Slideshow

sexta-feira, 8 de março de 2013

A Presença da Mulher no Espiritismo

Por motivos que extrapolam a própria formação do planeta – na polaridade masculino/feminino dos ocidentais ou Yin e Yang do tradicional conhecimento oriental, o pólo menos valorizado foi o que corresponde à mulher e em muitos recantos do planeta continua sendo uma realidade. Até na mitologia religiosa da Gênese humana a mulher é tida como um apêndice, pois foi criada a partir de uma costela do Adão (figura que simboliza o início da raça adâmica). Aspectos mitológicos à parte, nosso interesse é a respeito do que a mulher dita moderna pode fazer por si própria e pela condição espiritual de encontrar-se hoje habitando um corpo feminino com todos os seus direitos e obrigações. Que fique bem claro: com todos seus direitos plenamente exercidos e obrigações cumpridas de forma voluntária.

Primeiro vamos ver um pouco da parte histórica da mulher:

A mulher no Antigo Testamento: Na Bíblia a mulher é sempre inferior em relação ao homem, obviamente um comportamento que denota um ‘desvio de rota’ debitado à mentalidade dos homens em nada se relacionando à vontade de Deus. Naquele tempo, a sociedade era organizada de forma extremamente machista  e a mulher está retratada no Livro Sagrado quase sempre como uma personagem inexpressiva.O patriarcado, que é o reconhecimento dos direitos do pai sobre sua família, servos, mulher e propriedade, deu ao homem, detentor da força bruta, física, também o poder sobre suas mulheres: poder de vida e morte.

O Novo Testamento - Cristo e as mulheres: Também no Novo Testamento a presença austera e sufocante do patriarcado se faz notar, por exemplo, no tratamento dispensado a Madalena, que fora confundida e retratada posteriormente como prostituta, sendo que, em nenhuma passagem dos evangelhos,isto se verifica. Essa confusão persiste até os dias de hoje, e devesse muito mais à tradição oral e o nível de educação e conhecimento das palavras do Novo Testamento pelas pessoas, em geral. A história registra em vários outros momentos que, quando uma mulher incomodava por demais, a maneira de ‘exterminá-la’ era denegri-la moralmente,rebaixando-a para a condição de herege, prostituta ou bruxa. As fogueiras da Inquisição que o digam. Jesus subverteu o tratamento dispensado às mulheres que O seguiam, tornando-as suas amigas, discípulas, seguidoras. Entre essas estavam mulheres comuns, enfermas ou pecadoras, e Jesus concedia-lhes a mesma atenção e os mesmos direitos que lhes eram negados pelos homens.

A mulher na Doutrina Espírita : E em relação à Doutrina Espírita, qual é o papel que esta reserva às mulheres? Haveria algo semelhante a uma Teologia Feminista dentro da perspectiva espírita? Em comparação com as demais religiões conhecidas dentro da tradição judaico-cristã, ela não segue a tendência das demais em atribuir às mulheres o papel de submissão, ou relegá-las ao silêncio dentro dos locais de culto, os centros espíritas. É, pois, uma doutrina muito mais liberal em relação às mulheres.
O que justifica essa atitude é justamente um dos pilares que a sustentam, ou seja, a crença na palingenesia, ou a lei do eterno retorno (reencarnação), o que, segundo sua crença, dá a oportunidade do espírito, imorredouro, estar num ou noutro sexo. Como explica as perguntas 201 e 202 de O livro dos Espíritos. P. 201. “O espírito que animou um corpo de um homem, em uma nova existência, pode animar o de uma mulher, e vice-versa?” – “Sim, são os mesmos Espíritos que animam os homens e as mulheres”.
P. 202 “Quando se é Espírito, prefere-se encarnar no corpo de um homem ou de uma mulher?” –“Isso pouco importa ao Espírito; ele escolhe segundo as provas que deve suportar. Os Espíritos se encarnam homens ou mulheres porque eles não têm sexos. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhe oferece provas e deveres especiais, além da oportunidade de adquirir experiência. Aquele que fosse sempre homem não saberia senão o que sabem os homens”.

Neste sentido defende que não seríamos homens ou mulheres e sim que estaríamos como homens ou mulheres, entendendo-se que para a completa evolução intelectual e moral do ser humano, teríamos que experimentar as dores, os prazeres, as limitações de ambos os corpos sexuados, uma vez que o espírito não tem sexo. Estar num corpo sexuado, é, segundo a visão espiritista, uma aprendizagem necessária para a evolução do espírito que é eterno, em contraste com a vida corpórea que é perecível e passageira.
A filosofia e a moral espírita conclamam à liberdade e igualdade de direitos, pois o Espírito é dotado da faculdade de progredir, da faculdade do livre-arbítrio e da ciência do bem e do mal, não importando se este está encarnado num corpo de homem ou de
mulher.
Para a doutrina espírita, não há, portanto, distinção entre homens e mulheres, entendendo que Deus não relegaria as mulheres a uma posição de inferioridade baseada no ‘determinismo sexual’, como tantas vezes utilizado como justificativa para a ‘natural’ assimetria de poder e de oportunidades entre os dois sexos, naturalização das desigualdades, de toda discriminação, preconceito e violência que se cometeu, e ainda se comete contra as mulheres.
A natural justificativa para as desigualdades criadas socialmente para ambos, encontrou diversas justificativas, tanto as ‘científicas’, como na sentença de Freud em relação às mulheres quando diz: ‘anatomia é destino’, assim como nas justificativas de‘ordem divina’, protagonizado pelo patriarcado que incrementou o discurso religioso para oprimi-las e silenciá-las.
Na compreensão da doutrina espírita, entende-se que os excessos e abusos cometidos contra as mulheres são desvios de conduta pelo mau uso do livre-arbítrio, sustentando ainda que as mulheres não são as pecadoras, nem as infiéis, nem amorais, fracas, ciumentas, infantis ou vingativas, como entendidos no tratamento e na visão que se tinha delas na leitura dos textos bíblicos e na conduta do sacerdotado das igrejas cristãs em geral.
Os pressupostos que a sustentam: o da pluralidade dos mundos e das existências,dizem que a matéria é subordinada à vontade e às necessidades do espírito em constante evolução. Isso tem um alcance mais libertário em relação à mulher, pois se o espírito não tem sexo, tem-se na pluralidade das existências, igual chance de encarnar neste ou noutro corpo, não havendo, pois, prerrogativas de poder entre ambos. Para a doutrina espírita, todos são valorados em espírito, pois é ele quem progride, e não o corpo físico. É o espírito que, sendo eterno, único e indestrutível, é avaliado pelo bem que fez ou deixou de fazer, não importando em que corpo esteve ‘aprisionado’ em seus anos terrestres. Esclarece que é necessário para a evolução dos seres a reencarnação tanto num corpo físico de um homem ou no de uma mulher. O Espírito como realidade eterna está em constante evolução, para tanto deverá buscar o equilíbrio entre estas duas polaridades – a masculina e a feminina. Acreditamos que essa visão mais tolerante em relação ao sexo feminino, tem também outra explicação que não somente a realidade do espírito. Essa igualdade de funções e de papéis dentro da doutrina espírita reside na maneira pela qual ela se organiza estruturalmente, pois não tem uma classe sacerdotal organizada – prerrogativa de poder para os homens, o que libera as mulheres dos falíveis dogmas humanos, para a livre aceitação do trabalho e dos estudos. A situação das mulheres de outras denominações religiosas, que não têm os mesmos direitos à hierarquia do poder em suas igrejas, nem nas decisões humanas tomadas no seio da comunidade, é distinta, como sabemos.

A doutrina adota em sua moral religiosa o princípio cristão do ‘amai-vos uns aos outros’, lembrando a seus adeptos da necessidade do estudo, pois é através deste que se pode atingir as condições de aperfeiçoamento. No Evangelho Segundo o Espiritismo, o
Espírito da Verdade, assim se manifestou aos adeptos: Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instrui-vos, eis o segundo.” A importância dada aos estudos é notória quando observamos, nos primórdios desta doutrina, os nomes que ladearam o trabalho do Codificador. Eram artistas, literatos, astrônomos, filósofos, pensadores e cientistas, do peso de Victor Hugo, Ernesto Bozzano, Leon Denis, Camille Flammarion,  entre outros.
São de Flammarion – amigo de Kardec estas palavras escritas em Urânia, em que relata um mítico diálogo entre ele mesmo e a musa da astronomia, que, ganhando voz diz ao astrônomo: Saiba você que o Estudo é a única fonte de todo o valor intelectual. E o conhecimento do coração humano conduz à indulgência e à bondade; jamais sejas nem pobre e nem rico, livra-te de toda a ambição e assim de toda a servidão. Sê independente! A independência é o mais raro dos bens e a primeira condição de toda a felicidade (FLAMMARION [1889], 2004, p.39)
A doutrina espírita, portanto, antes de separar corpos e pessoas em função de seus diferentes sexos, raça ou origem, os une em Espíritos que, anseiam pela igualdade em evoluir conforme a lei de progresso e evolução, que, segundo sua crença, sujeita à todas e todos, indistintamente.




Quem são elas?

Elas sorriem quando querem gritar.
Cantam quando querem chorar.
Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas.
Elas brigam por aquilo que acreditam e se levantam contra a injustiça.
Não aceitam um não como resposta quando acreditam que há uma solução melhor.
Elas andam sem sapatos novos para que suas crianças possam tê-los.
Vão ao médico fazer companhia a uma amiga assustada...
Amam incondicionalmente...
Choram quando suas crianças adoecem e se alegram quando ganham prêmios.
Seus corações se quebram quando um amigo ou familiar morre, mas são donas de uma força descomunal quando nem elas mesmas acreditam que ainda hajam forças.
Sabem que um abraço e um beijo podem curar um coração quebrado.
Estão nas salas de aulas, dando as primeiras lições à infância; nos hospitais, amparando enfermos e nos esportes, arrancando aplausos.
Multiplicam-se em orfanatos, velhanatos, sanatórios e albergues, socorrendo e amparando com suas mãos operosas...
Podem ser encontradas também na lavoura, arando a terra, distribuindo sementes e fazendo a colheita...
Se a enfermidade as visita, ainda assim não se revoltam nem se desesperam. Suportam as dores com resignação e coragem.
Quando abandonadas, lutam sozinhas, sofrem caladas e dão a volta por cima.
Machucadas, escondem as feridas, disfarçam a dor e seguem em frente.
Elas estão em todos os lugares do mundo...
São de todos os tamanhos, todas as cores e formas...
Elas são as mulheres...
Elas irão dirigir, voar, andar, correr ou lhe mandar um e-mail, para mostrar o quanto se importam com você.
Uma mulher faz mais do que dar a vida. Ela traz alegria e esperança e seu coração faz o mundo girar...
As mulheres são adeptas da compaixão e sabem cultivar ideais...
A mulher, tão desprezada pelo homem ao longo dos milênios, hoje assume o lugar que lhe pertence nos cenários do mundo.
Agora o homem reconhece que, se ele é o cérebro, a mulher é o coração. O cérebro produz luz, o coração, o amor.
A aspiração do homem é a suprema glória, a aspiração da mulher, a virtude extrema. A glória traduz grandeza, a virtude traduz divindade.
O homem é capaz de todos os heroísmos e a mulher é capaz de todos os martírios. O heroísmo enobrece e o martírio sublima.
Se o homem é um oceano, a mulher, um lago. O oceano tem a pérola que o embeleza, o lago tem a poesia que o deslumbra.
Enquanto o homem é a águia que voa, a mulher é o rouxinol que canta. Voar é dominar o espaço, mas cantar é conquistar a alma.
O homem tem um farol: a consciência; a mulher tem uma estrela: a esperança. O farol guia, a esperança salva.
Enfim, o homem está colocado onde termina a Terra e a mulher, onde começa o Céu.
E por mais que o homem seja forte e invencível, enfrente ventos e tempestades, é nos braços de uma mulher que ele procura paz e segurança.

Redação do Momento Espírita com base no texto Mulheres, de autor desconhecido e em poesia de Victor Hugo.

Referência:  Revista Brasileira de História das Religiões – Ano I, n. 3, Jan. 2009 - Dossiê Tolerância e Intolerância nas manifestações religiosas

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

1 comentários:

FÓRUM ESPÍRITA. Assista: http://www.youtube.com/channel/UCkGnJ9lQZw5JbLS6S2_l7nA

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos