Slideshow

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Exigências da Vida Moderna

A crônica desta semana é do grande escritor Luís Fernando Veríssimo de quem não escondo ser fã.Esta em especil tem todo um tom irônico que ao mesmo tempo nos faz rir, também leva-nos a refletir sobre a efêmeridade do tempo . 

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA


Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.

Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo - e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro.
E já que vou, levo um jornal... Tchau!

Viva a vida com bom humor!!!

Luís Fernando Veríssimo
 
Veríssimo é magistral com as palavras, isso é fato. Esta crônica sempre me chamou muito a atenção tanto pelo tom irônico , algo característico do autor, como por suas verdades relatadas. Porque convenhamos nosso dia-a-dia é assim mesmo, claro não ao pé da letra, mais bem próximo disso. Nos tornamos escravos do tempo, do relógio, correndo de uma lado ao outro sem a mínima qualidade de vida . Passamos os dias buscando fazer mais coisas em menos tempo possível, se pararmos pra escutar cada orientaçao nova deixamos de comer vários alimentos e ingerimos outros tantos indiscriminadamente. Agora me diz: isso é normal? Isso é vida? Para mim é sobre-vida, sim sobrevivemos a esse corre corre incessante porque afinal na opinião da maioria é assim que deve ser.
 
Que tal pararmos simplesmente para conversar com os aigos, ouvir  música (sem estarmos necessariamente conectados a rede, dividindo a atenção), passearmos com nossos animais de estimação ou pelo menos dedicar uns minutinhos do dia em afagá-lo e dizer que o ama. Que tal não deixarmos para amanhã, aquele pedido de desculpa ou aquele telefonema que a tempos vem protelando. Nos esbaldarmos num pote de sorvete sem a neura de quantas calorias você está ingerindo ou apenas tomar aquele copo de suco antural, porque gosta , não porque faz bem a saúde. Dizer Eu Te Amo aquem seu coração pulsa e sorrir pelo simples fato da pessoa estar viva e bem.
 
O tempo é curto, voa e não conseguimos fazê-lo voltar, inexoravelmente ele passa e quando vemos deixamos de fazer tantas coisas e o arrependimento é certo quando isso acontece. Longe de mim incitar loucuras e atitudes drásticas, apenas peço que não deixem seu relógio biológico virar um incessante girar de ponteiros enquanto sua vida passa e você nao a vive realmente.
 
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 18 comments

18 comentários:

Adorei o final quando ele diz que depois disso e daquilo tem que ir ao banheiro... kkkkk

Verissimo é demais! Bacana guria!

Olá amiga Márcia, Veríssimo é um excelente escritor. Realmente os nossos dias são corridos, bem eu não ligo muito para uma alimentação que se diz ser saudável, como o que gosto, bebo água quando tenho sede e claro que escovo muito bem os dentes entre as refeições, realmente isto leva muito tempo. Devemos sim parar e pensar por que corremos tanto e fazemos várias coisas ao mesmo tempo, sinceramente isso não é vida e sim escravidão. Estamos indo contra o relógio de nosso tempo.

Bjão.

Adorei
Interessante a imagem "relogio da vida"
Luiz Ferando Veríssimo ganha destaque nas mãos desta grande blogueira
Parabéns!

Olá Márcia,

Gostei muito da crónica. Já tenho lido alguns excelentes textos desse autor. A nossa falta de cuidado e atenção com nós mesmos e o afogadilho do dia-a-dia são fatais!

Beijinhos
Luísa

Márcia,

Sempre é bem vinda uma leitura com Veríssimo (muito íntimo), rsrsrs.

Na verdade essa corrida insana, tem uma fala que quer ser ouvida.
Aqueles que escutam profundamente, modificam a atitude, e quem não a escuta canditam-se às inúmeras doenças, principalmente cardiovasculares.

Aqui na blogsfera, essa corrida é evidente. Os textos devem ser CURTOS, porque ninguém quer ler um texto mais denso e profundo. A leitura é superficial. Eu me recuso, eu faço o texto que quero e leio todos os post, por mais longo que sejam.

É claro, demoro no blog. mas fazer o quê?

Me recuso compactuar com essa correria. Eu não sou cúmplice desse insano desvario.

Excelente texto.
Grande abraço

Olá querida Márcia,

Realmente a falta de tempo é uma constante atualmente. Eu tento maximizar meu dia ao máximo, ganhando tempo nas atividades no trabalho, em casa, e às vezes dormindo um pouco menos =)

Mas mesmo assim ainda faltam algumas horas no dia. O que nunca podemos esquecer são as prioridades: família, saúde e felicidade. Não adianta de nada fazermos tudo o que precisamos se estamos infelizes.

Grande beijo.

Márcia, minha querida!
Esses tempos modernos nos fazem ter a necessidade de haver mais horas em nossos dias.
Isso porque Veríssimo não considerou internet, blogs e muitas outras coisas advindas após este texto.

Um forte abraço!

Márcia, minha querida!
Esses tempos modernos nos fazem ter a necessidade de haver mais horas em nossos dias.
Isso porque Veríssimo não considerou internet, blogs e muitas outras coisas advindas após este texto.

Um forte abraço!

Marcia
O Verissimo arrasa mesmo, falou tudo.O mundo moderno nos trouxe muitos beneficios, mas trouxe muitos males tb, e um dele sé a falta de tempo que quase nao temos para manter uma qualidade de vida saudavel.Temos que se virar nos trinta para conciliar, vida pessoal, profissional, a saude, os amigos reais e virtuais e ainda nao deixar o relacionamento amoroso cair na rotina.Acho que com essa rotina louca todos nós somos super homens e supermulheres mesmo.
Bjs

Tempo... tempo! Quanto tempo o tempo tem?
Somos escravos do relógio, que mesmo parado esta certo por duas vezes no dia...rsrsrs

Ótima crônica!

Olá Marcia!
Gostei muito de texto do Veríssimo e de seus comentários também.
abraço Vera.

Márcia,

Me escangalhei de tanto rir. É magnífica a facilidade que ele tem com as palavras, faz ficar leve o que seria um pesadelo.

Muito bom o texto.

Beijocas

Márcia,

O Veríssimo é ótimo mesmo. Certa vez, numa reunião de liderança de adolescentes, mencionei a crônica "Tipo assim..." e disse para o pessoal: Tem umas coisas meio pesadas, mas acho que está leve se consideramos o que os adolescentes falam: biscoito, coca-cola, podrão etc. Ninguém reclamou.

Duas coisas eu sigo a risca sempre quando posso: escovar os dentes debaixo do chuveiro. Não é para economizar tempo, mas porque adoro lavar a boca com ducha... hahahahaha. A outra é ler jornal, revista, gibi etc. no banheiro. Sempre me disseram que isso dá hemorróidas. Só se for nos outros. Eu não sei o que é isso.

Gostei do "isso se você tiver dentes". Não tem problema: fazemos um suco.

Pior de ir ao banheiro, como lembrou a Sissym, é quando a gente come e bebe todas estas coisas, trava tudo: ficamos muito tempo no banheiro e comprometemos as outras coisas pra fazer.

Abraço do amigo,

Antonio

kkkkkkk..tô rindo até agora!! Caramba, Márcia!!

E na época em que ele escreveu ainda não havia vícios como internet, blogosfera, MSN e diHiTT!!

Qdo estou sem tempo, comento no diHiTT, falo no MSN, tomo café ou almoço e ainda faço contas!! Responder e-mails?? Só os urgentes, ou os íntimos!! kkkkkkk

Muito legal!! Ótima escolha!! Ele é Mestre mesmo!!

Bjs e boa semana!!

Muito legal o poste Márcia!
È tanta coisa para fazer , somos programados
como uma máquina, e não podemos falhar...
Veríssimo descreveu a verdade dos bombardeios de informações
que ouvimos, coma isso , aquilo, a coisa tal é bom para saúde é preciso
comer para se livrar da diabete , ou ...é preciso fazer caminhada, silá ...aí
vamos trabalhar temos uma jornada de 08:00 horas por dia, soma mais 02:00 nas
estradas indo para trabalho, 04:00 horas de aula na faculdade, soma mais 02:00 nas estradas.
segundo os feras da medicina temos que dormir 08:00 horas por dia, pronto acabou as 24:00 horas...
faltou beber o vinho, comer a maçã e a banana junto com a mulher... na minha cama. "Isso eu não vou deixar de fazer" kkkkkkkkkkk

muito legal abração.

Também sou fã de Verissimo, em breve até colocarei uma de suas crônicas em meu blog para salientar o grande escritor que Ele é. Parabéns pelo post, principalmente o seu final que é fantástico.

Abraços

Oi, Márcia
Adorei essa postagem. Precisamos mesmo aprender a relaxar e a viver de forma mais saudável, sem tantos tropeços e exigências.
Parar a correria para ler sua noticia foi um bálsamo.
Beijos
Bel

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos