Slideshow

sábado, 2 de janeiro de 2010

2010 começa com tragédia no litoral carioca

Vítimas de deslizamentos em Angra dos Reis já chegam a 30


O governo do estado do Rio, divulgou na noite desta sexta-feira (1°), que já foram registradas 30 mortes  em decorrência de deslizamentos em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. Além de 19 corpos encontrados na Praia do Bananal, na Ilha Grande, na área ao redor da pousada Sankay, outras 11 mortes já foram confirmadas no Morro da Coroa, na região central de Angra. Segundo notícias, oito corpos já foram retirados do morro, mas três, embora tenham sido localizados, estão numa área de difícil acesso e deverão ser resgatados apenas nese sábado.

Mais de 120 homens trabalham nas buscas no Morro do Carioca e na praia do Bananal, onde dois corpos - de um homem e de uma mulher - foram encontrados na noite desta sexta (1°), elevando o número de mortos no local de 17 para 19. Segundo o subsecretário de Defesa Civil do estado, coronel Pedro Machado, as buscas na Ilha Grande não têm hora para terminar.

"As buscas continuam, temos que aproveitar que o tempo está bom. Estamos com refletores para ajudar nos trabalhos”, disse o subsecretário. Segundo a assessoria de imprensa do governo do estado, o governador Sérgio Cabral chegará à Ilha Grande na manhã deste sábado para acompanhar o trabalho de resgate.

De acordo com o subsecretário de Defesa Civil do estado, Pedro Machado, pelo menos 12 dos corpos estavam soterrados e outros cinco, no mar. Pelo menos dez feridos já foram deslocados para outros locais, inclusive para o estado de São Paulo. Uma jovem de 18 anos está entre as resgatadas com vida.

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, fez um apelo: "Entendemos que as pessoas queiram saber notícias, mas ninguém deve vir à Ilha Grande neste momento para não atrapalhar as buscas".

Segundo o subsecretário em entrevista ao Jornal da Globo o número de vítimas pode chegar a 40, de acordo com informações fornecidas pelos ilhéus.

 

Fonte de informação: Notíciarios de televisão e site G1

Infelizmente 2010 já começou com a força da natureza deixando suas vítimas. Não apenas no estado do Rio de Janeiro, onde realmente a tragédia foi claramente superior. Também em Minas Gerais , as chuvas dos últimos dias deixaram muitos desabrigados e ocasionaram mortes. A cidade de Matias Barbosa encontra-se com suas ruas alagadas, não é o primeiro ano que as fortes chuvas causam  inundações e desastres, e os governos nada fazem a respeito. Em Juiz de Fora houveram vítimas fatais, em um de seus bairros um barranco desabou arrancando do chão 3 postes ocasioando falta de energia no local, já na zona leste da cidade ,por volta das 4 da madrugada do dia 1º de janeiro, outro desabamento de barranco soterrando uma casa, levando a morte 3 idosos que nela habitavam.

Tragédias como essas que deixaram a todos nós apreensivos e tristes nos levam a refletir a efemeridade da vida. A força dos homens frente a da natureza é ínfima. Podemos nos precaver de acidentes , mas em casos como esses relatados , a natureza mostra sua superioridade e também como nossas ações irresponsáveis com o meio ambiente podem se  voltar contra a própria humanidade.

Hoje, segundo dia do ano muitos estão velando e enterrando seus familiares mortos . É difícil pensar que horas atrás estas mesmas pessoas comemoravam a virada do ano, sem imaginar que não viveriam por muito mais tempo. De toda essa tragédia que mesmo não sendo em nossas familias, nos afetam por pensarmos nas vidas que se foram, fica uma dica: aproveite cada dia de sua vida, demonstre o amor,  a amizade, o carinho que sente pelas pessoas. Ninguém sabe o instante seguinte, podemos não ter tempo de dizer "a aquela" pessoa o quanto ela é importante em nossas vidas, nunca perca a oportunidade de fazer isso portanto.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 18 comments

18 comentários:

Isso é muito triste. Desabar esse monte de terra em cima de quem estava curtindo as férias.

Ola Márcia.
Feliz 2010 com muita paz,maor,saúde e luz em sua jornada.
Infelizmente começamos o ano com essa tragédia,não será um alerta para que possamos pensar mais na natureza e respeitá-la.Segundo as previsões este será um ano de muitas catastrofes. Vamos orar para esses irmãos da tragédia e pedir conforto a seus familiares.
Um grande abraço

É lamentável ver os noticiários e se deparar com uma notícia tão trágica, e justamente em uma data de festas, esssas fatalidades não marcam data para vir.
Abraços forte

E quem garante que as usinas de Angra são seguras?

E quem garante que a barragem de Itaipu é segura?

O que mais nos deixa relvoltados, é que após as tragédias, aparecem especialistas de todos os cantos, para explicarem as causas!

Por que não aproveitam o ano todo, para prevenir, alertar, remediar e evitar algumas situações?

Quantas áreas estão em situação de risco em todo o litoral e interior do Brasil, para não falar no resto do mundo?

Márcia,

É lamentável o que aconteceu com essa gente.

Quando vi na TV fiquei muito triste por o Novo Ano começar em tragédia.

Abraço,
FRancK

Olá amiga Marcia, foi muito triste ver esta tragédia, fiquei horrorizada com a força da natureza. Deveria ser pribido estas construções em encostas. No dia primeiro eu acordei na hora do almoço e quando vi o que tinha acontecido fiquei apavorada, pois o filho de minha amiga, Eduardo Junior foi passar o ano novo em Angra, Foi um horror aqui em casa, eu fiquei telefonando para saber notícias e elas não vinham, até que ás 3 horas Eliana, tia dele, conseguiu falar com ele, foi quando eu fiquei mais calma e triste com as mortes.

Bjs.

Marcia, realmente esta chuvinha que é constante é das mais perigosas. O que aconteceu em Angra foi terrível. hoje, voltando de São Conrado, vi uma palmeira enorme arrancada por INTEIRO do chão. Ou seja, tombou e só Deus sabe para que lado.... fiquei pensando que susto alguém deve ter tomado!
Eu fico pensando, nesses momentos, como somos impotentes perante a força da natureza... e quem mora em encostas está continuamente se arriscando.

Bjs

Márcia!
Foi algo muito triste mesmo. Mas infelizemnte, todos nós estamos começando a pagar com nossas vidas à natureza. Por muitos anos, degradamos, construimos coisas sem pensar nos impactos negativos, destruimos...na verdade, penso que as desordens climáticas estão avançado mais rápido do que a comunidade científica pensa!
Grande abraço
Kellen
http://www.meumundoamigo.blogspot.com

Ao vermos essas fotos nos dá uma tristeza!! As pessoas que estavam ali, nunca pensariam que aconteceria uma tragédia assim!! Dá tristeza de ver.

vcs nao viram nada ainda ,, tragedias muito maiores virao de agora em diante

Se você raciocinar bem, todo fim de ano tem uma tragédia assim que marca muito por ser violenta e arrebatadora.

relembre: O réveillon de 1989 ficou marcado pela tragédia do Bateau Mouche.
Em 2001, o mecânico José Maria Martins morreu após ser atingido por estilhaços de fogos de artifício. 49 pessoas também ficaram feridas.
em 1986, um incêndio durante a festa de Réveillon do hotel Dupont Plaza, em Porto Rico, matou 50 pessoas.
Na Alemanha um telão despencou deixando um morto e cerca de cem feridos durante a festa de Ano-Novo em Berlim em 1990.
São apenas alguns que me lembrei agora, mas tem muitos e nesta época fica muito mais triste assistirmos isto.

É Márcia, a situação se repete todos os anos e parece q o governo é impotente para prevenir.
Geralmente o problema só acontece com a população pobre e o governo lava as mãos dizendo que o pessoal construiu casas de forma ilegal e onde não deviam.
Vamos ver agora que o "acidente" ocorreu com os ricos, se pelo menos a coisa muda...
Aos parentes e amigos das vítimas (pobres e ricas), minha solidariedade.

Abç!

O que dizer? Embora entristecida pela tragédia e me solidarizando com os familiares das vítimas, não consigo deixar de pensar na grande ilusão em que vive o homem. Acreditamos ter em mãos o controle de tudo. Almejamos controlar, inclusive, a vida e a morte... Em nossa teomania, subestimamos o poder do que nos cerca, não percebemos que esse controle, que pensamos ter, é superficial e ineficaz.
Além do quê, existem mais coisas entre o Céu e a Terra do que poderia supor a nossa vã filosofia.
Beijos
Bel

Olá querida Márcia,

É uma tristeza imensurável esse fato ser a visão que não só os brasileiros, mas o mundo todo viu, ao se iniciar o ano de 2010.

É a resposta da natureza aos descasos que lhe impusemos durante todos esse anos passados.

Nossas orações e condolências às famílias enlutadas.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Olá querida Márcia,

É uma tristeza imensurável esse fato ser a visão que não só os brasileiros, mas o mundo todo viu, ao se iniciar o ano de 2010.

É a resposta da natureza aos descasos que lhe impusemos durante todos esse anos passados.

Nossas orações e condolências às famílias enlutadas.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Olá Márcia,

Realmente nunca sabemos a hora e local onde uma tragédia pode acontecer, todos estamos vulneráveis a isso. Porém, nos últimos anos a natureza tem respondido com muito mais força às agressões do homem.

É muito triste saber que a passagem de ano, uma data em que muitos estão felizes, comemorando com seus mais queridos, para outros se torna uma lembrança triste.

Agora, sem dúvida é muito importante falar para as pessoas que amamos o quanto elas são importantes nas nossas vidas, se possível com a maior sinceridade e frequêcia possível.

Abraços.

Márcia,

Eu também vi essa notícia na TV. É muito triste e lamentável.

Beijos
Luísa

Oi Márcia !!! Fiquei feliz com a sua visita depois de ter lido o blog do Iúri !!!

Essa notícia me chamou a atenção porque no começo do ano fiz uma viagem de navio no dia 03/01 e uma das paradas era em Ilha Grande , depois da notícia da tragédia até achei que ia ser cancelada essa parada...mas não foi !
Foi a pior parada na minha opinião ..nossa...parecia que tava no ar toda a tragédia...muito triste realmente !!! Aí vem aquele conflito pra piorar... uns tão derrotados e os outros descendo de um navio ...péssima sensação !!!
Beijos

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos