Slideshow

sábado, 7 de janeiro de 2012

07 de Janeiro - Dia do Leitor

Ler é viajar sem sair do lugar ou como diria Emily Dickinson: Nave melhor do que um livro, para viajar longe, não há! Ambas as frases tem motivo de serem citadas hoje pela comemoração do Dia do Leitor. A jornada rumo a caminhos desconhecidos e muitas das vezes visitados apenas através das palavras de um autor se inicia quando ainda somos pequeninos. A maioria de nós cresceu escutando histórias de princesas, castelos, fadas, super-heróis, vilões e bruxas contatos e interpretados por nossos pais, mães, avós e babás. Alguns pais e, confesso que todos deveriam fazer o mesmo, quando os bebês ainda estão abrigados no útero já leem para seus filhos. Esse primeiro contato com a leitura através de terceiros é importante e será primordial para um futuro leitor. Digo isso porque as crianças repetem atos e se os seus pais tem gosto pela leitura seus filhos acabam sendo despertados para esse mundo das palavras.   


Segundo o site Wikipédia : “O leitor, na teoria literária, é uma das três entidades da história, sendo as outras o narrador e o autor. O leitor e o autor habitam o mundo real. É função do autor criar um mundo alternativo, com personagens e cenários e eventos que formem a história. É função do leitor entender e interpretar a história. Já o narrador existe no mundo da história (e apenas nele) e aparece de uma forma que o leitor possa compreendê-lo.” Esses três personagens se completam, o leitor precisa ser tocado pela criatividade de um bom autor e eloquência de um narrador para que sua viagem nesse mundo imaginário seja completa. Monteiro Lobato, grande escritor,  dizia que “um país se faz com homens e livros”. Ele sabia bem o que falava porque quando os homens se preocuparem mais em incentivar  seus filhos à leitura o mundo irá formar cidadãos com mais consciência (principalmente política) e isso fará toda a diferença no futuro da humanidade  .  

Que neste dia do leitor você possa se aventurar no mundo das palavras e conhecer lugares e pessoas que deixarão um pouquinho de si na sua história de vida. Feliz Dia do Leitor! Seja um incentivador a essa prática... doe ou presenteie a quem você ama com livros!

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

Márcia, minha querida!

No zelo da arte, agracia você a passagem da data e traz a síntese necessária ao entender a vida com mais profundidade, nessa forma clássica do bom estudo e lazer.

Abcs e até!

Ah, Márcia, nem sempre os filhos seguem os bons exemplos dos pais. Sou leitora voraz desde os nove anos de idade, tenho três filhos e nenhum deles tem o hábito da leitura. snif
Não sabia que existia o meu dia. rsrs Vou comemorar no próximo ano.
beijos

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos