Slideshow

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A história da Chapéuzinho Vermelho contada através dos Meios de Comunicação

 Se a história da Chapeuzinho Vermelho fosse verdade, como ela seria contada na imprensa no Brasil? Vejamos uma brincadeira feita com  as diferentes maneiras de contar a mesma história.




Jornal Nacional

(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um lobo na noite de ontem..."


(Fátima Bernardes): "...mas a atuação de um caçador evitou a tragédia."


Programa da Hebe

"...que gracinha, gente! Vocês não vão acreditar, mas essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é mesmo?"


Cidade Alerta

(Datena): "...onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê as autoridades? A menina ia pra casa da vovozinha a pé! Não tem transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva... um lobo, um lobo safado. Põe na tela, primo! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo, não tenho medo de lobo, não!"

Superpop

(Luciana Gimenez): "Geeente! Eu tô aqui com a ex-mulher do lenhador e ela diz que ele é alcoólatra, agressivo e que não paga pensão aos filhos há mais de um ano. Abafa o caso"

Globo Repórter

(Chamada do programa): "Tara? Fetiche? Violência? O que leva alguém a comer, na mesma noite, uma idosa e uma adolescente? O Globo Repórter conversou com psicólogos, antropólogos e com amigos e parentes do Lobo, em busca da resposta. E uma revelação: casos semelhantes acontecem dentro dos próprios lares das vítimas, que silenciam por medo. Hoje, no Globo Repórter."

Discovery Channel

Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e sobreviver.

Revista Veja

Lula sabia das intenções do Lobo.


Revista Cláudia

Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho.

Revista Nova

Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama!

Revista Isto É

Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.


Revista Playboy

(Ensaio fotográfico do mês seguinte): "Veja o que só o lobo viu".

Revista Vip

As 100 mais sexies - desvendamos a adolescente mais gostosa do Brasil!

Revista G Magazine

(Ensaio com o lenhador) "O lenhador mostra o machado".

Revista Caras

(Ensaio fotográfico com a Chapeuzinho na semana seguinte): Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada, eu não dava valor pra muitas coisas na vida. Hoje, sou outra pessoa."

Revista Superinteressante

Lobo Mau: mito ou verdade?

Revista Tititi

Lenhador e Chapeuzinho flagrados em clima romântico em jantar no Rio.

Folha de São Paulo

Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu salvador". Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e depois salva pelo lenhador.

O Estado de São Paulo

Lobo que devorou menina seria filiado ao PT.

O Globo

Petrobras apoia ONG do lenhador ligado ao PT, que matou um lobo para salvar menor de idade carente.

O Dia

Lenhador desempregado tem dia de herói.

Extra

Promoção do mês: junte 20 selos mais 19,90 e troque por uma capa vermelha igual a da Chapeuzinho!

Meia hora

Lenhador passou o rodo e mandou lobo pedófilo pro saco!

O Povo

Sangue e tragédia na casa da vovó.

 
Sinceramente não sei dizer quem escreveu essa brincadeira com as formas de se transmitir uma mesma notícia, porém devemos ver o fundo de verdade por tráz da paródia, esse sim é sério e pode trazer consequências inimagináveis no consciente coletivo.

Podemos considerar o sensacionalismo como sendo a forma mais antiga de aumentar as vendas e os lucros nos veículos de comunicação. Ele implica diretamente na linha editorial aplicada pelo meio e irá aumentar a audiência ou a venda dos periódicos e revistas.

Portanto cada emissora de TV, revistas, jornais e até mesmo nas rádios, uma notícia nunca será transmitida da mesma forma. Em alguns veículos  será super dimendionada, em outros nos fará lembrar de episódios parecidos, mas isenção de opinião ela nunca terá. Digo isso porque um dos critérios do jornalismo "deveria" ser o de isenção ao transmitir os fatos. Coloquei a palavra entre aspas, porque é impossível se transmitir um fato sem que nossa opinião esteja implícita, imparcialidade é um dos muitos mitos que já cairam em desuso no jornalismo. 

As pessoas já se conscientizaram que todos os meios de comunicação são empresas comerciais que precisam gerar lucros para se manter no mercado. Agora, a maneira como farão para a obtenção de capital é que esbarrará no problema com a ética profissional. As pessoas recorrem aos veículos em busca de todo tipo de informações, além de entretenimento. A ética dentro de qualquer profissão é muito importante e na comunicação além de tudo é um desafio e  uma responsabilidade social de todo jornalista e o veículo que ele trabalha  para com a sociedade.

Podemos e devemos avaliar a qualidade da comunicação, pois a informação pode ser deturpada, omitida ou realmente exercer sua função de informar, seu objetivo principal. No contexto do capitalismo, que dita às regras de nossa economia, tudo passa a ter valor mercadológico, incluindo as notícias.

Porém para tudo existe um limite aceitável, vale ressaltar o cuidado com que devam ser tratadas as informações e os leitores, dentro de uma conduta de ética profissional, oferecendo a eles boa qualidade de informação e não apenas satisfazendo sua necessidade de consumo.   
 
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 5 comments

5 comentários:

Adorei a postagem! Muito divertida!
E gostei muito da forma que você abordou o tema da imparcialidade.

Amiga, seu blog é show! Já está nos meus favoritos. E muito obrigada pela visita, viu?

Beijinhos

Adorei a veja, sempre diz que lula sabia e ele sempre dizendo que não sabe de nada,nunca vi uma empresa que o presidente não sabe nada que acontece ao seu redor.
Vou tomar a liberdade de seguir você tambem.
bjs

VC TEM RAZÃO, MARCIA...ÉTICA EM QUALQUER PROFISSÃO É FUNDAMENTAL.
SÓ QUE , GUARDANDO AS PROPORÇÕES, É NATURAL DO SER HUMANO O ENVOLVIMENTO SENTIMENTAL, PRINCIPALMENTE EM CASOS QUE ENVOLVEM CRIANÇAS ,IDOSOS, SAÚDE PÚBLICA,E SEGURANÇA PÚBLICA.
O PROBLEMA É QUANDO PESSOAS, FORMADORAS DE OPINIÃO, COMO OS JORNALISTAS PO EXEMPLO, TRANSCENDEM AREALIDADE E VIAJAM, ALÉM DA NOTÍCIA, COMO POR EXEMPLO NA ÁREA POLÍTICA.
AGORA VAMO COMBINÁ.... A NOTÍCIA DA " VEJA" FICOU LEGAL KKKKKKKK
PARABÉNS PELO SE BLOG, GOSTEI MUITO, E VOU COLOCAR UM LINK NO MEU BLOG DIRETO PARA O SEU, ASSIM MEUS VISITANTES PODERÃO APRECIAR ESSSE BELO INSTRUMENTO DE NOTÍCIA.
FELICIDADES,PAZ ,E SUCESSO

Muito bom o post, mas esqueceu da versão da noticia correndo do Twitter:
RT @algumtwitteiro Assista o vídeo da Chapeuzinho sendo tirada de dentro do lobo http://tinyurl.com/y8qvzxx #chocante

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos