Slideshow

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A vida tem sempre razão?! Será ?!

Sei lá... a vida tem sempre razão

Toquinho



Tem dias que eu fico pensando na vida

E sinceramente não vejo saída.

Como é, por exemplo, que dá pra entender:

A gente mal nasce, começa a morrer.



Depois da chegada vem sempre a partida,

Porque não há nada sem separação.

Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.

Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão.



A gente nem sabe que males se apronta.

Fazendo de conta, fingindo esquecer

Que nada renasce antes que se acabe,

E o sol que desponta tem que anoitecer.



De nada adianta ficar-se de fora.

A hora do sim é o descuido do não.

Sei lá, sei lá, só sei que é preciso paixão.

Sei lá, sei lá, a vida tem sempre razão.

Fonte: http://letras.terra.com.br/toquinho
 
Todos que tem o costume de  assistir novela e principalmente as da Rede Globo, não devem ter estranhado a escolha de tema do abertura de ”Viver a Vida” ,seguindo uma das marcas registradas de Manoel Carlos, a Bossa Nova. A bela canção “Sei lá… a Vida tem Sempre Razão”, de Vinicius de Moraes e Toquinho cantada na voz de Chico Buarque, Tom Jobim e Miúcha, cai como uma luva para a ideia da história.
 
Bom, mais o objetivo do post não é divulgar novela , longe disso e todos concordam que nem a Rede Globo precisa desse artifício para aumentar audiência. Acocntece  que todas as noites mesmo quando não assisto ao capítulo, escuto a música e não dá pra negar que a letra ,tão magistralmente escrita por Toquinho, me coloca sim para pensar na vida.

A vida e seu ir e vir... nascer , crescer , morrer ... chegadas ... despedidas... amores ... desafetos ... vejo a vida como um eterno espiral estamos sempre indo de encontro a alguma coisa ou pessoa. Nunca estamos satisfeitos com o que temos e não raro nos recriminamos por isso. Agora vejamos ... é errado aspirar a felicidade, um grande amor, um emprego melhor, mais saúde para aqueles que amamos?  Não acho que seja pecado algum ter essa atitude. Somos humanos, acertamos, erramos, julgamos e somos julgados diariamente por nossos atos, por aqueles que não fizemos e até pelo que acham que deveríamos ter feito.

Mais a vida tem sempre razão?! Se defendermos que a resposta a essa pergunta  é SIM,  abrimos o pressuposto que tudo que passamos no decorrer dela já estava programado e podemos não passar de meros marionetes sendo habilmente manipulados. Agora se pensarmos que NÃO ,cairemos na velha faca de dois gumes do livre arbítrio , que nos foi concendido no nascimento. Eu, particularmente, acredito que temos poder de escolha em tudo ou pelo menos quase tudo em nossa vida. Longe de afirmar que essas escolhas serão sempre certeiras e é natural que não sejam , afinal, qual seria a graça viver sabendo cada passo, cada tropeço, decepções e alegrias que teríamos ao longo dos anos. Portanto a ideia é essa : Viva Intensamente cada dia ... Ame terna ou apaixonadamente ... Acerte e Erre também ... saiba dizer Sim e Não ... saiba dizer Eu te amo ... me desculpa ... te perdoo ... sempre de coração, nunca da boca pra fora. VIVA ... viver é a maior aventura com que fomos presenteados, faça a sua valer a pena! 

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 13 comments

13 comentários:

Amiga Márcia, que postagem fantástica. Não sei se a vida tem sempre razão, só sei que uns nascem e morrem e outros vivem para crescer espiritualmente fazendo o bem e vivendo em harmonia com o próximo, mas como não somos perfeitos temos a livre escolha do bem e do mal, de fazermos o que quisermos, seguir o rumo desejado. Ninguém é perfeito, cada pessoa é seu próprio mundo.

Bjão.

Amiga se ela tem razão ou não, eu não sei, mais creio que devemos viver e deixar que ela nos guie.
abraços forte

Cara Márcia!

Post de muito bom gosto!

Sds
Kellen

Olá querida Márcia,

Não costumo ver essa novela, mas coincidentemente ontem fiquei prestando atenção na letra da música...

Creio no livre arbítrio, que vivemos as consequências de nossas escolhas, etc. Mas, quando o autor diz que a vida tem sempre razão, imagino que ele queira dizer "isso tinha que acontecer".

Sei lá, tipo quando corremos para não chegar atrasado num compromisso, e aí pegamos um engarrafamento. Aí, tentamos pegar outra via, e outro engarrafamento. Ou seja, "chegar atrasado àquele compromisso tinha que acontecer".

Mas isso não quer dizer que temos que ficar à espera de que tudo aconteça, devemos ser dinâmicos e buscar fazer nossa história.

Maravilhosa reflexão.
Beijos.

Olá, amiga!
A vida tem sempre razão? Hum, se pensarmos na vida não como um fator biológico, mas como um resultado do nascimento, envolvendo nossas ações, reações e pensamentos, eu creio que ela tem sempre razão, porque vai nos permitir colher o que plantamos. Ela não vai nos mostrar algo do qual desconhecemos. Podemos até pensar, inicialmente, que não temos conhecimento, mas se nos aprofundarmos veremos que temos sim,e que podemos mudar a condição atual.
Beijos
Bel

Amiga Márcia,

Um post fantástico, parabéns!

A vida tem sempre razão!
Nós por vezes não entendemos os sinais que ela nos dá e tomamos rumos errados.

Beijos,

FrancK

Olá passando qaui para fazer mais uma visitinha ao seu excelente site. Parabéns ótimas postagens, um abraço e boa semana

Olá querida amiga Márcia.

Parabéns pela excelente matéria.

É magnífica e leva-nos a uma profunda reflexão.

Não sei se a vida tem sempre razão, mas sei que as nossas ações nos levam ao resultado que buscarmos, pois acredito no livre arbítrio.

E, mesmo que sejam desígnios de Deus; que teremos que passar por alguma coisa, isso não nos tirará a graça de viver, pois nós não ficaremos sabendo de cada passo que vamos dar ou se vamos tropeçar, ou se teremos alegrias ou decepções. Se tivermos que passar por tudo isso, passaremos,não vamos saber de antemão, mas, na medida que forem acontecendo, teremos uma grande certeza, de que, por pior que seja, sempre teremos as mãos de Deus estendidas para nos socorrer. Não vamos estar sós. E quando não conseguirmos nem andar, Deus nos carregará em seu colo e nos abrigará, nos acolherá e dará ânimo.

Parabéns! Amei.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Também não saberia dizer. Mas que tem caminhos que a própria natureza desconhece, isto tem sim!

É amiga, são tantas as perguntas e tantas as respostas...posso responder "sei lá, sei lá..." quem sabe ela é uma grande ilusão e, se está com toda a razão?
Beijos

Bom texto, amiga. Algumas vezes tem, outras não. Ao acaso, fatalidades, desencontros, certezas, ... acho que a vida é como a onda, ora tá maior outra menor. Ora bate com maior intensidade na areia, outras não. Ora é forte corrente que tudo puxa, outras como um espelho da alma.

Bjs

A vida sim, sempre tem razão... o viver que cada um tem, é que é questionável...rs...
Um abraço.

Márcia,

Você estava inspirada quando escreveu esse post!! Dissertou muito bem o tema!! Expôs de maneira clara suas idéias. São qualidades ótimas e preferíveis em quem se pretende escrever bem. Parabéns!!

A minha resposta é SIM, a vida tem sempre razão!! Mas num sentido bem mais amplo que se possa imaginar.

Não me canso de repetir a máxima que Aleister Crowley repetia, mesmo que tal máxima tenha sido tão mal-compreendida, inclusive por Raul Seixas:

"Faze o que tu queres, pois há de ser tudo conforme a Lei (da Vida)!!"

Significa fazer oq ue desejamos, por nossa própria Vontade. Mas não é simplesmente Vontade traduzida por desejos, como os anarquistas, viciados e libertinos costumam utilizá-la. Isso não é Vontade Ativa, mas escravidão voluntária.

Falo em realizar nosso verdadeiro Destino, realizar nossas vocações, fazer aquela coisa grandiosa que faz nosso coração bater emocionado. Quão mais difíceis os obstáculos, mais a Lei da Vida nos prova que os louros da Vitória serão de ouro e diamantes, duros, sólidos, perenes!!

Agora, o gosto amargo de realizar o que não está entre nossas vocações sim, esse gosto é deveras feito de fel. E também prova que a (Lei da) Vida tem sempre Razão!!

Bjs!!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos