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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Inclusão e Exclusão Digital - Problemas da sociedade pós-moderna


Desde o início do século a exclusão digital é algo que traz implicações na sociedade moderna... também chamada de sociedade do conhecimento e das novas descobertas. Essa sociedade foi responsável pela descoberta de vacinas, satélites mandados a estudar outros planetas e também foi nela que as diferenças sociais mais uma vez se destacariam além dos fatores de falta de dinheiro. A desigualdade social entra na Era Digital, num momento onde a aquisição de conhecimento é fundamental para o aumento da produtividade e que se reverte no final em poder.



Sejam por motivos sociais, econômicos, políticos e/ou culturais, o acesso às vantagens e benefícios trazidos por essas novas tecnologias de informação e comunicação não atinge a sociedade como um todo.  A grande massa fica restrita a buscar meios de não ficar pra trás nessa busca pelo “poder que o mundo digital proporciona”. A falta de uma infra-estrutura de telecomunicação é um fator critico de fracasso no processo para minimizar a exclusão digital. O crescimento do número de usuários de internet no Brasil deve-se à maior oferta do número de linhas telefônicas e ao tempo em que contribui para que o número de linhas em serviço se ampliasse. Agregado a esse fato não podemos nos esquecer que nos dias de hoje acessamos a rede de qualquer lugar, já que aos modelos de celulares a cada dia são agregados artefatos que facilitam mais essa facilidade. Tornamos nesse caso a cair no fator dinheiro, já que apenas modelos mais atuais possuem esse tipo de funcionalidade e vale lembrar que o serviço é pago. 

A Folha Online publicou em dezembro de 2009 uma reportagem que reforça a ideia de que inclusão digital não está relacionada somente com o provimento de infraestrutura, mas vai, além disso. A reportagem com o título “Despreparo faz computador e internet serem subutilizados nas escolas” faz referência a uma pesquisa realizada em 400 escolas públicas de 13 capitais brasileiras. A pesquisa aponta que cerca de 98% das escolas possuem computador e 83% possuem Internet banda larga, no entanto, toda essa infraestrutura não é aproveitada para a potencialização do processo educacional sobretudo por falta de instrução dos professores:“A formação inicial não prepara os professores para isso. Você precisaria combinar a disponibilidade dos recursos com a melhor formação para que a tecnologia fique a serviço da aprendizagem dos conteúdos escolares”, explica Ângela Danneman, diretora executiva da Fundação Victor Civita, responsável pela pesquisa. A pesquisa ainda aponta que 74% dos professores entrevistados afirmaram que não possuem preparação adequada para utilizar o computador como ferramenta pedagógica.


As telecomunicações estão numa disputa tão acirrada por manter seus usuários depois do direito de “portabilidade”, onde as empresas foram obrigadas a deixar as pessoas escolherem se querem ou não manter-se usando aquela operadora, que criam promoções malucas em campanhas publicitárias cada vez mais voltadas à comédia num clara demonstração de desespero   . O problema da exclusão digital, portanto não está no computador, nem na internet, não está no programador, e muito menos no Bill Gates um dos grandes responsáveis pelos avanços no setor da informática. O problema está no ser humano, e isso se deve por gostarmos de tudo que é mais fácil, mais prático, mais rápido, nos deixamos levar pela máquina, sejam pelos prazeres que nos são oferecidos ou pelas facilidades de pular etapas. Não podemos deixar de ter em mente que a informática é um instrumento para se chegar a um fim, e não o próprio fim a ser alcançado. 

A capacidade que desenvolvemos em milhões de anos de viver em sociedade e nos relacionarmos uns com os outros é algo que deve ser preservado acima de qualquer coisa. Independente, portanto de ser parte da parcela da população ainda excluída desse mundo digital ou não, devemos sempre nos lembrar que todo meio novo terá benefícios e malefícios a nossa vida, nunca um irá acabar com o anterior, mas sim deverá ser por nós usados pra melhorar nossa vida em sociedade e não nos isolar da mesma.
Márcia Canêdo


By JORNALISMO ANTENADO with 13 comments

13 comentários:

Atualmente tem crescido muito o acesso em todos os níveis da sociedade, computadores vendidos a se perder de vista, internet mais barata, mesmo que de péssima qualidade, tem contribuido para uma maior inclusão digital da população. Mas todo essa inclusão não está sendo utilizada para trazer o ganho que se espera, pois mesmo com acesso as pessoas não tiram o melhor dessas tecnologias. Como citado no artigo, mesmo as escolas não aproveitam o potencial desta inclusão. A exclusão social que existe em nosso país, a grande diferença econômica existente entre nossas regiões também dificulta essa inclusão social e digital. É preciso que primeiro sejam incluídos socialmente , para então pensarmos em inclusão digital. Temos visto ações que atropelam a ordem lógica, querendo forçar esta inclusão digital e se esquecendo da social. Não adianta você dar um computador e internet e esquecer da qualidade da educação, não preparando os educadores para guiar o aluno, para este tirar melhor proveito desta tecnologia.
A tecnologia está aí para nos auxiliar, para ampliar as nossas capacidades e não para substítui-las, como toda ferramenta é preciso saber usar, senão acabamos sofrendo consequências.

Wilson França - SI - 7ºPeriodo - Uninorte

Concordo, sempre quando usamos a internet buscamos algo, alguns buscam humor, descontração, outros buscam estudo, apostilas, vídeo aulas, outros trabalham com internet, mas ela é só um meio para o fim que você está buscando. E hoje em dia, é fácil usar deste meio em nossa sociedade, como diz no post, a internet está em todos os lugares, celulares, tablets, notebooks e etc. Aqui no Acre, a internet está disponível numa nuvem que abrange quase todo o Estado, de graça!!! A exclusão digital existe e é um fato, mas não nos damos conta facilmente, pois no ambiente em que vivemos, mantemos mais contatos com aqueles que interagem neste meio, e sentimos falta somente destas pessoas que usam do artifício "internet" quando elas somem... Rodrigo Colombelli!

Como podemos perceber, a inclusão digital vai muito além de oferecer um computador para uma pessoa utilizar. É como presentear uma pessoa com um carro sem ela saber digirir. Para que o processo de inclusão digital venha a ser completo é necessário que seja haja todo um processo de disseminação do conhecimento que pode ser obtido através da informática. Os profissionais do governo necessitam inicialmente serem capacitados para poderem saber como ensinar as pessoas a extrair do computador todo o potencial que se pode alcançar através do bom uso deste equipamento e da internet.

Ricardo Emerson - SI - 7ºPeriodo - Uninorte

Concordo com o texto. As pessoas acham que a invasão dessa era tecnológica pode substituir as relações, a vivência e os costumes que construíram esta sociedade. Gosto também, quando a autora cita, as facilidades que nos proporcionam essas tecnologias: produtos, serviçõs e vantagens; Isto, temos que aproveitar de formar construtiva, da forma que agregue valores e não deprecie outros tantos. Outro ponto que chama a atenção, (citado em link de pesquisa realizada), é a falta de conhecimento e o despreparo de professores da rede pública de ensino no Brasil, de não terem a mínima capacitação para ensinar seus alunos a se inserir nesses processos de inclusão. A figura da mulher mostrando um super computador para criança, nos remete a imaginar que a mesma não terá o acesso desejável a esta tecnologia; E ela indaga-se: "e pra gente merendar, o que foi que veio?; prova também o despreparo dos nossos governantes quê, além de usarem o dinheiro de forma errônia (neste caso específico), fazem grandes aquisições de computadores e automaticamente os tornam obsoletos a um nível aceitável de ensino e para a realidade do ensino acadêmico dos professores que não os preparam para ministrar aulas com este tema.

Luan Afonso Sarkis - 7° Período de SI UNINORTE

É verdade, os governantes brasileiros sempre querem atropelar o tempo, na tentativa de corrigir os problemas da nossa sociedade, mas a ao meu ver a melhor opção ainda é o alto investimento em educação, outros países, como o Japão, provam que essa é a melhor saída. Agora quanto a falta de preparo dos professores temos professores em muitas áreas Lingua Portuguesa, Matemática, História, Sociologia, Filosofia, Geografia...até Educação Física - E Por que, não temos aulas de Informática com professores realmente capacitados formados em áreas da informática como Sistemas de Informação, Tecnologia em Redes de Computadores entre outros? Assim teríamos mais uma alternativa para os Egressos do curso de sistemas de informação que não querem seguir carreira de programador. Poderiam ir para sala de aula, com a intenção de não formar apenas meros usuários de Windows ou Facebook, mas sim usuários de computadores conscientes, que deveriam aprender por exemplo métodos de segurança, instalar seus softwares entre outros.

Antonio QM - Sistemas de Informação - 7º Uninorte.

São tantas as exclusões por que passam a sociedade brasileira que ao meu ver a exclusão digital é apenas um reflexo. Porque trato a exclusão digital como um reflexo? Porque se trata de um meio e não um fim. O Brasil, agora que acordou para a educação e viu que se existe pretensão de crescimento sustentado, este deve se basear na educação forte.
A era da Internet com todo o seu dinamismo e velocidade não vai suprir as grandes diferenças regionais, sociais e econômicas existentes no país.
Em resumo, deve-se valorizar a educação para que tenhamos professores bem preparados, alunos interessados e assim potencial gerador de mudança. Nesse panorama, a inclusão ou exclusão digital vai depender mais do interesse de cada cidadão.

Rafael de Melo Clemencio

Certamente, as principais causas da exclusão digital, primeiro custa dinheiro e nem todos poder pagar, segundo não há conhecimento suficiente dos usuários com e tecnologia e terceiro não há investimento suficiente para que os usuário se qualifiquem para usar a tecnologia, o usuário normalmente só aprende a usar o que acha interessante......Caio Marques!

Certamente, as principais causas da exclusão digital, primeiro custa dinheiro e nem todos poder pagar, segundo não há conhecimento suficiente dos usuários com e tecnologia e terceiro não há investimento suficiente para que os usuário se qualifiquem para usar a tecnologia, o usuário normalmente só aprende a usar o que acha interessante......Caio Marques!

A era digital não somente tras benefícios como também um alto índice de desigualdade social. Analise que uma produção em massa de tecnologia de ponta acaba de sair. Quem pagará por isso? Somente aqueles que estão no topo da pirâmide financeira e somente tempos depois quando esta tecnologia ja estiver defasada, chegará às mãos da parte mais carente da população, isto é, se chegar. Os governos devem investir com vontade para o incentivo à inclusão social, não somente em telecentros (localizados em pontos estratégicos) e em computadores em escolas (ensinando Windows e pacotes para escritório). Mas voltando ao assunto de exclusão e inclusão, a meu ver ainda é uma situação muito delicada que deve ter uma atenção redobrada daqueles que detém o poder.

Alisson Melo - Sistemas de Informação/7 Período - UNINORTE

Acredito que a inclusão digital vem sendo um foco dos governos nos últimos anos,pois já encontramos alguns programas sociais para isso,talvez ainda seja pouco mas temos um começo promissor.Já a exclusão digital é um pouco mais complexo,pois apesar de realmente existir grupos de pessoas que não tem acesso a esses programas,existi aqueles que não se interessam ou se recusam a experimentar algo novo.


Marcos Antonio da Silva

A internet tem sido uma ferramenta indispensável para a sociedade. Hoje em dia inúmeros usuários a utilizam para se conectarem aos seus negócios tanto dentro da empresa e também fora dela por meio de tablets, smartphone, Ipad e etc. Outras utilizam para pesquisas, comunicação, entretenimento e muito mais. Mas falando a verdade, inclusão digital não é pegar um computador e botar na frente da pessoa e deixar de lado outros meios como o rádio, telefone, a TV, a educação, os jornais... As tecnologias são incluídas para aperfeiçoar, para acrescentar algo a mais e para ajudar a sociedade em suas necessidades. Falando da Exclusão digital, se caracteriza pela dificuldade em o individuo usar o computador. É aquele que não tem acesso a internet e nem sabe quais as facilidades do mundo digital e por isso acabam sendo excluídos do mundo da computação e consequentemente do mercado de trabalho. É necessário que haja uma politica que possibilite que todas as escolas publicas e, principalmente o cidadão, possam ser incluídos no cenhecimento de informatica e demais tecnologias de comunicação.

Francisco Correia da Silva Júnior - 7º Período - Sistemas de Informação - UNINORTE

A sociedade pós-moderna está cada vez mais depedente da tecnologia e isso se agrava na medida que ela vem evoluindo. Nos ultimos paragrafos do artigo fica claro que nós mesmos somos os culpados por tanta tecnologia, visto que a criamos e muita das vezes para coisas banais. "A Sociedade das facilidades" criaram uma tecnologia sedentária tirando costumes sociais, se esquecendo que a tecnologia primordialmente foi elaborada para suprir uma determinada necessidade. A causa da exclusão social é a evolução abusiva de tecnologia que alguns por fatores economicos, socias não obtiveram acesso a elas, assim ficando exclusas no mundo social e também no mundo virtual.

Gabriel Teixeira da Silveira
SI - 7º Período/UNINORTE - Acre.

Concordo com o texto, pois é evidente que a exclusão digital não se diz respeito a se ter acesso a computador e internet, vai mais além, tem a ver com conhecimento

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