Slideshow

domingo, 13 de março de 2011

História, Mulher do Séc XXI e Poder

História, Mulher do Séc XXI e Poder

Por Marcia Canêdo

A história criou o mito do sexo frágil, da impotência feminina e sua dependência existencial ao ser masculino. É o que denominamos machismo: a mulher como sendo  inferior ao homem. Nos primórdios a representação de fragilidade está ligada à história de origem do mundo, que embora apresente a força sedutora de Eva, deixa a marca da fraqueza, do pecado e da traição ao próprio Deus. É um paradoxo em que força e fraqueza se entrelaçam fazendo recair sobre a mulher a origem do mal sobre a vida por meio da sedução. Enfim a figura feminina sempre apareceu inserida nas contradições da história.

O tempo passou e a mulher de mãe, esposa e dona de casa começou a buscar um novo espaço na sociedade. Hoje no mercado de trabalho, a brasileira já chega a fazer parte de  44% da População Economicamente Ativa, mesmo que ainda ganhe menos e ocupe apenas 14% dos cargos de direção das 500 maiores empresas brasileiras (pesquisa IBGE) , mesmo assim, executivas ou empreendedoras começam a fazer parte da nova paisagem empresarial brasileira causando desconforto em muitos homens em serem chefiados por uma mulher. Segundo pesquisas, não é um estereótipo afirmar que as mulheres quando em posição de  poder dão atenção a temas diferentes - em geral sociais - em comparação com seus pares masculinos. O que se formos analisar é compreensível dado a criação que ela recebe a tornando, na maior parte das vezes, uma pessoa mais sensível às mazelas humanas.


A nova mulher pós-moderna é mãe, esposa, dona de casa, empresária, empreendedora, arrimo de familia e porque não presidente da república. Na lista dessas poderosas, Dilma está acompanhada de líderes de países do G20 - as 20 maiores economias do mundo - como Merkel, a presidente argentina, Cristina Kirchner, e a primeira premiê da história da Austrália, Julia Gillard. A alguns anos tal panorama seria impensável em nosso país. Chegar a esse patamar no Brasil tradicionalmente machista e liderado por homens desde seu “descobrimento” foi um passo dado pelas mulheres que mudará os rumos de nossa história. Muitos ainda estão resistentes a esse avanço, mas se antes “lugar de mulher” era na cozinha, hoje elas estão por toda parte reivindicando o espaço que merecem e pelo qual lutaram muito. Que sejam respeitadas por serem frágeis, fortes, tímidas, extrovertidas,independentes, mães, esposas, presidentes de empresas ou de nações mas principalmente por serem Mulheres que merecem ter seus lugares na sociedade reconhecidos. 


***Artigo publicado no caderno Especial Mulher no  Jornal O FATO - Um jornal de expressão!
Edição n°102- 11 de Março de 2011

Jornal de circulação na região do Médio Alto Uruguai atendendo a 23 municípios do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Sede da Redação: Rodeio Bonito (RS)   

By JORNALISMO ANTENADO with 21 comments

21 comentários:

Acho que estatísticas não dizem tudo. Cada um, individualmente, para ser útil, deve ocupar o lugar para o que está capacitado. A maioria continua se capacitando e merecendo lugares cada vez melhores, de acordo com seus esforços.

Sendo homem ou mulher, cada um deve estar onde será útil.

Bjs!

Que maravilha em minha flor. Aqui todos gostaram do artigo, principalmente as mulheres que foram homenageadas,e gostei muito da sua participação em nosso veículo. Estou t enviando uma edição do jornal pra você guardar de recordação. um super beijo.

kleber J G Martins

Como sempre, você e seu estilo limpo, objetivo, dizendo o que tem que ser dito em um texto (texto esse que representa essa nova leva de mulheres que conseguem ser competentes em tudo- exatamente como você é)
CLEITON

Márcia, minha única preocupação é que a situação inverta. Deixemos de ser um país machista (o que acho interessante) e passemos a um país feminista.
Espero, realmente, que possamos equilibrar essa balança, em busca de um país mais igualitário.

Beijos e parabéns pelo texto!

Querida Márcia.
Finalmente, nós mulheres vencemos todas as barreiras do preconceito
machista.
E mesmo antes da nossa presidente ou presidenta? rs
Também foram grandes destaques neste cenário, mulheres como:Patricia Galvão ( A Pagú ) Olga, Chiquinha Gonzaga e tantas outras que antecederam este século.
Parabéns pelo brilhante artigo.
Beijos mil

Oi Márcia querida,
Estou de volta!
Belo artigo.
Apesar de estarmos no dia 14/03, vale muito a pena enfatizar a sua importância. Por isso, vou indicar, se é que alguém já não o fez. Não tem problema.
Vale destacar que não estamos reinventado a Roda. A maioria das sociedades na antiguidade, já eram Matriarcais e o povo bem mais feliz e liberto.
Quando Roma quis exercer o domínio em todos os sentidos, aboliu e varreu do mapa a importância da figura feminina na Igreja, Estado e Economia. Esconde-se até hoje a existência das Papisas, e inclusive a mais importantes de todas: A Papisa Joana. Portanto, é nosso direito ocupar o espaço histórico que sempre tivemos.
Aos homens deixo uma sugestão: Procurem ser felizes enquanto ser humano.
Não temam a perda do poder.
Pois o poder, só é poder de fato, quando conquistado por todos!
Sem as mulheres, os Direitos não são Humanos e muito menos Pleno!
Grande beijo.

E viva as mulheres!
Afinal, "a força está com elas" como diz Erasmo Carlos!
Os homens que me perdoem, mas acho que se fossem mulheres,sucumbiriam! Magina, parir, criar, ser dona de casa, mãe, esposa, ter uma profissão, estudar, fazer unhas, depilação,escova,chapinha, depilar sobrancelhas e no final do dia estar linda e com a pele renovada!
Só NÓS MENINAS!
http://eagoraocabelo.blogspot.com

Um bom artigo, mas tenho que concordar com o senhor Shaddai.
Um grande abraço

Suas páginas são ótimas...

Excelente blog.
A mulher atual possui tantos papéis na sociedade moderna, que chega quase a ser absurdo que elas tenham ainda salários mais baixos que os homens, que ocupem ainda espaços em que precisem gritar a sociedade que são capazes. Mulher sempre foi o elo do mundo.Não é uma guerra dos sexos ou machista ou feminista. Homens e mulheres se completam.
Parabéns pela postagem.

http://precisomeexpressar.blogspot.com/

Eu não entendo porque ainda hoje, as mulheres recebem mesmo em cargos onde o sexo não afetará o desempenho, mas acho que esses são os resquicios de uma era machista e mesmo que ainda demore, um dia vai passar.

Muito bom o artigo tia.
bjao

Já não venho muita diferença em relação às mulheres. Um exemplo disso: Digo sempre que: Não existem mulher na direção, perigo constante e sim que, existem maus condutores, tanto homens, quanto mulheres. Existe sim, condutores mau informado ou mau intruído, sem experiência. Tanto é que já não se contrata mais homens para dirigir caminhões. Abs e bjim pra todas as mulheres.

A mulher está quase dividindo espaço no mercado de trabalho com o homem e mesmo que competente ganha abaixo do que o homem ganha. As máquinas substituíram o trabalho braçal e agora podemos mostrar o nosso valor, mas gostaria que as mulheres passassem a também exigir que os homens cumpram a sua função dentro de casa. O que vejo são mulheres cumprindo dupla jornada! Enquanto estão em casa cozinhando, lavando e passando - o pipão está assistindo tv! E pior, as pesquisas constataram que quem assiste novela no Brasil, são os homens! Beijus,

Bom percebe-se que essa história de sexo frágil, nunca foi verdade né?rs Aliás nós mulheres nunca deveriamos ter sinto rotuladas com esse título, afinal, quer ser mais forte, que nós? Aguentamos tudo! As vezes até surtamos de tanta responsabilidade! A natureza sempre foi sábia!
A cada dia, nos destacamois em mais setores da sociedade, conquistamos nossos espaço, caímos e levantamos na mesma intensidade, somos guerreiras de todas as horas! Somos mulheres!!! Abraços, maninha!

Márcia,

Gostei do texto e também do blog como um todo. Feito por quem conhece o assunto e tem talento! Meus parabéns.
Sigo teu blo a partir de agora.

Abs,

Aristides(Tide) Monteiro
http://aristides-monteiro.blogspot.com

Márcia atendendo seu pedido mais uma vez cá estou. E parabenizando também pelo texto-homenagem. Texto enxuto, delicioso...
As mulheres estão cada vez mais:
participantes, amáveis, adoráveis.
grande abraço!

A natureza sempre nos mostrou que o feminino é tem papel central no mundo, vivemos em um tempo de equilíbrio onde a mulher aprende o dosar força com ternura, de um modo totalmente novo. Alguns homens ainda temem sua força, outros aproveitam a chance de, juntos, serem mais.

Bela homenagem às mulheres que sabem o poder que possuem, pois sem ela o mundo seria apenas caos.

Abraços e ótimo fim de semana.

Minha amiga, com este artigo você mexeu com o ego de muita gente. Bom, não poderia deixar de opinar. Os homens erraram demais ao tentar sobrepujar as mulheres com seus machismos ridículos.
O que aconteceu na verdade foi uma péssima interpretação da mensagem bíblica contida em (Gn 3,5-6). A Eva não pecou, ou não pecou sozinha. O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nossos corações. O primeiro pecado não foi a fraqueza e sim a desobediência e a tentação de poder. A serpente disse e eles acreditaram que seriam ‘como deuses’, conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5). O pecado é, portanto, 'amor de si mesmo até o desprezo de Deus'. A autora coloca muito bem quando diz: "a figura feminina sempre apareceu inserida nas contradições da história". O mundo poderia ser melhor se desde Adão o homem tivesse percebido que a mulher não foi feita para ser dominada e sim para completar o homem. A liberdade da mulher também é um pecado a partir do momento que ela deseja dominar (e cá entre nós, todas as pessoas ao ganhar poder quer dominar. Mesmo porque se não o fizer será exonerada), usando de sua autoridade para colocar em prática desejos próprios. Se homens e mulheres não se entenderem, passaremos a viver em uma sociedade de famílias banalizadas.Que a mulher saiba usar sabiamente os poderes que está conquistando, não para dominar e sim para concertar os erros que o homem cometeu, fazer uma sociedade mais justa e mais fraterna onde o único a dominar seja o amor, pois onde reina o amor os frutos que germinam são os necessários para uma vida feliz, onde homens e mulheres partilham tudo pelo bem comum, O provérbio que diz: "Atrás de todo grande homem existe uma grande mulher" é correto. Quando os dois se entendem ninguém mandam pois os dois concordam com o melhor para ambos, mesmo sendo diferentes. Que as mulheres não percam seu valor por culpa do pecado do homem (o machismo).Para entender melhor leia http://mensagensoares.blogspot.com/2010/11/vida-de-casal-o-caminho-do-amor.html Um grande abraço.

Viva a mulher moderna!! Parabéns pelo artigo e por ter abordado de uma forma elegante um assunto que, nos dias de hoje, ainda é polêmico.
Bjo, Guilherme.

Que beleza de artigo! Parabéns Márcia! Vc disse tudo que muitas mulheres gostariam de dizer. Grande abraço,
Sheron.

http://sher-meditationsinanemergency.blogspot.com/

Olha só, Marcia. O crescimento do universo feminino salta aos olhos no mundo todo. É avassalador. Observando a evolução que você usou como exemplo, conclui-se que, realmente, a mulher deu saltos impressionantes e de resultados marcantes. Porém, observando a geração de homens que está por aí, tenho a leve impressão que muitos deles estão trilhando o caminho inverso? Isso é preocupante ou você - a mulher - nem liga?! Como é que vai ficar o relacionamento afetivo e amoroso com os trogloditas?! Não é assustador?!

Olá querida amiga Márcia,

Maravilhoso o texto que publicou.
Reitero o que sua maninha escreveu.
Nós mulheres, somos o FORTE sexo frágil.
Beijos amada amiga,
Carinhoso e fraternal abraço,
Vovó Lili

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos