Slideshow

terça-feira, 5 de março de 2013

Acadêmicos analisam ética e poder em 'As Crônicas de Gelo e Fogo'


Divulgação
Livro reúne textos sobre ética e poder em 'As Crônicas de Gelo e Fogo
Livro reúne textos sobre 'As Crônicas de Gelo e Fogo'
"A Guerra dos Tronos e a Filosofia" analisa os dilemas apresentados na obra de George R. R. Martin por meio do pensamento de filósofos como Hobbes, Platão e Maquiavel.
O livro, organizado pelo professor de filosofia Henry Jacoby, é uma coletânea de textos de diferentes intelectuais sobre ética, poder, moral, metafísica, virtude, felicidade, determinismo, livre-arbítrio e, é claro, política.
"Filósofos teorizam sobre política há pelo menos 2.500 anos", escreve Greg Littmann no artigo "Meistre Hobbes Vai a Porto Real". "Uma das formas de testar essas teorias é levar em conta quando elas funcionam bem em situações fictícias e hipotéticas".
A série "As Crônicas de Gelo e Fogo" se desenvolve em um mundo onde reis, rainhas, cavaleiros, magos e renegados entram em conflitos que duram décadas. Cada uma das casas apresenta características de conduta, armas e táticas de batalha peculiares.
Para Marcus Schulzke, em "Jogando o Jogo dos Tronos: Algumas Lições de Maquiavel", "Cada um emprega a sua própria estratégia para alcançar um objetivo em particular, mas fica claro que algumas dessas estratégias são mais bem-sucedidas do que outras".
Famoso pela obra "O Príncipe", Nicolau Maquiavel também escreveu "A Arte da Guerra"livro homônimo ao de Sun Tzu.
Apesar de ser uma ficção, os personagens complexos de Martin apresentam diversas falhas de caráter e são levados, com frequência, por situações que escapam do controle de apenas um indivíduo, características que resistem ao maniqueísmo.
O universo começou com "A Guerra dos Tronos", e ganha mais fãs a cada dia. O sucesso dos livros levou a história para a TV. A saga foi adaptada em um seriado produzido pelo canal HBO.
Fonte: Folha Uol 

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos