Slideshow

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Quando o Humor ultrapassa o grotesco

Qual a tênue separação entre humor e grosseria? O humorista stand up e apresentador Rafinha Bastos ultrapassou todos os limites em mais uma de suas “brincadeiras de mau gosto", desta vez o problema foi com a cantora Wanessa Camargo. Humor ácido ou grosseria gratuita travestida de piada, não importa a forma como seja interpretada, fato é que custou o afastamento do humorista no programa CQC apresentado pela rede de tv Bandeirantes. Os moldes pelo qual o programa é baseado prima pelo fato de seus apresentadores e repórteres conseguirem fazer piadas críticas e inteligentes com astros da mídia e políticos de nosso cenário nacional. Inteligentes, bem humorados, críticos ao extremo .... estas são algumas das características dos membros do CQC , porém, até que ponto a brincadeira acaba se tornando uma grosseria gratuita é que fica a reflexão.


Segundo a REVISTA VEJA SÃO PAULO “Rafinha não quis comentar a repercussão do caso e limitou-se a dizer: “Sou comediante, faço piada. Acho a discussão válida, mas outras pessoas podem comentar melhor sobre o assunto”. Mas não há muito que discutir. E seus próprios colegas de bancada no CQC acham isso. “Não gostei, isso não é piada, não se encaixa na categoria humor. É uma deselegância, uma agressão gratuita. Ele foi infeliz”, diz o comandante da atração, Marcelo Tas. “Acho que o CQC precisa superar a adolescência, passar dessa fase de rebeldia sem causa”, completa.”

 Há alguns meses Rafinha já havia provocado muito mal-estar principalmente junto ao público feminino. Em uma apresentação stand up teria feito a seguinte declaração: “Toda mulher que eu vejo na rua reclamando que foi estuprada é feia pra c... Tá reclamando do quê? Deveria dar graças a Deus”. Esse absurdo de grosseria rendeu ao humorista uma reprimenda do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo que entrou com uma representação no Ministério Público Estadual. O final dessa história ainda não sabemos porém,  já no que diz respeito a TV Bandeirantes acharam por bem afastá-lo por tempo indeterminado do programa. Também segundo a Revista Veja “O afastamento foi confirmado pelo colega Danilo Gentili. Por telefone, o humorista se limitou a dizer "sim" quando questionado sobre a saída temporária de Bastos.”


   Márcia Canêdo

Fonte: Revista Veja São Paulo 

By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

12 comentários:

Oi Maria!
Eu já não assisto ao CQC faz muito tempo. Eles fazem piadas com os outros, quando a escorregada é da própria casa eles sempre deixam pra lá. Quanto ao caso do Rafinha, veja que quando ele falou das mulheres feias que deviam dar graças a Deus por serem estupradas, a repercussão foi muito menor e ninguém falou em tirá-lo do programa, o problema agora é que ele mexeu com gente grande e ai já viu né?

Não assisto este programa, não gosto quando fazem piadas com pessoas, respeito é bom e conserva os dentes.
Piada tem que alegrar, não ferir.
Abçs...

Oi querida,
Vou reafirmar mais uma vez, como já fiz em outros comentários, de outros postes sobre o asunto.
Este imbecil não é e nunca foi humorista.
Humor é coisa séria, que se faz rindo.
Demorou!
Não precisamos deste tipo de pessoa a nos violentar em nossas casas, e ensinar as nossas crianças conceitos e mensagens deturpadas.
Alías, aqui no diHITT existe uns cadidatos a Rafinha, que postam mensagens proconceituosas, que incitam a violência contra a mulher, por meio de piadas machista, e ainda dizem na maior capa de pau, que é apenas para rir um pouquinho...
E o que é pior: Algumas mulheres riem e ainda comentam.
Depois, esses mesmos, fingem não entender quando leem uma notícia de que um marido, namorado ou amante assassinaram as suas companheiras.
Sem esses, ocupando espaço na mídia e na internet, o mundo ficará bem melhor.
Grande Beijo.
Fui!

Eu sou portuguesa, não conheço esses humoristas nem os seus programas e, portanto, não sei o que se passou.
Mas pelo que ele disse sobre as mulheres feias, eu não lhe chamaria humorista e sim um grosseirão. Aqui chamamos a uma pessoa assim "um cavalo" visto que só dá patada.
Bem feito que levou um chuto no traseiro.
Aqui em Portugal também há uns pseudo-humoristas que só sabem fazer piada com o físico das pessoas e a idade, ou são gordas, ou são magras, ou são velhas, ou isto ou aquilo.
Tanta falta de imaginação e de classe...Ou então piada sobre sexo do mais ordinário e baixo que pode haver.
Eu não entendo como quem tem a responsabilidade de um canal de TV contrata gente tão tosca, maior parte deles sem qualidade nenhuma.
Eu sou uma pessoa de riso fácil, mas esses programas ditos de humor raramente me arrancam uma gargalhada. Já faz tempo que quando quero rir vejo um filme de terror porque as cenas e truques para fazer medo são tão óbvios e ridículos que aí sim, eu rio com vontade rsss
Parabéns por seu texto, querida Márcia, denunciar é preciso.
Bjinhos no coração

Eu cortia as piadas do Rafinha bastos, até quando ele fez uma alusão a Jesus e o Jesus que namorou Madona, foi muito sem noção. Um homem que fala aquilo que quer, acaba recebendo aquilo que não quer. E no caso Rafinha Bastos o problema é que suas piadas já estão manjadas e não tem criatividade para fazer outras legais, então acaba fazendo M....

Por mim, acho pouco que tenha sido afastado. Ele deveria é ser processado. Já vi vários stand-ups dele e apresentação, quem fala que ele sabe fazer piada é e muito 'bom' como eu já ouvi, então não sabe o que é piada e como fazer uma. Esse cara é jornalista, nasceu para falar besteira e fazer show até mesmo se a mãe dele morrer.

Ele é polêmico, só que atualmente a polêmica pode virar uma faca de dois gumes. Discordo que ele só tenha sido suspenso por causa de ter mexido com alguém graúdo. Aliás além da Wanessa, ele chamou uma outra graúda de cadela. A verdade é que ele é o errado e pronto.

Como tem muitos que adoram ele, vão dizer cobras e lagartos que é liberdade de expressão e todos são preconceituosos, até ele mexer com vocês. Aí a coisa muda.

Márcia, há pessoas que perdem a oportunidade de ficarem com a boca fechada e mesmo de boca fechada já é uma agressão em atitudes.
Confesso que sou apaixonada por humor e que adoro rir, faz bem e desestressa, mas tem que ser um humor fino, leve e de qualidade que não agrida.
Este rapaz estava querendo isto, faz tempo!!!
Não tinha limites e achou alguém que o deu a ele, pelo menos na rede televisiva.
Abraços

prbns a bande dar um gancho nele
tava com muito salto alto.
um abraço.
oi gente se vcs tem duvida sobre assuntos
jurídicos da uma olhada no site da minha mulher.
http://www.analucianicolau.adv.br

Também não gosto , não assisto este tipo de programa . Coloco no mesmo saco o cqc e o panico . Ja se perderam as contas de quantas piadas de mau gosto , que culminaram em processos e agressões das vítimas . No caso da Band , o que me parece estranho é que o "humorista" foi afastado , mas no caso do Jornalista Boris Casoy que ofendeu os garis , nada foi feito . Me parece contraditório .

Márcia! Parabéns por esta notícia que veio em ótima hora!
Finalmente uma providência foi tomada contra a atitude deste
pseudo humorista que se achava o "tal".
Sujeito grosseiro que não tinha limites e há tempos vinha agredindo muitas pessoas com suas ácidas palavras.
Isso não é e nunca foi humor!
Um abraço Márcia, adorei seu blog!

Agora, quem sabe, em casa, ele possa criar um quadro bem interessante de si mesmo. Eu vou rir!

Abs!

Olá...
É verdade... entre o humor e grosseria falta inteligência, esta ficou esquecida... lamentável!!
Bj no coração

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos