Slideshow

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Arqueólogos egípcios descobrem tumba de construtores das pirâmides

Novidade arqueológica: descobertas tumbas de construtores das pirâmides no Egito


O achado ajuda a entender como vivia e comia o povo na região do Egito há mais de 4.000 anos.De acordo com o pesquisador, trabalhadores não eram escravos como se pensava. Arqueólogos egípcios descobriram um grupo de novas tumbas de trabalhadores que construíram as pirâmides, abrindo espaço para entender a forma como eles viviam e comiam há mais de 4.000 anos. A revelação foi feita no domingo, 10 de janeiro pelo departamento de antiguidades do país.
As tumbas são pertencentes à 4ª dinastia, entre os anos 2.575 a.C. e 2.467 a.C., quando as Grandes Pirâmides foram construídas, segundo o diretor do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Zahi Hawass.As primeiras tumbas de trabalhadores que construíram as pirâmides foram encontradas nos anos 1990 e, junto com as novas descobertas, indicam que os trabalhadores não eram escravos, como se pensava anteriormente.
"Essas tumbas foram construídas ao lado da pirâmide do rei, o que indica que essas pessoas não eram escravas, pois não poderiam ter construído suas tumbas dessa forma", disse Hawass. As tumbas eram usadas para trabalhadores mortos durante a construção.

As evidências encontradas apontam que aproximadamente 10 mil trabalhadores atuaram na construção da pirâmides e eles comiam 21 bois e 23 ovelhas que eram enviados diariamente para eles por fazendas do norte.



Fonte: http://www.globo.com/

Interessante é como a história contada durante uma vida inteira pode mudar a partir de uma descoberta como essas. Acho que essa é a motivação dos historiadores, principalmente os que fazem especialização em arqueologia. A história do Egito sempre me interessou muito. Acerca das Pirâmides, então,  é desnecessário falar  em como a mente de uma criança "viaja" ao imaginar como elas foram construídas .

Nossos   professores nos ensinam que elas foram construídas pelos escravos, o que seria compreensível pela época. Bom, segundo as descobertas feitas pelos arqueólogos egípcios, se as tumbas dos construtores se encontram próximas às  pirâmides, significa que não poderiam ser de escravos. Portanto, apesar da existência de escravos, não eram confiadas a eles as tarefas de edificação das Pirâmides. Uma questão, no entanto, ainda após essa descoberta, não deixa meu pensamento: independente da classe de pessias que tenha  construído as últimas moradas dos Faraós, grandes monumentos, feitos em blocos de granito de encaixe perfeito, pesando toneladas, como se deu a sobreposição e içamento dos tais blocos??

As pirâmides tinham a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences, suas jóias, objetos pessoais e outros bens materiais. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Segundo livros de história, os engenheiros, que deveriam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados. Os egípicios eram grandes conhecedores da ciência da matematica, sua herança advinda de outras civilizações mais antigas. Os mistérios que envolvem o Egito, porém, estão longe de serem, por completo, desvendados. O que, de certa forma, é natural, se levarmos em consideração que estamos tratando de uma  das civilizações mais antigas e importantes da História Universal.

Márcia Canêdo 

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

17 comentários:

MÁRCIA:

Voce Leu "ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS" .. ???

Do Erich Von Däniken, um Escritor Suiço, que o escreveu bem há uns 40 anos atrás, creio que em 1968 ou 1969 .. ??

Se não me engano ele o escreveu até mesmo antes da APOLO 11, ou seja, da chegada do Homem à Lua ...

Pois é .... lá em seu livro, tudo, absolutamente tudo isso é explicado ...

Como muita gente sabe, lá no Dihitt inclusive, fui da Maçonaria durante 20 anos, cheguei ao Grau 22 .. ( de 33 possiveis ... o meu sogro é Grau 33 ... é MAÇOM há 40 Anos .. ) ... ja a deixei há 11 anos ....

Somos oriundos de Simios, macacos, Rhesus, de uma especie mais inteligente, em cruzamente com seres Extra Terrestres ... Acredite voce ou não .. !!

Sim .... realmente OS DEUSES ERAM ASTRONAUTAS ...

Existem provas mais do que concretas disso ... e a Maçonaria, e outras ordens Fraternas, Rosa Cruz (A.M.O.R.C.), Gnose, e outras Irmandades, explicam e comprovam tudo isso ....

Belissimo Post ... !!!

Grande beijo no coração e fique na PAZ

De seu amigo

Luiz Guénz

LUIZ GNZ

blogluizgnz.blogspot.com

Alphaville - Barueri - SP - Brasil

Marcia

Muito interessante a sua postagem!!!

E grande a descoberta de que as piramides não foram construidas por escravos.

beijnhos

joana

Márcia,

Parabéns pelo post, magnífico!

Esta grande descoberta não é novidade para mim, pois já tinha conhecimento deste facto!

Bjs,

FrancK

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Márcia

Esta reportagem apresenta mais informações para serem analisadas com as anteriores. Interessantes diálogos irão ocorrer.

Parabéns pela trabalho que você em seu blog.

Um abraço.

Nelson

Olá amiga Márcia, excelente postagem. Realmente aprendi que as pirâmides foram construídas pelos escravos, agora é descoberto que não eram escravos e sim trabalhadores, bem vão ter que mudar os livros.

Bjão.

OI Márcia!!

Um assunto que muito me interessa!! Mas, se eu não me engano, há teorias de como foram construídas as pirâmides, e qual sistema de edificação foi utilizado. Por esses dias trago aqui algumas fontes.

Bjs!

Olá Márcia,

Sem dúvida uma notícia muito curiosa, como você mesmo disse, tal notícia de repente muda uma informação que é ensinada a décadas!

Isso é o lado legal do aprendizado: a cada dia aprendemos mais e revemos muitos de nossos conceitos.

Ótimo post!
Beijos.

que ótima notícia,parabéns a arqueologia que nos traz novas descobertas e podemos devendar o passado ,a paz

Olá Márcia,
Gosto muito desse tipo de descobertas; mas falando como leigo, é dificil acreditar que consigam informações tão minuciosas como a quantidade de bois e ovelhas que os trabalhadores comiam por dia.
Acredito em descobertas feitas a partir de escritos encontrados e documentos da época.
Apesar de considerar e respeitar muito a arqueologia, sociologia e antropologia, algumas coisas que eles dizem me deixam com muitas dúvidas quanto à sua veracidade.

Um forte abraço!

Ótimo post, interessantíssimo!
Agora as editoras vão ter que mudar o conteúdo dos livros.
Bjs

Amiga Márcia,

A descoberta é interessante e penso que abre novas discussões e não derruba - pura e simplesmente - o que foi escrito e fundamentado até aqui.
Se pegarmos o livro do
Gênesis (46 a 50) e ainda o 1º capítulo do Livro do Êxodo, constatamos que houve a mudança de tratamento para com o povo hebreu, de imigrantes e amigos do Faraó, para escravos com a assunção do seu sucessor.
Neste caso, a descoberta recente não invalidaria a tese das pirâmides terem sido construídas por escravos. Vejo como ratificação da condição primeira, a qual os construtores viviam como povo livre e apenas trabalhadores. Após, passando à condição de escravos.

Abraço do amigo,

Antonio

Olá, amiga Márcia. Li seu texto há algum tempo e só agora consegui vir aqui comentar. Parabéns, muito bom mesmo.
São essas descobertas e estudos que mostram o nosso caminho evolutivo. Interessante como somos,hoje, capazes de descobrir parte do passado através dos "rastros" deixados pelas civilizações antigas, assim como deixamos nossa marca para as que virão e o que hoje nos parece ultra moderno lhes parecerão rudimentar.
Beijos
Bel

Muiiiiito interessante. Eu acho que a riqueza do passado, coberta por centenas de anos e terras, sempre vai surgir novamente para recontar a historia do homem.

Belíssimo post,informativo e elucidativo, é por isto que gosto da arqueologia, pois sempre estão nos dando dados novos para história, desvendando mistérios.
Parabéns amiga.
Abraços forte

Olá Marcia!

É realmente muito interessante essa descoberta sobre os trabalhadores que construiram as pirâmides,esse assunto ainda deixa muito mistério no ar! eu andei dando uma pesquisada sobre este assunto,achei um site que fala sobre o que os pesquisadores supõe como teriam sido erguidas as pedras das pirâmides,se lhe interessar,segue endereço:
http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287866.shtml

Um GRANDE abraço da Kacal.

Olá Márcia!

Todas estas descobertas são fascinantes, porque nos permitem estar cada vez mais perto das realidades dos nossos antepassados. Eu já tinha lido alguns artigos sobre o assunto, mas é sempre um prazer ler mais alguma coisinha.

Excelente artigo.

Beijinhos
Luísa

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos