Slideshow

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que marcou o dia 11 de janeiro ao longo dos tempos?

A cerca um mês, por ocasião do noivado de minha irmã, acabei fazendo uma pesquisa sobre os fatos que marcaram aquela data  e foi uma viajem interessante, muitos fatos eu lembrava, outros nem tinha conhecimento. No final todos que tiveram a oportunidade de ler gostaram e elogiaram a iniciativa que partiu de uma inspiração de momento,pois não havia sido planejado.

Um amigo na época me convidou a continuar essa ideia e nessa madrugada me dei conta que um mês havia se passado  e iniciei minha e pesquisa sobre os fatos que marcaram o 11 de janeiro ao longo do tempo no mundo. Nasce então a "Série Fatos que Marcaram Época" , que não tem a pretensão de se ater aos fatos históricos, mais todo aquele acontecimento que marcante, nascimentos e falecimentos de  figuras importantes ou caricatas da sociedade. 
Espero que todos curtam de perto com o Jornalismo Antenado essa viajem .

Vamos então aos aconteciemntos de 11 de janeiro .

Eventos Acontecidos em
11 de Janeiro

• 1610 - Galileu Galilei descobre Ganímedes, satélite de Júpiter.


• 1861 - Guerra civil americana: O Alabama separa-se da União.


• 1886 - Tem início o primeiro campeonato mundial de xadrez.


• 1890 - Oswald de Andrade, nasceu o escritor modernista brasileiro.

• 1913 - Proclamação da independência do Tibete.


• 1918 - A Assembléia de Deus, maior denominação evangélica do mundo, é oficialmente registrada, em Belém do Pará, no Brasil.


• 1922 - Pela primeira vez a insulina é utilizada em humanos para o tratamento de diabetes. O paciente é um canadense de 14 anos. Sua utilização melhorou a qualidade e expectativa de vida de milhares de pacientes portadores do diabetes.


• 1942 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão declara guerra à Holanda.


• 1957 - Chuvas torrenciais na ilha de Palma ocasionam a morte de 28 pessoas, vários feridos e grandes perdas econômicas.



• 1964 - Patrícia Pillar, nasceu a atriz brasileira protagonista de grandes papéis na tv.

• 1966 - Começa no Rio de Janeiro uma chuva que dura 72 horas ininterruptas. A cidade fica em estado de calamidade pública e 200 pessoas morreram.


• 1973 - Editado o novo Direito Processual Civil brasileiro.



• 1984 - Salvador Dali anuncia a criação da Fundação Gala-Salvador Dali e a doação de 621 obras suas.


• 1985 - Primeiro show da banda Engenheiros do Hawaii cujo o lider é o musico gaucho Humberto Gessinger.


• 1985 - Inicia no Rio de Janeiro o mega evento Rock in Rio. O primeiro Rock in Rio trouxe grandes nome do Rock em 10 dias de show. Ao longo desses dias milhares de fãs puderam acompanhar de perto  os shows de bandas nacionais e internacionais. 



• 1994 - Com o fim do Pacto de Varsóvia e a fusão da OTAN em reunião havida em Bruxelas, governos envolvidos criam a Associação para a Paz, que integrará os países do extinto Pacto de Varsóvia.


• 1996 - O primeiro-ministro da Itália, Lamberto Dini, anuncia a sua renúncia.


• 1998-A Agência Nacional de Energia multa a Light, recém-privatizada, em R$ 2 milhões pelos freqüentes cortes de luz no Rio.


• 2001 - Um incêndio no estúdio de gravação do programa Xuxa Park deixa 26 feridos com queimaduras. A apresentadora Xuxa demosntrou toda sua consternação  pelo acontecimento diante das câmeras e familiares das vítimas.



• 2003 - Jorge Lafond, ator, faleceu o transformista e comediante brasileiro .

Feriados e eventos cíclicos

• Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos (Brasil)

• Dia da República - Albânia


• Dia da Independência - Marrocos


• Dia de São Higino, Santa Honorata, São Sávio, São Tenório e São Teodósio.

Fonte de pesquisa: http://www.google.com/ e http://www.wikipedia.com/

Bom o objetivo desta série não é exaltar nenhum segmento ou país e sim proporcionar a todos nós uma viajem ao passado sem sair da frente nossos Pcs. Claro essa listagem  não está completa, ali estão os fatos que me chamaram mais a atenção por seu grau de importância na história do mundo ou por sua peculiaridade.

Esta série foi feita para você que acompanha de perto os trabalhos do Jornalismo Antenado , lê os textos ,deixa suas impressões sobre os temas e os convido me ajudarem nessa busca .Se souberem de algo marcante nessa data em suas cidades, estados ou países e quiserem compartilhar, terei prazer em adicionar ao post. No mais espero que aguardem com ineresse e curiosidade a próxima edição daqui a um mês.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 24 comments

24 comentários:

Olá Márcia,

Lendo seu artigo me senti no túnel do tempo :D

E realmente foi uma viagem muito bacana através de tantos acontecimentos. Alguns eu lembrava, outros nunca tinha ouvido falar. É engraçado como as coisas acontecem, são importantes num dado momento da história, depois nem se celebra mais tal acontecimento.

Parabéns pelo post! E que venha a próxima viagem no túnel do tempo.

Beijos.

Olá amiga Márcia, realmente foi uma volta no tempo. Lendo, fiquei impressionada como o tempo passa rápido. Fatos muito importantes que você colocou, gostei muito.
Hoje 11 de janeiro Patrícia Pillar está fazendo 46 anos, esta eu não sabia.

Bjs.

Muito interessante todo estes arquivos que vc arrecadou

Parabéns pelo excelentíssimo trabalho

Grande Abraço!

Rock in Rio! Ahhh jamais vou esquecer, ainda mais que exatos 30 dias anteriores a minha irmã quase morreu num acidente aéreo e caiu perto do local do show!

Eu lembro do meu pai falando da enchente de 1966.

Recordar é sobreviver... algumas vezes !

Márcia,

Muito interessante o seu artigo, há sempre ao longo da história da humanidade datas que deixam marcos no tempo de acontecimentos importantes.

Parabéns pela postagem, muito boa!

Bjs,

FrancK

Márcia
Muito interessante esta viagem através do tempo.
Beijão
Felipe

Márcia,

Como é bom recordar dos acontecimentos não é?

Eu adoro essas postagens que você faz, pois nós acabamos nos esquecendo de muitas coisas importantes que marcaram uma época.

Parabéns!

Bjs.

Rosana.

Parabéns!! É Ótima idéia, pois assim vamos lembrando os fatos e refrescando a memoria.
Um grande beijo em seu coração.

É querida, eu te disse, ficou muito bom e eu não tinha dúvida que esse teu talento em descrever os fatos gerariam tanta audiência. Parabéns!
Beijos
Luis Pereira

Me recordei das chuvas de 1966 foi uma coisa tremenda.
Abaços forte

Que retrô bacana Márcia...
Gostei muito e rememorei coisas bem legais , outras tristes, as também importantes de serem lembradas,
parabéns pela idéia, prepare-se para as próximas,
forte abraço do compadre Fernando.

Parabéns, minha querida amiga.
Foi um passeio interessante pela história.
Ficou ótimo, como sempre.
Quando eu era criança tinha uma pretensão: ter uma super memória, capaz de guardar todas as datas importantes. Quanta ilusão, hoje guardo datas na memória da agenda...
Um beijo grande
Bel

Márcia, que bela iniciativa... adorei relembrar fatos que muitas vezes vivemos mas que nos fogem a memória.
Gostei mesmo... vou acompanhar com certeza.
Beijo no coração

Olá Marcia!

É sempre fascinante viajar ao longo das épocas e verificar as suas mudanças. Também eu, desde 1 de Janeiro, tenho esta rúbrica no meu blog (não tão detalhada), porque achei uma ideia muito interessante!

Parabéns pelo excelente artigo!

Beijos
Luísa

"O tempo é uma raposa".

É uma pena que a maioria das pessoas esquecem dos principais acontecimentos ocorridos nos últimos anos. Parabéns pelo blog. Mantenha o foco e boa sorte. Abraços, até mais.

Leia:

http://www.nacoladanoticia.com

Este, sim, um blog de notícias como você nunca viu.

> Informação do jeito que você gosta.

OI Márcia!!

Antes tarde do que nunca!! kkkk...afinal só se pode comentar o que houve no dia !! de janeiro justamente depois, no dia 12...kkkkk

Para mim, especificamente, fica a menção da primeira vez em que a insulina foi utilizada em diabéticos. Foi a salvação da lavoura. Eu não estaria vivo se não fosse pela insulina!!

Bjs!

Olá Querida Márcia,

Obrigado pela indicação!

Muitos fatos importantes e interessantes, outros nem tanto..srsrsrs

Achei super-legal a idéia desta sua série.

Grande Abraço;
Lauro Daniel

Caramba que viagem gostosa poder relembrar todos esses fatos, desde Galileu a Jorge Lafond..
Todos deixaram sua história registrada nessa vida.

Gostei bastante
bjs

Joicinha

Um fato que me lembro bem foi o incêndio no studio de gravação do programa da Xuxa. Me vieram as imagens na memória...
Parabéns pelo post.
João

Isto é pra se guardar e ir colecionando, ano após ano.

Na época do Rock in Rio em morava nos EUA. Meu primeiro filho.

Parabéns pelo post!

nossa!!!
eu num fazia nem ideia das coisas que aconteceram nos 11 de janeiros passados muito boa a postagem

Olá querida amiga Márcia,

Parabéns pela postagem.

Texto perfeito!
Que delícia fazer essa viagem de volta ao passado.
Grata por compartilhar essas informações com os amigos.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Ola Marcia
Muito bom seu post,como todos os outros!!!
O dia da insulina foi fantastico!

beijnhos
joana

um fato hostorico e marcante eu nasci

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos