Slideshow

sábado, 27 de março de 2010

A ARCA DE NOÉ (Versão Brasileira)

Bom, depois de um dia de cama, um diagnóstico feito pelo médico como gastrointerite (a famosa virose que vem atacando todo mundo) ,  medicada e procurando voltar a "vida" novamente  , consegui vir preparar a crônica nossa de todo sábado...rs Nesta semana escolhi um texto que a primeira vista  poderia ser considerado de comédia, mas se bem refletido mostra que de de nada tem de piada, ao contrário reflete uma triste realidade em nosso país. Espero que gostem.  

A ARCA DE NOÉ (Versão Brasileira)

Um dia, o Senhor chamou Noé que morava no Brasil e ordenou-lhe:
- Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que o Brasil seja coberto pelas águas. Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal. Vai e constrói uma arca de madeira. No tempo certo, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.

Noé chorava, ajoelhado no quintal de sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:

- Onde está a arca, Noé ?

- Perdoe-me, Senhor suplicou o homem.

Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas: Primeiro tentei obter umaLicença da Prefeitura, mas para isto, além das altas taxas para obter o Alvará, me pediram ainda uma contribuição para a Campanha para eleição do prefeito.

Precisando de dinheiro, fui aos bancos e não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas Taxas de Juros ...

O Corpo de Bombeiros exigiu um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar, subornando um funcionário. Começaram então os problemas com o IBAMA e a FEPAM para a extração da madeira.
Eu disse que eram ordens SUAS, mas eles só queriam saber se eu tinha um " Projeto de Reflorestamento " e um tal de " Plano de Manejo ".

Neste meio tempo eles descobriram também uns casais de animais guardados em meu quintal ... Além da pesada multa, o fiscal falou em " Prisão Inafiançável" e eu acabei tendo que matar o fiscal, porque, para este crime, a lei é mais branda.

Quando resolvi começar a obra, na raça, apareceu o CREA e me multou porque eu não tinha umEngenheiro Naval responsável pela construção. Depois apareceu oSindicatoexigindo que eu contratasse seusMarceneiros com garantia de emprego por um ano.

Veio em seguida a Receita Federal, falando em " Sinais Exteriores de Riqueza " e também me multou.Finalmente, quando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente pediu o " Relatório de Impacto Ambiental " sobre a zona a ser inundada, mostrei o mapa do Brasil. Aí, quiseram me internar num Hospital Psiquiátrico!

Sorte que o INSS estava de greve...

Noé terminou o relato chorando, mas notou que o céu clareava perguntou:

- Senhor, então não irás mais destruir o Brasil?

- Não! - respondeu a voz entre as nuvens

- Pelo que ouvi de ti, Noé, cheguei tarde!

O governo já se encarregou de fazer isso

Fonte: Autor desconhecido, retirado de arquivo pessoal

Me respondam agora depois desse desfecho: o tema do texto é uma comédia ou um drama vivido pelo Brasil?! A meu ver o autor conseguiu expressar a realidade que vivemos. A eterna burocracia onde até para ser atendido em um simples posto de saúde o cidadão tem que já chegar quase desfalecendo se quiser ser atendido, e ainda assim claro ficar depois de horas esperando.

Absurdos a parte, maracutáias e o famoso "jeitinho brasileiro" de conseguir as coisas. Triste  e verdadeiro não é mesmo?!  O pior é que o povo mesmo reclamando, dizendo nunca mais votar em fulano de tal e que beltrano vai dar jeito neste país, acaba se acostumando aos escândalos e vendo os mesmos se repetindo num círculo vicioso que deixa a muitos indignados. 

Como fazer para mudar esta situação?! Primeiramente deixando de ser coniventes , se está claro que as esferas de poder precisam de renovação, mostremos aos políticos que podemos colocá-los e tirá-los de seus cargos. Se nos cansamos de ser coagidos a pagar proprina para conseguir algo que seria de nosso direito, que ao invés de se calar, busquemos os órgãos responsáveis para denunciar. A imprensa meus amigos não serve apenas para nos informar através dos jornais e revistas, mas também  tem responsabilidade moral de ser a voz da sociedade. Portanto use e abuse dos meios de comunicação sempre que tiver conhecimento de algo ilícito.

Enfim, este país que o Noé do texto descreveu é nossa atual realidade, porém não significa que deva ficar assim eternamente .... a mudança está na minha, na sua , nas nossas mãos!

Márcia Canêdo  

By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

12 comentários:

Olá Márcia querida!
Realmente a história do Noé no Brasil poderia ter sido bem esta descrita... ;-) rsrs
Falaste tudo... no Brasil parece que os escândalos são constantes e que a impunidade impera.
Porém a nossa sociedade não pode ficar acomodada e aceitar estes absurdos. Devemos sempre denunciar e reclamar. Fazer "panelaços" quando vemos absurdos (e não protestar só quando a globo manda).
Adorei a postagem querida. Estás de parabéns!
Forte abraço, Fernandez.

Oi,
Márcia,
amiga super bem bolado o post e infelizmente não é uma comédia é a nossa triste realidade.
Beijão no seu coração e fica com Deus

Matcia amiga, este é o Brasil e que poderemos esperar, seu texto cai muito bem mesmo, pois o grande X é que o povo só sabe mesmo falar, não exerce o poder de cidadão, culturalmente não sabe o que é cidadania.
Abraços forte

Essa é a realidade brasileira. O pior é que não são só os políticos que roubam, a população em geral sempre que tem uma oportunidade fica com o dinheiro da União, o órgão mais roubado é o INSS, a grande maioria dos familiares dos segurados não comunica o óbito e vai recebendo as parcelas até ser pego e em muitos lugares são orientados pelas funerárias que querem receber a sua parte. Eu sei disso porque trabalho na prevenção à fraude.

Marcia, como voce conseguiu colocar algo tão engraçado se deve estar com dores horriveis na barriga?!!! Eu já tive esta doença 3 vezes e da primeira vez o medico disse que foi milagre eu sair viva de tão mal que fiquei! kkkkkkkkkkk

Eu passei o link para duas amigas que conhecem muito bem essas encrencas! Nossa... isso tudo é verdade. Para tentar fazer alguma construção residencial em lugar que era rural é tanta burocracia que, provavelmente, muitos desistem antes mesmo de erguerem algum prédio.

Outro dia mesmo, noutro post, acho que do Francisco, falávamos sobre Compensação Ambiental. Viu?!

Pensa que é fácil cortar alguma arvore que representa ameaça na calçada de sua casa?! Pode ir até preso! Este ano um galho quebrou na frente da casa de minha irmã, caiu num cabo elétrico e com isso deu um curto e a árvore pegou fogo colocando em risco a casa de minha irmã. Quem pensou que foi facil resolver aquele acidente se engana! Como a light, nem Defesa Civil chegavam, os moradores foram obrigados a darem um jeito. E o Condomínio ficou o dia inteiro sem luz, felizmente nada demais aconteceu com a casa dela.

Ufaaaaaaaaaa....

Para quem tava dodói o Santo da Inspiração lhe bateu forte.

Amiga, força. Faça dieta por uma semana, mesmo se sentindo melhor.
Coma fruta. Pera faz super bem.

BEIJOS

Márcia,

Faltaram algumas coisinhas para acabar de vez com o Noé: a cobertura da Globo, ora perguntando quando a arca ficará pronta, ameaçando voltar para ver se o prazo foi cumprido; ora acusando e confundindo a cabeça do Noé de estar construindo algo que vai de encontro aos interesses da população; o MST invadindo o espaço onde seria construída a arca; o atravessador que arranjaria a madeira e até os animais que faltavam para a arca.

Morri de rir e até lembrei de um email que recebi, contando que o Bin Laden veio ao Rio de Janeiro para destruir um monumento importante. Só que levaram-no para algumas comunidades estranhas, aplicaram-lhe o famoso "sapeca Iaiá", que ele foi embora rapidinho, fazendo-o pensar que terrorista para ele era "fichinha" se comparado aos horrores passados.

Abraço do amigo,

Antonio

Puxa, aqui não tem tradutor... queria que meu love pudesse ler isso!
Coloca vai!

Parabéns pra você, e claro pro autor, porque é um fato real com um forte toque de comédia. Mas, o Brasil é isso aí, dizer mais nada não.

um abraço,

Herminio Neves.

Olá querida! Obrigada por seguir meu blog de scraps, o Adoce a Vida.
Eu havi desativado os comentários, mas já estou ativando novamente!!

Apareça quando puder, e se quiser enviar textos e poemas fique a vontade... Lá tem um link especial para envio de poemas.

Abração
Vanda

Olá querida! me segue no meu blog bjoss

Olá querida Márcia,

Infelizmente esse cômico texto na verdade mostra uma trágica realidade no Brasil; além disso, mostra o quão associado a coisas negativas está o "jeitinho brasileiro". Era para ser um jeitinho especial de resolver as coisas, mas já está totalmente ligado a resolver com mutretas.

Espero um dia que essa realidade mude.
Beijos.

Olá, Márcia.
Que coisa, né. O Brasil é um país lindo, que tem características inesquecíveis, mas tão mal governado...
A falta de escrúpulos torna essa maravilha de país em triste espetáculo de corrupções e crimes, sufocando suas belezas. Mas a nossa esperança está na forma como vamos educar nossos filhos, tornando-os mais conscientes. Mas não basta ensinar por meio das palavras, precisamos demonstrar por meio de bons exemplos.
Excelente postagem.
Beijos
Bel

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos