Slideshow

domingo, 10 de janeiro de 2010

O primeiro emprego a gente nunca esquece

Hoje mexendo em um monte de revistas antigas e folheando algumas , me deparei com esta crônica que retrata o primeiro dia de trabalho no  1º emprego de Kelly, a personagem escolhida pela autora. Achei interessante como independente do país, do tipo de serviço, etc, as reações a esse 1º dia é sempre parecido. Leia e veja se as dúvidas e trapalhadas pela qual a personagem passou já não aconteceu com você ou algum conhecido.

Primeiro emprego, primeiro dia ... ela conseguiria esconder o fato de que não sabia nada? 
Jeanne Marie Laskas


"A primeira impressão é a que fica", pensa Kelly Stuart ao abrir o armário imaginando o que vestir. Hoje é o primeiro dia no novo emprego - seu primeiro emprego de verdade.
Mas Kelly, 25 anos, acha que deveria estar se sentindo bem mais radiante do que de fato está. O que sente é vontade de vomitar.

Ela olha no armário. O que deve vestir a coordenadora de produção de um grande canal de televisão? conclui: o mesmo que veste um artista. E também uma executiva. Mas como conciliar os dois estilos em só visual? Por fim, escolhe preto. Em caso de dúvida, sempre escolha preto. Imagina se vai se entrosar. Fica pensando se vão gostar dela.

No metrô, lembra-se da entrevista que lhe valeu o emprego. Disseram  estar à procura de uma pessoa de iniciativa. Alguém organizado. Alguém que pudesse resolver problemas sozinhas e facilitar a vida deles. Ela disse SIM , SIM, SIM, era tudo aquilo e mais. Empertigou-se na cadeira e tanto fingiu acreditar em si mesma que acabou acreditando. Agora se pergunta onde foi parar aquela confiança toda.

No elevador, não consegue achar o botão do sexto andar. Elevador errado, percebe ao subir até o 19°. Quando, por fim, chega ao elevador certo, está dez minutos atrasada. Os colegas já se encontram na reunião de que deveria participar. Abre a porta da sala de reuniões e nada enxerga. Estão assistindo a uma fita. É como entrar no cinema depois que o filme começou. Como andar numa igreja nova. Como estar em outro país. 

É como  o primeiro dia no emprego novo. Você precisa ser aquela pessoa cuja imagem vendeu a eles. Não pode deixar que descubram quem é de fato. Afinal, você nem faz ideia de quem é de verdade. A reunião se arrasta. "Vamos pedir o almoço", decide uma das mulheres. Ela acende a luz. É a manda-chuva. ao menos é o que pensa Kelly, pois a mulher está vestindo trajes formais típicos. Muito dos outros estão de preto, o que leva Kelly a agradecer a todos os deuses da moda no céu. "Kelly, você sabe pedir o almoço?", pergunta a manda-chuva. 

Quem não sabe pedir o almoço? Pensa consigo mesma:pessoa de iniciativa. Responde "claro", e dá início à cruzada para conseguir três saladas, um sanduíche de salmão defumado e requeijão no pão integral, além de quatro sopas. Ela precisa do formulário de requisição de almoço onde quer que ele esteja. Espere um minuto. O tapete não era azul? Como foi parar no corredor vermelho? Estava andando em círculos. Quando por fim acha o escritório que dsitribui os formulários, sente o suor brotando na testa. "Código do departamento ", pede o formulário. Número do fax do restaurante? Onde fica o fax? e como ela foi parar no tapete verde?

A impressão é que uma hora se passa antes que Kelly consiga enviar o formulário de lamoço. Os colegas esperam por ela. Afinal, Kelly é uma pessoa de iniciativa. É alguém que resolve problemas. É...uma impostora? Toca o telefone. É do restaurante. Acabou o pão integral. O coração de Kelly se aperta. Pão integral foi o pedido da manda-chuva. Kelly pensa em ir correndo comprar. Já pode ver sua carreira descendo pelo ralo. Está prestes a se desfazer em lágrimas por causa do pão.

Uma jovem vestida de preto sai da reunião e vê Kelly.
- Está tudo bem? - pergunta.
- Não tem mais pão integral - responde Kelly com voz sumida.
Foi desmascarada. Não é quem pensam que é. Ela é só ... Kelly.

A mulher sorri e diz que o restaurante está sempre deixando a desejar.
- meu nome é suzanne. Eu fazia o seu trabalho - explica. - Deixe-me contar como foi meu primeiro dia .
Kelly ouve, ri e, num breve mas decisivo lampejo, sente que pode vir a gostar dali.
Quando o expediente chega ao fim, fica um pouco mais para organizar a mesa, aprender a lidar com o correio de voz e arrumar sua sala.

Acaba trancada. Há um grande portão de metalentre ela e o elevador. É quase meia-noite quando o segurança a encontra e a liberta.
Kelly não vai comentar nada a esse respeito na manhã seguinte. Afinal de contas, é uma pessoa de iniciativa. É alguém que pode resolver problemas sozinha . Vai guardar a história para outra ocasião, para um novo funcionário.

Fonte: Revista Seleções- Abril 2001

Bom esta foi uma história fictícia mais que é parte do cotidiano de milhares de recém ingressados no mercado de trabalho. Quando estamos a procura de um emprego e somos chamados a fazer a entrevista preliminar, é natural que exaltemos nossas qualidades ou pior que "douremos um pouco a pílula" afimando sermos capazes de executar todo tipo de serviço. Muita gente achará isso errado, afirmando que estamos enganando o futuro empregador , mas não vejo por esse lado. Acho que estamos na vida para aprender , crescer como pessoas e principalmente como profissionais. Quem tem força de vontade e garra aprende tudo que lhe ensinarem e claro muitas coisas são instintivas. Não estou sendo a favor da mentira minha gente, apenas acredito na capacidade  de mostrar seu valor  a que todos tem direito. Não concordo em se julgar um profissional pelo currículo apenas, sem lhe dar a chance de mostrar seu trabalho. Nervosismo, claro que qualquer pessoa normal sentirá em seu primeiro dia num novo emprego, mesmo que seja um profissional já gabaritado .

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

17 comentários:

Olá amiga Márcia, esta é uma bela história, mesmo fictícia. O primeiro emprego é muito difícil, pois não se conhece nada das pessoas, do tipo de trabalho que almejam para nós e da empresa. Devemos ser nós mesmas com nossas falhas e atitudes.

Bjs.

Meu primeiro emprego, de carteira assinada, surpreendeu à todos!

Locutor e operador em uma das melhores FMs do Sul de Minas Gerais!

Sozinho dentro do estúdio, após duas semanas de treinamento e dei conta do recado na estréia!

Foram 2 anos de sucesso e depois fui para outra emissora!

Olá Márcia,

Tive um professor na faculdade que disse em uma aula sobre a apresentação da monografia o seguinte: "Se você não souber a resposta, diga a verdade, e que você procurará para responder posteriormente". Desde então esse tem sido meu lema, até porque dependendo da profissão que seguir, um erro (no caso em que se diz que sabe, e faz algo errado por não saber) pode levar a graves consequências.

Mas não tem jeito, para essas situações não há receita, é respirar fundo para não cometer o mesmo erro.

Beijos.

Como tudo na primeira vez, fica marcado em nossa mente, pois é sempre uma experiencia ao desconhecido, adorei sua matéria amiga.
Abraços forte

Olá Márcia!

O primeiro emprego é sempre uma aventura! A grande maioria das vezes os "monstros" e os obstáculos estão na nossa cabeça, que queremos mostrar a nossa competência e perfil para o trabalho! :)

Beijos
Luísa

Ola Márcia

Adorei seu texto.
As vezes um texto como este nos faz voltar ao passado e rever algumas atitudes praticadas quando de nosso primeiro emprego.
Após longos anos percebi que não precisamos nos fantasiar em nossas personalidade para podermos alcançar degraus de sucesso.
Temos sim, que mostrar a todos o que somos, o que temos e para que viemos.
Com todos os erros praticados, buscamos suas correções, e com certeza o sucesso e a satisfação pessoal virá.
Valeu pelo post, muito interessante.
Um abraço

Mad

Márcia
Com esse primeiro dia de trabalho ninguém esquece mesmo. Já tive um primeiro dia, mas esse é um terror, pobre da moça.
Catarino

Todo novo emprego, toda uma primeira vez é sempre uma situação em que nos deixa muito nervosos por falta da experiência, é claro. O desejo de acertar e agradar é normal, mas ninguém é perfeito em nada. Um pouco de humildade, não faz mal a ninguém e, perguntar o que não se sabe a alguém, não pode ser motivo de constrangimento, e sim de sabedoria.
É apenas uma opinião...
João

Entrar em um território desconhecido é mais complicado quando a pessoa tem uma baixa autoconfiança. Mas, mesmo para pessoas experientes e confiantes, gera aquele friozinho na barriga, até a adaptação.

Abraços !!

Olá querida amiga Márcia,

Parabéns pelo post.

Excelente texto e bem interessante, pois acho que todos já passaram por uma situação similar.

Primeiro emprego, pessoas desconhecidas, inexperiência, desconhecimento do trabalho a ser feito.... que loucura.....é um estresse terrível, mas depois que termina o dia, certamente, virá a alegria, e o recomeço no outro dia.

Adorei!
Beijos e fique com a paz de Deus.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Meu primeiro emprego foi muito bom, com uma advogada, aprendi muito com ela e até hoje me lembro com carinho de tudo que passamos no escritório, das situações, de certos clientes engraçados, foi muito bom mesmo, belo post. Parabéns.

Aff... No meu primeiro dia de trabalho fiquei trancado no banheiro (rs). Sempre tem que acontecer algo desastroso. Passei um perrengue. Quase arrebentavam a porta, mas acabaram encontrando uma maçaneta para enfiar no maldito buraco daquela maldita porta. Saí vermelho e pingando de suor. kkkkk

Primeiro emprego é um assunto muito bom.
Ela vestida de preto, prvavélmente um preto básico, e presa entre o elevador...
Pelo menos saiu elegante da situação.

Abraço!

Olá, amiga. Quando estamos no primeiro emprego, aliás em qualquer primeiro grande momento da vida, costumamos "dourar a pílula". Não penso que seja mentir sobre o que sabe ou não fazer, isso não é ético e logo se desmascara. Entendi que a Kelly, como todos nós, apenas valorizou suas qualidades e tentou superá-las na ansiedade de corresponder à primeira impressão. Acho que vivenciamos isso a todo instante, afinal nossas máscaras não podem cair e isso faz parte do jogo de sedução, seja em que área for.
Beijos
Bel

Como disse lá no Dihitt, o primeiro trabalho, emprego a gente nunca esquece... No meu caso foi numa delegacia de polícia, o cotidiano de uma papiloscopista era bem agitado...
Tirar impressões digitais de pessoas que eram bandidas era fácil, assim como as que iam confeccionar o RG.
Mas quando me deparei com um defunto, um afogado que precisava ser identificado via digitais...Eu tremi, parece que ainda vejo a cena!!
Com certeza não esqueço

Abração!

Primeiro emprego...Deixa eu ver!
No primeiro dia, entre na sala do poderoso chefão...rs para ouvir suas exigências e mestas. Era um escritório de informática e desenvolvimento de softwares. Tentei ao máximo me concentrar em toda a fla do chefe e seus códigos de computador... Mas me deu um sono terrível, típico daqueles em que você está assistindo algo sem vontade, só para agradar...rsrs...
Pois Bem! Meu local de trabalho era uma sala sem janela com mais quatro pessoas, cada uma em seu compuador.
RESULTADO - Larguei a informática e fui estudar pedagogia... Lidfar com pessoas e janelas foi a melhor opção da minha vida...kkkkk

Muito Bom o texto!

Parabéns é pouco!

Oi miga!!!! É realmente dificil desembaraçar-se dos embaraços que criamos ou enfrentamos, seja numa entrevista seja no primeiro dia de trabalho ou nas mais diversas situações que temos em nosso cotidiano. Lembra-se de quando foi namorar pela primeira vez com a pessoa pela qual vc era maluca(o)? rsrs não é muito diferente. As coisas se tornam dificeis por não tentarmos. Beijo

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos