolo reservado apenas ao imperador da China e é considerado um signo extremamente auspicioso. A expectativa é que haja aumento de até 20% de nascimentos durante o ano já que o Ano do Dragão é considerado abençoado de todas as formas para aumentar a familia.  Os bebês nascidos neste ano são chamados de "bebês dragão" e  são considerados abençoados pela cultura chinesa. 
Na China, há um dito popular que diz: Todos os planejamentos do ano se fazem na primavera, pois a chegada do Ano Novo coincide com o início da primavera lá, sempre no final de janeiro ou início de fevereiro. Não existe uma data certa, como aqui no ocidente, porque o calendário chinês é baseado no ciclo lunar. Na véspera do Ano Novo as pessoas fazem limpezas gerais: limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, colocam oferendas aos Deuses que cuidam da casa, preparam as roupas... 

A cor vermelha, por ser yang e vibrante é a cor predominante durante as comemorações do Ano Novo. As mulheres da família procuram usar um vestido novo nesta cor para assegurar a sorte e um bom ano. Além desta cor, outras cores da sorte são o amarelo e o roxo. No último jantar do ano a família se reúne para a refeição do fechamento do ciclo anual. São feitos pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti representando a prosperidade e o talharim (macarrão) que representa vida longa, muito usado em aniversários. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou embalagens vermelhas.



Durante a comemoração, lanternas vermelhas são acesas e penduradas diante da porta principal, e só serão retiradas após os 15 dias do Ano Novo. Fogos de artifício são estourados para espantar os maus espíritos. No primeiro dia do ano é muito comum as crianças e os solteiros da casa ganharem um envelope vermelho contendo dinheiro. Este envelope é distribuído pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com propósitos auspiciosos. 

Um outro costume é colocar desejos escritos com tinta preta em tiras de papel vermelho na porta de entrada. O preto representa a água e a sabedoria; e o vermelho, o fogo e o sucesso. Segundo o dito popular Quando um pingo de água cai sobre o fogo, acontece uma ebulição; e é por ebulição que todas as coisas acontecem. Os desejos devem ser escritos por criativos e competentes calígrafos, de forma poética e metafórica para poder trazer sorte e realização. Uma forma variada deste costume é o Espalhar da Primavera onde as pessoas escrevem em um papel vermelho com uma letra bem bonita o seu pedido sincero e de boas intenções. Este pedido deve sempre visar o bem, não pode ser egoísta e nunca visar prejudicar alguém. Depois de mentalizar o pedido realizado, o papel é pendurado na janela ou porta, com uma linha ou fita vermelha, para que os ventos possam levar e trazer o pedido.




O Ano do Dragão de 2012 acaba em 10 de fevereiro de 2013. No calendário tradicional chinês, o ano que começa nesta segunda-feira (23) é o ano 4.710. O calendário chinês marca os anos desde o reinado do legendário Imperador Amarelo, que teria governado a China nos primórdios da Antiguidade.
Fontes: Agência Estado e Somos Todos Um
Imagens: Google 

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

domingo, 22 de janeiro de 2012

Brasil é segundo país mais desigual do G20, aponta estudo

Brasil é segundo país mais desigual do G20, aponta estudo. 
Só perde para a África do Sul
México, Rússia, Argentina, China e Turquia também têm resultados ruins; na outra ponta estão França, Alemanha, Canadá e Itália




O Brasil é o segundo país com maior desigualdade do G20, de acordo com um estudo realizado nos países que compõem o grupo. De acordo com a pesquisa “Deixados para trás pelo G20?”, realizada pela Oxfam - entidade de combate à pobreza e a injustiça social presente em 92 países -, apenas a África do Sul fica atrás do Brasil em termos de desigualdade.

Como base de comparação, a pesquisa também examina a participação na renda nacional dos 10% mais pobres da população de outro subgrupo de 12 países, de acordo com dados do Banco Mundial. Neste quesito, o Brasil apresenta o pior desempenho de todos, com a África do Sul logo acima.

A pesquisa afirma que os países mais desiguais do G20 são economias emergentes. Além de Brasil e África do Sul, México, Rússia, Argentina, China e Turquia têm os piores resultados. Já as nações com maior igualdade, segundo a Oxfam, são economias desenvolvidas com uma renda maior, como França (país com melhor resultado geral), Alemanha, Canadá, Itália e Austrália.

Avanços - Mesmo estando nas últimas colocações, o Brasil é mencionado pela pesquisa como um dos países onde o combate à pobreza foi mais eficaz nos últimos anos. O estudo cita dados que apontam a saída de 12 milhões de brasileiros da pobreza absoluta entre 1999 e 2009, além da queda da desigualdade medida pelo coeficiente de Gini, baixando de 0,52 para 0,47 no mesmo período (o coeficiente vai de zero, que significa o mínimo de desigualdade, a um, que é o máximo).

A pesquisa prevê que, se o Brasil crescer de acordo com as previsões do FMI (3,6% em 2012 e acima de 4% nos anos subsequentes) e mantiver a tendência de redução da desigualdade e de crescimento populacional, o número de pessoas pobres cairá em quase dois terços até 2020, com cinco milhões de pessoas a menos na linha da pobreza.

No entanto, a Oxfam diz que, se houver um aumento da desigualdade nos próximos anos, nem mesmo um forte crescimento do PIB poderá retirar um número significativo de brasileiros da pobreza. "Mesmo que o Brasil tenha avanços no combate da pobreza, ele é ainda um dos países mais desiguais do mundo, com uma agenda bem forte pendente nesta área", disse à BBC Brasil o chefe do escritório da Oxfam no Brasil, Simon Ticehurst.

"As pessoas mais pobres são as mais impactadas pela volatilidade do preço dos alimentos, do preço da energia, dos impactos da mudança climática", acrescentou. Para ele, é importante que o governo dê continuidade às políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e que o Estado intervenha para melhorar o sistema de distribuição. "Os mercados podem criar empregos, mas não vão fazer uma redistribuição (de renda)", afirma.

Ticehurst diz que, para reduzir a desigualdade, o Brasil também precisa atacar as questões da sustentabilidade e da resistência a choques externos. "As pessoas mais pobres são as mais impactadas pela volatilidade do preço dos alimentos, do preço da energia, dos impactos da mudança climática. O modelo de desenvolvimento do Brasil precisa levar isso mais em conta".

Para o representante da Oxfam, a reforma agrária e o estímulo à agricultura familiar também é importante para reduzir a desigualdade. "Da parcela mais pobre da população brasileira, cerca de 47% vivem no campo. Além disso, 75% dos alimentos que os brasileiros consomem são produzidos por pequenos produtores, que moram na pobreza", disse TiceHurst. "É preciso fechar esse circuito para que os produtores que alimentam o país tenham condições menos vulneráveis e precárias".

Segundo o estudo, a maioria dos países do G20 apresenta uma tendência "preocupante" no sentido do aumento na desigualdade. A entidade afirma que algumas dessas nações foram "constrangidas" pelas reduções significativas da desigualdade registradas nos países de baixa renda nos últimos 15 anos. "A experiência do Brasil, da Coréia do Sul e de vários países de renda baixa e média-baixa mostra que reduzir a desigualdade está ao alcance dos dirigentes do G20", diz o texto.

"Não existe escassez de potenciais alavancas para políticas (de redução da desigualdade). Em vez disso, talvez exista uma escassez de vontade política", diz o estudo.

Fonte: Agência Brasil
Estudo com resultado preocupante para grande parcela da população brasileira. É fato que atualmente vivemos melhor que  muitos de nossos antepassados principalmente, se levarmos em consideração o grau que chegamos em nossa democracia  e aumento na expectativa de vida da população.  Porém, se hoje o brasileiro já se alimenta um pouco melhor e consequentemente vive mais, o nível de desigualdade entre a população só aumenta. Segundo a pesquisa "As pessoas mais pobres são as mais impactadas pela volatilidade do preço dos alimentos, do preço da energia, dos impactos da mudança climática".  A maior parte da população vive com salário mínimo que, mesmo com o aumento, acaba impactando na cesta básica que o consumidor compra nos mercados. As políticas assistencialistas acabam sendo uma via de mão dupla ao mesmo tempo em que “ajudam” aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza, acabam criando uma parcela de população (não generalizando claro) que faz deles um escoro ao invés de ajuda. Se não houver mudanças grandes e certeiras neste imenso desnível social em nosso país que futuro podemos esperar ???
Márcia Canêdo 

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O mundo sem mulheres - Arnaldo Jabor

Já imaginaram o mundo sem as mulheres?! Recebi esta crônica uma vez  por e-mail e achei muito interessante e complementaram com alguns tópicos resolvi publicar ambos hoje. Vamos lá então...  

O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê? 
O sujeito quer ficar famoso pra quê? 
O indivíduo malha, faz exercícios pra quê? 
A verdade é que é a mulher o objetivo do homem. 
Tudo que eu quis dizer é que o homem vive em função da mulher. 
Vivem e pensam em mulher o dia inteiro, a vida inteira. 
Se a mulher não existisse, o mundo não teria ido pra frente. 
Homem algum iria fazer alguma coisa na vida para impressionar outro Homem, para conquistar sujeito igual a ele, de bigode e tudo. 
Um mundo só de homens seria o grande erro da criação. 
Já dizia a velha frase que 'atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'. 
O dito está envelhecido. Hoje eu diria que 'na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher'. 
É você, mulher, quem impulsiona o mundo. 
É você quem tem o poder, e não o homem 
É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a Ser visto, o local das férias. 
Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens. 
E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. 
Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua. Só homens. 
Já pensou? 
Um casamento sem noiva? 
Um mundo sem sogras? 
Enfim, um mundo sem metas. 

ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES: 

1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu. 
2- O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro, nosso peito. 
3- A facilidade com a qual cabem em nossos braços. 
4- O jeito que tem de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito. 
5- Como são encantadoras quando comem. 
6- Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena. 
7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora. 
8- Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo. 
9- Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio. 
10- O modo que tem de sempre encontrar a nossa mão. 
11- O brilho nos olhos quando sorriem. 
12- O jeito que tem de dizer 'Não vamos brigar mais, não..' 
13- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza. 
14- O modo de nos beijarem quando dizemos 'eu te amo'. 
15- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta. 
16- O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram. 
17- O fato de nos darem um tapa achando que vai doer. 
18- O jeitinho de dizerem 'estou com saudades'. 
19- As saudades que sentimos delas. 
20- A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor. 


Márcia Canêdo


By JORNALISMO ANTENADO with No comments

sábado, 7 de janeiro de 2012

07 de Janeiro - Dia do Leitor

Ler é viajar sem sair do lugar ou como diria Emily Dickinson: Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há! Ambas as frases tem motivo de serem citadas hoje pela comemoração do Dia do Leitor. A jornada rumo a caminhos desconhecidos e muitas das vezes visitados apenas através das palavras de um autor se inicia quando ainda somos pequeninos. A maioria de nós cresceu escutando histórias de princesas, castelos, fadas, super-heróis, vilões e bruxas contatos e interpretados por nossos pais, mães, avós e babás. Alguns pais e, confesso que todos deveriam fazer o mesmo, quando os bebês ainda estão abrigados no útero já leem para seus filhos. Esse primeiro contato com a leitura através de terceiros é importante e será primordial para um futuro leitor. Digo isso porque as crianças repetem atos e se os seus pais tem gosto pela leitura seus filhos acabam sendo despertados para esse mundo das palavras.   


Segundo o site Wikipédia : “O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe no mundo da história (e apenas nele) e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo.” Esses três personagens se completam, o leitor precisa ser tocado pela criatividade de um bom autor e eloquência de um narrador para que sua viagem nesse mundo imaginário seja completa. Monteiro Lobato, grande escritor,  dizia que “um país se faz com homens e livros”. Ele sabia bem o que falava porque quando os homens se preocuparem mais em incentivar  seus filhos à leitura o mundo irá formar cidadãos com mais consciência (principalmente política) e isso fará toda a diferença no futuro da humanidade  .  

Que neste dia do leitor você possa se aventurar no mundo das palavras e conhecer lugares e pessoas que deixarão um pouquinho de si na sua história de vida. Feliz Dia do Leitor! Seja um incentivador a essa prática... doe ou presenteie a quem você ama com livros!

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Pai deixa 28 lições de vida aos filhos antes de morrer

Quando soube que tinha poucos meses de vida por causa de um câncer, o professor de gramática inglês Paul Flanagan só pensou em seus filhos, Thomas e Lucy. Em vez de sentir piedade de si mesmo ou entregar-se à tristeza, ele usou seus últimos dias para tentar ser um bom pai – mesmo à distância. Paul escreveu cartas, deixou mensagens gravadas em DVD e até comprou presentes para ser entregues às crianças em seus aniversários futuros. Separou também seus livros preferidos e, dentro deles, deixou bilhetes dizendo por que havia gostado de lê-los.

Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio. Quase dois anos depois, ele continua presente com suas mensagens e fotos espalhadas por toda a casa. E, no mês passado, a família ganhou mais uma lembrança de Paul. Por acaso, Mandy encontrou um documento em seu antigo computador intitulado “Sobre encontrar a realização”. “Abri e, com lágrimas escorrendo pelo meu rosto, descobri que eram seus pontos para viver uma vida boa e feliz”, diz Mandy ao jornal Daily Mail . O professor resumiu as reflexões que nortearam seu modo de viver em 28 itens. Traduzo aqui as palavras de Paul para seus filhos – e que agora servem de inspiração não só para eles, mas para todos que as lêem.

-Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”, e tenha certeza de usar o garfo e a faca de maneira correta. Os outros decidem como tratá-los de acordo com as suas maneiras.

-Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e vão ajudá-lo.

-Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer a barba, e não sentir nenhuma culpa ou remorso. Parto deste mundo com a consciência limpa.

-Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura.

-Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro ou se meter em problema, está fazendo algo errado.

-Evite rebaixar alguém para outra pessoa; isso só vai fazer você ser visto como mau. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. Suspenda fogo! Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance.

-Divirta-se. Se isso envolve assumir riscos, assuma-os. Se for pego, coloque suas mãos para cima.

-Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.

-Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar.

-Faça seu instinto pensar sempre sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Seus amigos vão gostar de você por isso.

-Seja gentil: você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja. Comprometer-se pode ser bom.

-Sempre aceite convites para festas. Você pode não querer ir, mas eles querem que você vá. Mostre a eles cortesia e respeito.

-Nunca abandone um amigo. Eu enterraria cadáveres por meus amigos, se eles me pedissem… por isso eu os escolhi tão cuidadosamente.

-Sempre dê gorjeta por um bom serviço. Isso mostra respeito. Mas nunca recompense um mau serviço. Um serviço ruim é um insulto.

-Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco.

-Sempre respeite a idade, porque idade é igual à sabedoria.

-Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus.

-Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante.

-Não cresça mais que os seus calções.

-Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro.

-Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação.

-Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se o seu professor não o incentivar, incentive a si mesmo.

-Sempre compre aquilo que você pode pagar. Nunca poupe em hotéis, roupas, sapatos, maquiagem ou jóias. Mas sempre procurem um bom negócio. Você recebe por aquilo que paga.

-Nunca desista! Meus dois pequenos soldados não têm pai, mas não corajosos, têm um coração grande, estão em forma e são fortes. Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele.

-Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas.

-Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você.

-Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. Nunca comece uma conversa com um estrangeiro sem primeiro cumprimentá-la em sua língua materna; mas pergunte se ela fala inglês!

E, por fim, tenha carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela.
Amo vocês com todo meu coração,Papai”

Esse pai ao invés de ficar sentindo pena de si mesmo diante do inevitável resolveu deixar aos filhos um legado mais importante : lições de vida. O interessante dessa matéria é nos mostrar que apesar de toda a dor de saber que em pouco tempo partiria deste plano, deixando esposa e dois filhos, esse pai quis estar presente e imortalizado na vida desta familia . Essas lições deixadas por este amoroso pai  serve para todos nós. Antes de nos deixarmos abater pelos obstáculos que a vida nos impõe pensemos no que podemos deixar de legado para quem fica e como isso pode ser importante na vida destas pessoas.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 6 comments

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fatos do ano: 10 coisas para esquecer by Site Meio e Mensagem

1 - Fórmula Indy em plena segundona
No trecho da pista local da Marginal Tietê que integra o circuito de rua da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé a velocidade ultrapassava os 300 quilômetros por hora. Mas nas pistas ao lado e em várias vias da capital paulista o cenário era de trânsito parado. A transferência da etapa brasileira da Fórmula Indy de domingo, 1o de maio, para segunda-feira, 2, devido as intensas chuvas deixou o caótico trânsito da cidade ainda pior. O Procon chegou a notificar o Grupo Bandeirantes de Comunicação, organizador do evento, por conta do episódio. A iniciativa gerou um acordo que previa a devolução de 30% do valor do ingresso para o público ou um desconto de 30% no preço do bilhete para a corrida de 2012.

2 - Jogo sujo nas relações públicas
Em maio, estourou um dos grandes escândalos do mercado de relações públicas. O Facebook contratou os serviços da Burson-Marsteller para executar um trabalho, no mínimo, polêmico: propagar pontos críticos do concorrente Google. E isso sem identificar adequadamente aos jornalistas qual cliente estava por trás das ações. O objetivo era mostrar que o Google estaria criando uma funcionalidade com características de rede social (o Social Circles) que levanta sérias questões de privacidade. E por que ela estaria usando dados do Facebook nesse novo serviço. A culpa acabou recaindo na Burson. Em entrevista exclusiva ao Meio & Mensagem, Ramiro Prudêncio, presidente da agência na América Latina, afirmou que a empresa jamais deveria ter aceitado o projeto, por conta da exigência de esconder o nome do cliente.

3 - Apagão do Brasil em Cyber
Mais uma vez o Brasil mostrou no Festival de Cannes que continua parado no tempo em termos de criatividade digital. O único dos Cyber Lions trazido em 2011 na bagagem brasileira foi uma Prata da Loducca, conquistada com o trabalho “Street art view”, criado para Red Bull. Talvez, a única peça sintonizada com a evolução que a categoria vem tendo nos últimos anos. O sucesso no passado com os banners, porém, ainda é a baliza de qualidade para a maioria das agências que se inscrevem no Festival. O maior sintoma disso é que o Brasil foi o país que proporcionalmente mais inscreveu peças em banners, uma subcategoria que corre sério risco de extinção nas futuras edições.

4 - Leões cassados da Moma
A obsessiva busca pelo reconhecimento internacional por meio da conquista de Leões em Cannes produziu neste ano mais um constrangedor episódio para a publicidade brasileira. Os dois Leões conquistados pela Moma para a Kia acabaram sendo cassados após uma sequência de revezes iniciada nas redes sociais com acusações de que uma das peças promovia a pedofilia. A repercussão mundial fez com que executivos internacionais da montadora sul-coreana reagissem dizendo que o teor ia contra as políticas da marca. Diante da polêmica, a agência optou por não enviar à organização do Festival os comprovantes de veiculação, para não constranger ainda mais a filial brasileira de seu cliente. Cannes ainda aplicou a até então inédita punição a profissionais citados nas fichas de inscrição com o impedimento de concorrerem em 2012.

5 - Verborragia de Rafinha Bastos
“Comeria ela e o bebê”. A frase, dita pelo humorista e apresentador Rafinha Bastos em uma das edições do CQC no mês de setembro parecia ser apenas mais uma piada típica de seu estilo humorístico, dita em referência à cantora Wanessa, que na época estava no quinto mês de gestação. A repercussão, entretanto, foi das piores. Wanessa ficou indignada e abriu um processo. O ex-jogador e empresário Ronaldo, sócio do marido de Wanessa, Marco Buaiz, reclamou. A própria trupe do CQC também reprovou. E a Bandeirantes, antes mesmo que algum anunciante do programa se manifestasse, tirou Rafinha do ar. Ele não retorna para a Band em 2012.

6 - Machado de Assis “branco”
A intenção era a melhor possível: homenagear o maior escritor que o Brasil já teve: Machado de Assis, lembrando que ele havia sido um ilustre cliente da Caixa Econômica Federal, como parte das comemorações dos 150 anos do banco. A execução, porém, pecou em um detalhe: a escolha de um ator branco para interpretar o personagem mulato. O comercial “O bruxo do Cosme Velho”, criado pela BorghiEhr/Lowe e produzido pela Conspiração, acabou gerando um enorme constrangimento para a instituição financeira com direito ao efeito multiplicador das redes sociais. Ao anunciante só restou tirar o filme do ar, emitir um comunicado de desculpas e refazer o comercial.

7 - A gafe de Roberto Medina
Ele internacionalizou a fama do Rock in Rio, mas não conseguiu evitar uma gafe indigesta, ao confundir o nome do seu patrocinador, o Bob’s, com o da poderosa marca dos arcos dourados, o arquirrival inimigo McDonald’s. O fora de Roberto Medina aconteceu durante uma entrevista concedida ao canal Multishow, responsável pela transmissão ao vivo do festival realizado em setembro e outubro. Medina comentava justamente sobre os resultados acumulados com as vendas de hambúrgueres. Somente nos primeiros quatro dias do evento, o Bob’s comercializou 79 mil lanches para mais de 350 mil pessoas, um recorde histórico para a marca, uma genuína conterrânea do festival.

8 - Politicamente correto peca pelo excesso
Linda como sempre, mas vestida apenas com lingerie, Gisele Bündchen deu dicas de como dar notícias ruins ao marido. A campanha bem-humorada que estreou o atendimento da Giovanni+DraftFCB à Hope deu o que falar. Mas devia? Bom, aproximadamente 40 consumidores incomodados reclamaram no Conar. Até aí, nenhuma grande novidade. Mas, surpreendentemente, a campanha levou a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República a enviar um ofício ao órgão pedindo a suspensão da campanha. “É um patrulhamento baseado em conceitos antigos. Quando temos um mercado evoluído como o nosso, que sabe distinguir o que é piada de afirmativa, soa fora de época este tipo de polêmica”, comenta Adilson Xavier, copresidente e diretor nacional de criação da agência. O Conar também não viu nenhum problema na campanha e arquivou o processo. Ufa!

9 - Tropeços do e-commerce brasileiro
As compras via internet, cujo grande apelo é facilitar a vida dos clientes, acabaram muitas vezes complicando a tarefa para eles em 2011. Falta de infraestrutura interna e preparo em termos de logística frustraram a experiência de consumidores, que não tiveram suas compras entregues no prazo ou simplesmente não receberam os produtos adquiridos. Em novembro, o Procon-SP chegou a ameaçar de tirar do ar por 72 horas os sites de comércio eletrônico do Grupo B2W: Americanas.com, Submarino e ShopTime. O órgão também cogitou multa de R$ 1,74 milhão à empresa. Na sequência, o Procon autuou os sites de compras coletivas Groupon, ClickOn e Peixe Urbano, assim como alguns de seus parceiros de ofertas.

10 - Preconceito, racismo e ódio na mídia social
Uma das notícias de maior impacto neste ano foi a revelação do câncer do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O brasileiro, como se sabe, é afeito às redes sociais e foi nesse cenário, mais especificamente no Facebook, que o assunto tomou grandes proporções e criou um debate entre duas correntes: os que desafiavam Lula a se tratar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os que defendiam que o ex-presidente tenha a opção de fazer o tratamento de forma privada (Lula é atendido por uma equipe do Hospital Sírio-Libanês). Foi possível tanto compartilhar o lado positivo (pessoas que passaram pelo SUS e têm boas experiências para relatar) quanto o negativo (mortes por negligência no mesmo SUS). O problema foi transformar as redes sociais em um canal para expressar e publicar preconceito, racismo e ódio.

Fonte: Site Meio e Mensagem

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos