Slideshow

sábado, 23 de abril de 2011

Juventude Eterna - Martha Medeiros

A crônica abaixo foi recebida por e-mail e achei a temática muito interessante e sempre atual. Martha Medeiros nos brinda aqui com mais uma excelente reflexão acerca do comportamento humano em especial no universo feminino onde a ditadura da beleza impera mais a cada dia.

Essa história que eu vou contar agora aconteceu com uma mulher inteligente que estava fazendo uma palestra. Diz ela: "Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um "oooohh" de descrédito.

Aí fiquei pensando: "pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?" Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado "juventude eterna". Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se mudança. De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.


A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas. Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu. Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

PORTANTO OLHE-SE NO ESPELHO....


Autora: Martha Medeiros

Colunista do Jornal O Globo



Tem se olhado no espelho ultimamente?! Não digo olhar procurando defeitos, rugas, marcas de expressão, fios de cabelo branco, espinhas ... digo se olhar pensando nas coisas que fez até hoje na vida, nas que ainda pretende realizar, no que deixou de fazer por receio de chocar a sociedade ou a familia. Vivemos numa época onde o que importa não é o SER e sim o TER, mede-se as qualidades do outro pelo carro que possue, quantas viagens fez por ano, quanto gasta no shopping ou salão de beleza. 


Essa ditadura aprisiona principalmente as mulheres que "sofrem" quando ao mirarem o espelho enxergam que os anos estão passando e que ele deixa suas marcas nós queiramos ou não. As que fazem parte da minoria que podem se dar "ao luxo" de viver em função da beleza não deixam também de sofrer porque nunca estão realmente satisfeitas com os resultados. 


Agora o que a querida Martha Medeiros vem nos propor nessa crônica que, creio eu sempre será atualíssima, é que ao invés de preocupar com  idade e tempo devíamos nos ocupar em VIVER o hoje com melhor qualidade não tendo medo de mudanças. Tem pessoas que passam anos infelizes em seus relacionamentos ..... empregos por receio de dar fim ao que está ruim e buscar algo que o satisfaça . Porque mudar é difícil realmente , a realidade é que se acomodar, se acostumar como situações que não estão nos agradando é mais fácil que buscar "o novo". 


Da mesma forma que faz bem arrumarmos nossas coisas para evitar que se percam faz bem  pro corpo e pra alma nos abrirmos para mudanças .... se não está bem , se a vida está lhe parecendo vazia.... compre um livro, escute um Cd cantando em alto e bom som , corte o cabelo....se tá morena vire loira..... se tá namorando mas não anda bem, converse, busque soluções, termine...fique sozinha ou procure um novo amor... saia pra dançar e se acabe na pista até as 6 da manhã... compre uma roupa nova....customize uma que sempre gostou .... passeie com o cachorro(são ótimos ouvintes e conselheiros)... mude os móveis de lugar ..... fale sobre tudo e coisa nenhuma com uma amiga(o) no telefone... mande torpedos..e-mails ....enfim....busque o equilíbrio que tá faltando em sua vida! Essa juventude da alma ninguém tem o poder de tirar de você, esta sim é ETERNA...basta querer! 


Seja Feliz!


Márcia Canêdo     

By JORNALISMO ANTENADO with 11 comments

11 comentários:

Olá minha querida amiga Márcia!!!
Neste texto Martha nos passa uma grande lição de vida, nunca podemos deixar que nossa alma envelheça, ela é eterna e deve manter sempre a juventude. Da beleza interior vem a vontade de viver e o brilho da vida... portanto devemos cuidar primeiro do interior, para que as reformas no exterior fiquem mais amenas e fáceis... "Mente feliz, corpo saudável."
Gostei do seu comentário ao texto, excelente minha amiga!!!
Beijos no coração e muita vida em sua alma!!!

Você só envelhece porque quer. Você só fica feia porque está feia por dentro. Beleza e idade não tem nada haver com a aparência, tem haver com seu estado de espírito, com sua felicidade, em querer estar bem, em procurar fazer as coisas mais fáceis, mais alegres no seu dia-a-dia. É procurar se livrar das preocupações e dos problemas do dia-a-dia, pra bem longe. A pessoa que está em equilíbrio emocional, em harmonia consigo mesma é uma pessoa bela e feliz. A maquiagem apenas esconde o que a vida fez para esta pessoa e todos nós, não podemos esconder os efeitos do tempo, pois, as marcas do tempo, mostram uma pessoa mais experiente, uma pessoa mais vivida. Quando nós homens amamos uma mulher, não é com a maquiagem que casamos e sim com o conteúdo da mulher, com o companheirismo, com a amizade, com os mesmo ideais, com os mesmos constumes, jeitos, manias e trejeitos de ser. Não casamos com as máscaras da vida e sim com a alma de uma mulher. Ninguém segue o outro só porque, cheira perfume, esconde as rugas, pinta os cabelos, pinta as unhas e etc... O padrões de beleza são apenas para se mostrar nas revistas, nas televisões, nos cinemas. Tanto é que as fábricas de roupas só fabricam roupas fora do padrão do corpo dos que não são modelos ou misses. Como é difícil comprar uma roupa que sirva em nosso corpo.
Só envelhece quem quer ficar e estar velho, a velhice está na cabeça e não aparência. Na faculdade conheci muitas pessoas muito mais velhas do que eu, sempre fiz amizade com estas pessoas. No meu dia-a-dia tenho muitos amigos muito mais velhos do que eu, porque são mais vividos do que eu. Sempre respeito os mais velhos.
Nunca devemos julgar a pessoa somente pela aparência.
Conheço pessoas com aparência horrível, mas com o coração muito maior que qualquer pessoa.
Devemos de uma vez por todas, acabar com tal pré-conceito. Abraços.

Sinceramente, também tô precisando de uma mudança, tô sentindo saudades de algum desafio...mas quero um desafio impensável até agora! Sim, as mudanças obrigam seu corpo e mente a se readaptarem e ficarem alertas para o que precisarão pra garantirem-se ficar no Caminho...

Bjs, Marcinha!

Oi, Márcia!

Mudar é importante para a sensação de renovação de vida, que todo ser humano precisa!
Quando estagnamos mentalmente, o corpo parece acompanhar esse comodismo e tudo 'trava'.
Uma pessoa realmente jovem é aquela cuja mente acompanhou os novos tempos e conseguiu se reciclar.
O que trazemos por dentro, ninguém pode tirar!


Um abraço!
gostei do post!

Mary:)

Essa é a minha maneira de pensar e encarar a questão idade. Com 49 anos de idade, adoro video game, pratico esportes( faço musculação, muay tay e capoeira)e quem me vê não acredita ter essa idade de quase cinquentão. Além de tudo gosto de um rock, tipo iron maiden, slipknot e etc. Parabéns, gostei da matéria.

Olá, Márcia!
Muitas pessoas acreditam que basta uma plástica para se tornarem jovens. Mas na verdade, basta sentir-se jovem, pois o lado de fora é somente uma roupa que não podemos trocar. Tiro esse exemplo da minha mãe. Ela tem 65 anos e está com cara de 50, no máximo! Trabalhou a vida inteira e continua trabalhando, porém, é uma moleca! Aliás, mais criança que os próprios filhos! eheheh

Talvez o segrego seja esse, sentir-se jovem! :)
Beijão

Oi, Márcia!

Você e a Martha acabaram de achar o elixir da juventude! kkkk Eu também quero ser jovem até os 120 anos! A mudança é o primeiro passo! Se sentir jovem, fazer coisas que gosta seria o próximo passo! Se sentir bem com o que você é e o que você faz é muito importante! Parabéns pela postagem e pelo blog! Tudo ficou muito bom!

Bjs
Margarete
Blogmania

Querida Márcia

Como é bom ler os textos da Martha,e é dessa forma que vejo a tal juventude.Ela se mostra no nosso interior e não somente nos nossos traços físicos.
Respondendo a sua pergunta te respondo que constantemente venho olhado mais pra mim e venho renovando a cada dia,mesmo ter acabado de entrar na faixa dos 20.
Ainda bem que não sofro desse complexo de juventude eterna.

Um Abraço

P.S. (Curti o novo visual)

Martha Medeiros é muito sagaz em seus textos. Ela consegue mostrar a essência humana com simplicidade. Acho que fica velho quem quer. Basta ter a cabeça legal, pensar em coisas boas e viver a vida. O tempo deixa marcas no corpo. Isso é natural. Mas a mente precisa estar sadia e você estar de bem consigo mesmo.
Beijo!
Gui.

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!
[Jornalismo Antenado]

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.vejablog.com.br/selo

Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Muito bom nos alimentar-mos com frutas legumes e verduras, ao invés de coxinha de galinha e carne vermelha, também gostaria de apresentar a vocês o goji berrye, um fruto proveniente do tibet e plantado em larga escala na china, mais precisamente na região de ningxia aos pés do rio amarelo que abastece toda a cidade alem de trazer em suas águas amarelas, nutrientes vindo das geleiras do himalaia, com mais de 22 polisacarídeos este fruto tem vitaminas que só são encontradas nele e o consumo deste fruto combate qualquer tipo de câncer agressivo alêm de baixar os níveis de colesterol e açucar no sangue, e ainda consumindo o goji voce envelhece vagarosamente e com muita saúde, vejam mais informações em nosso blog: http://mudasdegoji.blogspot.com

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos