Slideshow

terça-feira, 21 de junho de 2011

Morre aos 114 anos em Minas Gerais a mulher mais velha do mundo


Morreu na madrugada desta terça-feira (21), aos 114 anos, Maria Gomes Valentim. Conhecida como Vó Quita, ela foi considerada a mulher mais velha do mundo pelo livro dos recordes, o Guinness Book. Maria faleceu na Casa de Caridade de Carangola, município localizado a 250 quilômetros de Juiz de Fora. Ela deu entrada no hospital na tarde do último domingo, com o quadro de pneumonia comunitária aguda. Ontem, o estado de saúde dela piorou e teve início uma infecção generalizada. Maria completaria 115 anos no próximo dia 9. O reconhecimento da moradora de Carangola como a pessoa mais velha do mundo ocorreu em maio deste ano pelo Guinness. A mineira que nasceu no dia 9 de julho de 1896, havia desbancado a americana Besse Cooper, que detinha o título de mulher mais velha do mundo.
                          Vó Quita completaria 115 anos no próximo dia 09

A mulher era descrita pelas pessoas que conviveram com ela como uma pessoa de temperamento forte e devota de Nossa Senhora Aparecida. Ela teve apenas um filho, que morreu aos 75 anos e deixou 4 netos, 7 bisnetos e 5 trinetos. Segundo Jane Ribeiro Moraes, 63, uma das netas que cuidavam diariamente da idosa, ela dificilmente tomava medicamentos e tinha predileção por feijoada e empada de frango, “com bastante pimenta”. Para Marina Fernandes, uma das cuidadoras contratadas pela família, dona Quita era uma pessoa “tranquila, mas que queria fazer tudo”. Questionada sobre a longevidade da avó, a neta Jane repetiu uma fase que diz sempre ter escutado da idosa. “Ela fala que vive muito porque sempre cuidou apenas da vida dela e nunca da vida dos outros”. A neta também destaca a alimentação de Vó Quita. “O pai dela morreu com quase cem anos. Mas eu atribuo isso [longevidade] ao fato de ela se alimentar muito bem”.

Márcia Canêdo


Fonte: Jornal Tribuna de Minas e Site Uol 
Imagens: Tribuna de Minas

By JORNALISMO ANTENADO with 4 comments

4 comentários:

Espero que a Vovó Quita tenha sido feliz.

Abs

Oii amiga!!
Ela foi uma pessoa admirável e um exemplo de vida pra nós todos,realmente uma grande perda,ela deve ter visto muiiita coisa nesse tempo que Deus permitiu que ela ficasse entre nós, e foi muiiiiito tempo mesmo,agora ela descansa em paz longe dessa crueldade que está diante dos nossos olhos todos os dias !
Bjsss!!

Verdade , que ela enfim descanse em paz. . Acho 114 anos tempo demais pra se viver sabia?! Ainda mais nesse mundo louco que temos hoje....

Beijos no coração de todos e obrigada pela visita

Márcia Canêdo

E ainda comia feijoada! :-)

Cesar

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos