Slideshow

domingo, 31 de janeiro de 2010

Não desista nunca

Por problemas técnicos a crônica que deveria ter saído a horas, só agora esta sendo postada, mesmo assim como prometido encerraremos a semana em grande estilo, com mais um texto para refletirmos. Hoje quem veio nos brindar com sua crônica é a poetisa e cronista Martha Medeiros, nascida em Porto Alegre em 1961. Martha é uma jornalista e escritora brasileira, colunista do jornal Zero Hora de Porto Alegre e do O Globo, do Rio de Janeiro. Casada com o publicitário Luiz Telmo de Oliveira, tem duas filhas. Sua carreira como cronista deslanchou após 9 meses morando no Chile junto com sua familia. Ao retornar ao Brasil publicou uma coletânea dos textos lá escritos e não parou mais. Conhecia pouco de seu trabalho, depois de ler esse e outros textos da autora fiquei encantada com sua forma de expressar a natureza humana.
Não desista nunca

Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer; quem vai acreditar? Dizer que existe uma idade certa, tempo certo, local certo, não existe.
Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante do processo. Mas quando ocorre este momento? Imagine uma ponte sobre um rio. Você está em uma margem e seu objetivo está na outra. Você pensa, raciocina, acredita que a sua realização está lá. Você atravessa a ponte, abraça o objetivo e não olha para traz. Estoura a sua ponte.

Pode ser que tenha até dificuldades, mas se você realmente acredita que pode realizá-lo, não perca tempo: vá e faça. Agora, se você simplesmente não quer ficar nesta margem e não tem um objetivo definido, no momento do estouro, você estará exatamente no meio da ponte. Já viu alguém no meio de uma ponte na hora da explosão... eu também não. Realmente não é simples.

Quando você visualizar o seu objetivo e criar a coragem suficiente em realizá-lo, tenha em mente que para a sua concretização, alguns detalhes deverão estar bem claros na cabeça ou seja, facilidades e dificuldades aparecerão, mas se realmente acredita que pode fazer, os incômodos desaparecerão. É só não se desesperar. Seja no mínimo um pouco paciente. Pois é, as diferenças básicas entre os três momentos são:

ESTOURAR A PONTE ANTES DE ATRAVESSÁ-LA
Você começou a sonhar... sonhar... sonhar! De repente, sentiu-se estimulado a querer ou gozar de algo melhor. Entretanto, dentro de sua avaliação, começa a perceber que fatores que fogem ao seu controle, não permitem que suas habilidades e competências o realize. Pergunto, vale a pena insistir? Para ficar mais tangível, imaginemos que uma pessoa sonhe viver ou visitar a lua, mas as perspectivas do agora não o permitem, adianta ficar sonhando ou traçando este objetivo?
Para que você não fique no mundo da lua, meio maluquinho, estoure a sua ponte antes de atravessá-la, rompa com este objetivo e parta para outros sonhos!

ESTOURAR A PONTE NO MOMENTO DE ATRAVESSÁ-LA  
Acredito que tenha ficado claro, mas cabe o reforço. O fato de você desejar não ficar numa situação desagradável é válido, entretanto você não saber o que é mais agradável, já não o é! Ou seja, a falta de perspectiva nem explorada em pensamento, não leva a lugar algum. Você tem a obrigação consciencional de criar alternativas melhores.Nos dias de hoje, não podemos nos dar ao luxo de sair sem destino.O nosso futuro não é responsabilidade de outrem, nós é que construímos o nosso futuro. Sem desculpas, pode começar...

ESTOURAR A PONTE DEPOIS DE ATRAVESSÁ-LA  
No início comentei sobre as pessoas que realizaram o sucesso e outras que não tiveram a mesma sorte. Em primeiro lugar, acredito que temos de definir o que é sucesso.Sou pelas coisas simples, sucesso é gostar do que faz e fazer o que gosta.

Tentamos nos moldar em uma cultura de determinados valores, onde o sucesso é medido pela posse de coisas, mas é muito mesquinho você ter e não desfrutar daquilo que realmente deseja. As pessoas que realizaram a oportunidade de estourar as suas pontes de modo adequado e consistente, não só imaginaram, atravessaram e encontraram os objetivos do outro lado. Os objetivos a serem perseguidos, foram construídos dentro de uma visão clara do que se queria alcançar, em tempo suficiente, de modo adequado, através de fatores pessoais ou impessoais, facilitadores ou não, enfim o grau de comprometimento utilizado para a sua concretização.

A visão sem ação, não passa de um sonho.

A ação sem visão é só um passatempo.

A visão com ação pode mudar o mundo.
 

Fonte: Crônica pertencente ao acervo da poetisa e cronista  Martha Medeiros.
 
Uma das definições de "objetivo" nos dicionários é a seguinte: meta que se deseja alcançar; fim que se quer atingir; ação relacionada à ideia ou sentimento. Martha nessa crônica trata justamente sobre nossas metas, sonhos que acalentamos através dos tempos, alguns possíveis, outros nem tanto. Enfim, durante nossa vida uma das coisas que nos movem  são justamente os sonhos ou objetivos, como queiram chamar. Neles depositamos nossas  forças e fé , algumas vezes atribuindo uma futura felicidade a partir de sua realização. O problema é que entre a teoria e a prática existe uma distância, a qual a cronista chamou de ponte, que  separa esses objetivos de sua concretização.

Quando ousamos sonhar nunca temos certeza se o resultado será positivo, ter receio, medo, não é vergonha, ao contrário é natural. Criamos obstáculos até onde não existem, tudo por medo do julgamento a que estamos sujeitos. Por que isso acontece? Bom , o grau de importância varia de pessoa a pessoa, então o que para você é a realização de uma vida, nem sempre  pro seu vizinho, amigo e até mesmo sua familia terá esse mesmo valor. Neste ponto forma-se um problema, pois nunca admitimos que diminuam nossos feitos. Na realidade não existem vilões ou moçinhos nesta situação, o que ocorre é que devemos aprender a respeitar as escolhas alheias sem fazer julgamentos. Porém o mais  importante a se refletir sobre  este assunto é que tal qual diz o título nunca devemos desistir dos nossos objetivos a não ser que realmente cheguemos à conclusão que não passa de uma ilusão.  

Termino citando o filósofo Alfred Montapert em  'A Suprema Filosofia do Homem': "O desejo de realizar nasce conosco. Desejamos fazer qualquer coisa digna, chegar sempre mais além, atingir alguns dos nossos ideais. A pedra angular do sucesso e da realização é a vontade. A ambição é a força que nos empurra para a luta. No momento em que deixarmos o prazer ou as dificuldades neutralizarem esta força, no momento em que deixarmos de avançar, no momento em que essa ambição morre, é então que morremos também. O sucesso real foi planejado para ser atingido nos três planos do nosso ser - físico, mental e espiritual."

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 24 comments

24 comentários:

Olá querida Márcia,

Sem dúvida um texto para fechar a semana com chave de ouro.

É até difícil comentar um texto tão completo. Mas sem dúvida a paciência e perserverança são ingredientes fundamentais para o sucesso!

Maravilhoso texto!
Beijos.

Olá! Márcia,

Que crônica rica em pensamentos que só nos ajudam a atravessar essa ponte da vida de maneira mais segura.

Algumas pessoas conseguem vencer, porque não desistem dos seus objetivos.

"A persistência é maior do que a própria intelectualidade" (Augusto Cury).

Bjs

Sheila Fonseca.

Saudações!
Que Post Fantástico!
Amiga, elencar metas e tentar alcançá-las foi e será um eterno desafio aos que desejam construir uma história rica de realizações. As adversidades, não deixam de serem lições para nossas melhorias. Mas, uma vez formatado ao menos na imaginação, se deve partir, quem deseja construir uma casa jamais pode sonhar em parar quando colocada a primeira estaca, é persistir incansavelmente com todas as forças e determinação até a conclusão.
Quem espera tempo é preguiçoso!
Parabéns pela escolha do magnífico texto!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.

Sensacional, parabéns a ambas...
Deus continue as iluminando,
forte abraço do compadre,
Fernando.

Olá Márcia!
Como sempre, as crônias que publicas é maravilhosa.
Martha Medeiros é uma excelente escritora; mas tão boa quanto a crônica foi sua reflexão sobre ela.
Deixando apenas meus cumprimentos pelo texto e que possamos atravessar todas as nossas pontes.

Um forte abraço!

Oi, amiga.
Adorei o seu post.
Sem objetivos, planejamento e vontade não se vai a nenhum lugar.
Beijos
Bel

Metas, objetivos, este é o caminho para se viver, desistir é sinal que não houve chance de se ir em frente, é frustar o próprio destino.

Olá querida amiga Márcia,

Parabéns pela crônica.

Texto excelente. Amei.

Desistir nunca. Perseverar sempre. Este é o lema para direcionar nossa vida, se quisermos alcançar as metas que estabelecermos.

Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Olá querida Márcia,

Que bela crónica "Não desista nunca", parabéns pela postagem!

Esta crónica acho-a muito semelhante aos objectivos de:
O SEGREDO de RHONDA BYRNE, que é uma fonte de informação, de pensamentos positivos, para se atingir o sucesso!

Nunca podemos desistir dos nossos sonhos e objectivos, e a crónica veio ao encontro daquilo que eu estava sentindo no dihitt.

Eu estava no meio da ponte e o meu objectivo estava sendo diluído pelo tempo ali dispensado. Foi numa profunda reflexão que decidi sair, para continuar a trabalhar no meu objectivo, com este propósito estourei a ponte que já estava muito frágil!

Agora é continuar com o meu projecto de trabalho para conseguir realizar o meu sonho!

Não lhe vou dizer o que é, porque tenho essa surpresa reservada para um futuro próximo!

Temos que abraçar os nossos desejos, com pensamentos positivos, para com fé no futuro os sonhos possam ser realizados!!

Beijos do amigo Luso!

FrancK

Olá querida, seus textos são exelentes e edificantes para a alma e o espírito. Já estou seguindo seu blog e seu twitter, seria um benção fazermos um troca de banner estou levando o seu banner pro meu blog Márcia, um grande abraço em Cristo,

Jacson.

Olá amiga Márcia, excelente crônica. Nunca desista de seus ideais, barreiras existem para ser ultrapassadas com objetividade e perserverança.

Bjão.

Olá amiga Márcia, excelente crônica. Nunca desista de seus ideais, barreiras existem para ser ultrapassadas com objetividade e perserverança.

Bjão.

Olá Márcia!

Excelente texto. Também penso que não desistir, agir com inteligência e perseverança, é fundamental para alcançarmos os nossos objectivos.

Beijinhos
Luísa

Márcia,

Eu passo, neste momento, por esse tipo de indecisão. Um sonho fala alto ao coração, mas uma outra voz, a voz da "rsponsabilidade" me retém.

Gostaria de saber por onde seguir. A resposta parece fácil e óbvia, mas não é tão simples assim.

Realmente, ótimo texto!!

Bjs!

O texto escolhido é muito bom. Precisamos acreditar e ser perseverantes!

Márcia,

Acho que você me devolveu - à altura, com carinho e para recobrar os ânimos - a reflexão da semana passada, a qual indiquei a você. Hoje quem precisa de um texto assim sou eu.

Nunca sonhei em ir à Lua, mas sonho ir longe. Quem sabe? Atravessar o Atlântico, conhecer a Europa, pelo menos Portugal, Paris e a Itália. Se puder acrescentar mais dois: Espanha e Suiça. Tenho vontade de ir a África, mas não chega a ser um sonho.

Há três dias tenho me sentido como alguém que começou a atravessar a ponte. Não quero olhar para trás, nem explodi-la no meio, mas a estou achando longe demais.

Lendo algumas coisas nos últimos dias, parei para pensar na opção de estourar a ponte no momento de atravessá-la. Pensei na possibilidade de alguém mudar de idéia no meio dela, mas não querer voltar atrás. Explode a ponte, cai no rio. É certo que será levado pelas águas. Contudo pode ser que o rio a leve para novos horizontes, novas perspectivas. Esta possibilidade é viável para aqueles que são aventureiros. Apenas conciliei o depoimento que li de um casal de surfistas com a crônica e reflexão proposta.O casal chegou a algum lugar e ali se estabeleceram e prosperaram.


Bem amiga, prosseguirei na travessia da ponte. Ainda que me falte fôlego e pique, estou certo de que Deus me fará chegar do outro lado.

Tenha uma linda semana, com muitas bênçãos, saúde, alegria, vitórias... enfim, com tudo de bom.

Abraço do amigo,

Antonio

Uma tarefa difícil esta. Entender as outras escolhas das pessoas, principalmente quando são próximas...
São muitas reflexões que com uma ajuda sábia, podem ser superadas ou aliviadas...

Um abraço!

Adorei o que escreveu! Vou recortar e colar na parede do meu escritório!

Bjs


Val

http://www.fragrance-direct.info/ Purchase Todd Oldham 2.7 FL OZ website original Kipling 75ml diners club authentic smith women fragrance 100.55ml amex Sale of mens fragrances 25ml visa Purchase Lalique 2 FL OZ diners club cheapest soap fragrance oils 96.60ml deals original Sensations 100.55ml accepts credit cards authentic Very Irresistible Summer Cocktail 1 FL OZ visa not fake Balmaya 2 FL OZ gift sets not fake cologne men armani 0.05 FL OZ free gifts Shopping for Agua Lavanda 1.4 FL OZ gift sets Get M De Molinard 50ml bonus best Iles D'or 3 FL OZ 90ml deals Purchase Rene Lezard 3.4 UK FL OZ amex cheap Jardins De Bagatell 80ml visa not fake best perfume for women 2008 80ml visa Shop for Café Café Puro Iced 1.4 FL OZ diners club Purchase Pure 40ml accepts credit cards Discounted covet perfume 0.05 FL OZ samples Sale of Princess Anucci 75ml accepts credit cards

[b]Get the best deals on Mens and Womens Perfumes.[/b]
[url=http://cloakedlink.com/nsayuwazuf]
[img]http://fragrance-direct.info/bigarrow.gif[/img]

http://cloakedlink.com/nsayuwazuf <== VISIT THIS SITE TODAY (Up to[u] 80% Discount[/u] on select items)
[/url]



[size=1] IGNORE THIS----------------------------
[url=http://lucasbuckley157.vox.com/library/post/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts.html] Order Salvia Affordable Online [/url]
[url=http://sites.google.com/site/buysalviacheaponline/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia-cheap-salvia-shops-purchase-salvia-divinorum-40x-extracts] Buy Salvia Extract Inexpensive Online [/url]
[url=http://wheretobuysalvi.livejournal.com/463.html]Order Salvia Extract Affordable Online [/url]
[url=http://buysalviacheap3.blogspot.com/2010/01/buy-salvia-cheap-online-purchase-salvia.html]Buy Salvia plant Affordable Online [/url]

Saguenay chesapeake teeth whitening tooth whuitening tooth whuitening Leduc [url=http://teethwhiteningstripsreviews.info] tooth whitening strips reviewed[/url] Durham Buffalo teeth whitening product reviews Maroochydore teeth whiten9ing Norfolk teeth whitemning Northern Marianas Islands Laval toothh whitening teeth whitening westminster new york city tooth whitening Dominica teeth whitening brands Guyana

[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height improvement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/

[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/

[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care advice[/url] - http://provenskincareadvice.info/

[url=http://getrichgambling.info/]get money gambling[/url] - http://getrichgambling.info/

[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreak[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/

[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]cure premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO

[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]3g mobile phones on sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO

[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] internationaloddities scam[/url]

[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]reviews of dro bud [/url]

Oi Márcia!!!
Perseverança...está anotada na minha lista de desejos para esse ano!! Vou procurar ser mais insistente naquilo que realmente quero!!
Esse texto é o meu primeiro incentivo!!
Bjs
Carla

hey


great forum lots of lovely people just what i need


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Hey Guys! Just wanted to say hello to the new community :). Thanks for letting me in! :D

Marcia..
como vc ta sumida!!
adorei esse texto, adoro a Martha,admiro mesmo,ela é mt sensata,e tem uma maneira muito clara de escrever, esse texto falou mt comigo hj, sobre coisas que estou buscando.
amei.
passa la no blog quando der.
bjks e boa semana!
dri

Hello Brothers

Looks 4 sure like www.blogger.com seems to be a staggering forum for me
I am pleased to have found it.


In the beginning just remember it was darked and then someone smiled! try this: Who stopped payment on my reality check? :


Lol!

Anybody have an interest in Kitchen Chemistry


Looking forward to a good long sojourn here!

Kansas,Herington

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos