Slideshow

sábado, 28 de novembro de 2009

Tragédia das chuvas em SC: Um ano se passou e o que mudou??

Em meio ainda a especulações sobre as causas das recentes tragédias climáticas no sul do Brasil, o estado de Santa Catarina tenta se recuperar de todos os prejuízos econômicos e, pricipalmente, das perdas humanas. Nesse domingo, 29, faz uma ano das ocorrências da catástrofe do Tempo, que afetaram cerca de 2 milhões de pessoas no estado, a maioria dessas na área litorânea e do Vale do rio Itajaí. Perdas humanas somaram 135 mortes. Ainda há aproximadamente 2.400 pessoas desabrigadas e ao todo 3.600 desalojadas (fora de suas casa) - dados da Defesa Civil/SC.

Um dos eventos mais extraordinariamente trágicos foi o desmoronamento do morro do Baú, na pequena cidade de Ilhota, próxima a Joinville. Rios de lama soterraram e fizeram desaparecer centenas de casas no entorno, e mataram outras tantas. Prejuízos à vida dos que sobreviveram, então sem casas, sem os instrumentos de sustento familiar e à mercê da solidariedade do povo brasileiro e da incompetência dos órgãos governamentais.



Foto aérea - Morro do Baú - Ilhota - SC


Milhões de reais em doações foram encaminhados a esses órgãos, e as ações de reconstrução ainda se arrastam pela burocracia e suspeitas de desvios de verba, o que não seria nada estranho. Escândalos de descaminho de doações de artigos de primeira necessidade (roupas, calçados, colchões, alimentos e remédios) escandalizaram o estado e o país, coisas vergonhosas essas impetradas por funcionários do Exército e "voluntários" inescrupulosos do próprio povo catarinense. Fato esse que nos envergonha até o dia de hoje.

Muitos especialistas em meteorologia alertam serem esses, e outros eventos similares no Brasil, sinais de que o clima do planeta passa por mudanças profundas, talvez em parte irreversíveis. Também afirmam que esse tipo de fenômeno se tornará ainda mais frequente daqui para frente, tendo seus efeitos agravados em intensidade e poder de destruição.

Enquanto isso, o povo castigado de Santa Catarina, principalmente do Vale do Itajaí (área mais afetada), tenta recuperar a sua dignidade e reconstruir o que as águas furiosas da Natureza levaram embora. Ficam explícitas nossas orações e solidariedade a essa gente aguerrida, com fome de viver que, em várias ocasiões nos últimos anos, vem mostrando porque tem direito de ser chamada de Povo Brasileiro.



By Júlio [Ebrael] with 4 comments

4 comentários:

Foi lamentável o que aconteceu em Santa Catarina, nesta ocasião me senti muito triste pelas vítimas das enchentes, ao mesmo tempo enganado, por ter ajudado financeiramente e depois sabido que a ajuda que eu e muitos outros BRASILEIROS fizemos nunca chegou às pessoas que necessitavam.

Um forte abraço!

Sérgio,

Eu, como catarinense, fiquei duplamente triste: pelas lágrimas e desespero d ssa gente simplese lutadora, e pela canalhice dos aproveitadores de plantão, dando ao "jeitinho" brasileiro uma característica pejorativa de falta de escrúpulos e vergonha na cara!!

Obrigado pela solidariedade e Abraço forte também!!

Oi Ebrael, ano passado acompanhei diariamente os acontecimentos em Floripa, chocada com a violência da natureza e as consequências na vida de tantas pessoas. Creio que como eu muitos se colocaram no lugar daquelas familias e viveram todo o desespero e desalento delas.Sou meio suspeita pra falar de Santa Catarina e região, porque gosto daí e ainda espero ter o prazer de conhecer.Mas nesse caso não importaria a região , uma situação catastrófica daquelas é capaz de unir o país em prol de ajudar as familias.Como o Sérgio comentou aí, achei absurdo quando disseram que muita das ajudas nem chegaram às familias, isso é revoltante.
Beijosss, ´muito boa notícia meu poeta!

É lamentável essa notícia, e ainda + saber que nada foi feito para melhoria.
O que será dessa gente? Todo ano a mesma história, perdendo moveis, casas, todo esforço pra ter uma vida melhor, levada em segundos pelas águas.

Kd o governo? Nessa hora todo mundo some... é pq não é na casa deles, por isso.

É um absurdo esse descaso com a população.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos