Slideshow

quinta-feira, 7 de abril de 2011

07 de Abril - Dia do Jornalista:Dia de Comemoração ou Reflexão?

Hoje dia 07 de abril comemoramos o Dia do Jornalista mas desde o final de semana estou pensando até que ponto é um dia de comemoração ou de reflexão. Não entendam mal sou muito feliz pela escolha que fiz, amo o jornalismo  e o meu trabalho mas, dói ver como andam sucateando tanto minha profissão. O sensacionalismo, o cabide de emprego de modelos, atrizes, ex BBBs na tv brasileira que deixa a qualquer jornalista a procura de emprego indignado. Que existe o famoso QI (quem indica) em todas as profissões nós sabemos mas na televisão principalmente já está ficando nojento, prima-se pela beleza ao invés de um bom trabalho.  

Neste ponto que me pergunto se hoje cabe comemorar ou refletir sobre o futuro de nosso jornalismo. Muitos dizem que com o advento da internet se tornando popular (mesmo que não atinja a totalidade da população) houve mudanças na forma de se tratar a notícia e de certa forma é verdade. Se antes o jornal de hoje servia para embrulhar o peixe de amanhã, agora a velocidade com que temos contato com a informação pela web faz a muitos optarem por usá-la como unica fonte de consulta. Ai está o erro! Concordo até que hoje leia mais jornais pela internet já que trabalho no computador a maior parte do tempo porém, nada substitui um bom telejornal , um livro que traga mais a fundo sobre um assunto e até mesmo a leitura de um jornal que tenha uma opinião diferente da já conhecida.

De qualquer forma espero que no dia de hoje os profissionais da comunicação, como eu, tenham tido um dia de trabalho proveitoso e nos próximos 364 dias façam uso de sua inteligência e talento para levar a informação até as pessoas sem embustes ou sensacionalismo. Cabe a cada um de nós Jornalistas mudarmos o rumo desse jornalismo imperialista que temos atualmente. Que no futuro o jornalismo seja uma busca pelos fatos, e não por dinheiro ou fama. 

Márcia Canêdo

Algumas frases sobre o Jornalismo a maioria delas cabe reflexão 

As duas  melhores:

“Quando um cachorro morde um homem, isso não interessa, porque acontece com freqüência. Mas se um homem morder um cachorro, o fato torna-se notícia”. John Bogart.


“Os repórteres se dividem em três categorias: o repórter, que escreve o que viu; o repórter interpretativo, que escreve o que viu e o que ele acha que isso significa; e o repórter especialista, que escreve a respeito do significado do que ele não viu”. Abbott Joseph Liebling.


As mais dolorosas:

“Jornalista é um homem que errou de profissão”. Otto Bismark.

“Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data”. Luís Fernando Veríssimo.

“O jornalismo é a arte de mentir sinceramente”. George Patino.

“Médico acha que é Deus. Jornalista tem certeza”. Ricardo Noblat.

“Alguns jornalistas são filhos da pauta”. Marcos Losekan.

“A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no 
cérebro”. Noam Chomsky.

“Eu não preciso ler jornais / Mentir sozinho eu sou capaz”. Raul Seixas.

“O jornalista é um fofoqueiro profissional. Ganha (pouco) dinheiro para ouvir as coisas e contar pra todo mundo”. Ana Redig.

“The press is depress”. Hunter Thompson.

As mais críticas:

“Jornalismo é tudo aquilo que consigo enfiar entre um anúncio e outro”. Barão de 
Beaverbrook.

“Três jornais me fazem mais medo do que cem mil baionetas”. Napoleão Bonaporte.

“A diferença entre o jornalismo e a literatura é que o jornalismo é ilegível e a literatura não é lida”. Oscar Wilde.

“A Imprensa não ganha eleição. Mas ajuda a perder”. Getúlio Vargas.

“Trabalho pelo olfato. Quando sinto algo fedendo, vou atrás”. Drew Pearson.

“A imprensa sensacionalista trabalha com emoções, da mesma forma que os regimes totalitários trabalham com o fanatismo”. Ciro Marcondes Filho.

“Só existem duas maneiras de fazer carreira em jornalismo. Construindo uma boa reputação ou destruindo uma”. Tom Wolfe.

“Sair na primeira página ou na página trinta depende do medo que eles têm de você”. Richard Nixon.

“O jornalista é forte e poderoso não pelo bem que ele faz, mas pelo mal que pode fazer”. Ibrahim Sued.

“O jornalista é um inquilino que frequenta um condomínio que não lhe pertence”. Theodor Adorno.

As mais reflexivas:

“Não há fatos, só interpretações”. Friedrich Nietzsche.

“Quem mais manda na mídia é você, meu caro leitor ou espectador. E você, consumidor, é o mal da imprensa. Editores quebram a cabeça diariamente para agradá-lo. O mal da imprensa é que ela não ousa mais desagradar ao seu leitor. Simplicidade verbal não é sacrifício de complexidade. A glória da imprensa foi feita por gente com opiniões fortes e inconformistas”. Paulo Francis.

“Jornalismo é o ato de contar a uma parte da sociedade o que a outra parte está fazendo”. Heródoto Barbeiro.

“Imprensa é a arte de dizer que Lord Jones morreu a quem nunca soube que Lord Jones existiu”. Chesterton.

“Repórter na redação, que não gosta de rua, de gente, da vida, é como trapezista com medo de altura: não funciona”. Narciso Kalili

Fonte das Frases e Imagens: Google

By JORNALISMO ANTENADO with 13 comments

13 comentários:

Olha Márcia, nos últimos 2 dias tenho lido textos que me deixaram com vontade de falar só de flores. Assim vou apenas dizer que não importa se tem quem abuse da caneta, do microfone, do poder de estar em cadeia nacional, se tem alguém cuja opinião se tornou importante só pq virou celebridade do dia para a noite, mesmo que nada entenda do assunto, o importante é usar sua humanidade e para isso não há segredos nem fórmulas, ser humano é ser sensível e usar essa sensibilidade no trato com o outro, isso é o necessário, o essencial, em qualquer profissão, a competência fica por conta do gosto, do zelo que se tem quando se gosta do que faz. Parabéns!

Márcia Canêdo, parabéns pelo seu dia que penso ser muito importante, ok!

Olá, Márcia.

Temos muito o que pensar, ainda mais depois da decisão de não ser preciso ter um diploma para praticar o jornalismo. Enquanto, por outro lado, advogados têm que se matar para provar que podem exercer a profissão. Por outro lado, médicos não precisam dessa prova. Exemplos de como o Brasil possui dois pesos e duas medidas. Infelizmente.

Bom, mesmo que seja um ponto a ser discutido, espero que tenha tido um feliz dia do jornalista.

Beijão

Parabéns, Marcia, acho que você analisa muito bem este assunto. Não sou jornalista por isso não estou por dentro dos problemas da classe, mas alguns pontos que você foca podem-se aplicar a outras profissões e já tou vendo que no Brasil é igual a Portugal, pelo menos em alguns aspectos.

"O sensacionalismo, o cabide de emprego de modelos, atrizes, ex BBBs na tv brasileira que deixa a qualquer jornalista a procura de emprego indignado. Que existe o famoso QI (quem indica) em todas as profissões nós sabemos mas na televisão principalmente já está ficando nojento, prima-se pela beleza ao invés de um bom trabalho".
Isto é muito verdadeiro aí como aqui e essa ditadura da beleza sobrepondo-se a tudo é uma coisa nojenta e que leva muitas pessoas a não viverem para mais nada senão para fazer plásticas, tirando daqui, acrescentando dali, uma coisa mesmo ridícula...
Além do mais,a importância que adquiriram umas pessoas que eu acho que não deviam ser chamadas de jornalistas e que apenas fazem fofocas nas revistas cor de rosa, sobre a vida das "socialites": o que vestem, com quem namoram, se tem celulite, se as mamas estão desabando ...
Qualquer futilidade ganha foros de grande notícia ficando o essencial para 2º plano.
Olhe, Marcia, a selecção de frases que você aqui pôs está 5**, gosto muito, peço licença de colocar algumas em meu blog, dando os créditos a você, claro.
Parabéns por seu dia e por suas ideias que eu subscrevo inteiramente.
Beijinhos

A denominação Jornalismo devia acabar!

Isso não devia ser incorporado às mídias eletrônicas!

Reclama-se e lamenta-se muito pelo fato da não exigência do diploma, mas e os que se formaram à base das Olivettis e estão aí, fazendo lambanças em blogs, só por causa de um MTE e uma carteirinha da Fenaj?

E os que insistem em pronunciar palavras de maneira incorreta ou ainda conservam linguagens indecifráveis para o Século XXI?

O que se vê, são membros da Rede Globo na Fenaj, na FIJ, no Conar e nos sindicatos, querendo manipular a liberdade de imprensa e de expressão!

Vão cuidar dos jornalistas sem diploma e fazer exigências, das suas próprias emissoras!

Qualquer tentativa de fazer prejudicar os bons trabalhos na internet e mídias independentes, vai resultar em desastre!

Se não fosse os jornalistas com suas matérias, não ficaríamos sabendo das novidades e do que está acontecendo no mundo em nossa volta. Afinal de contas somos uma grande comunidade de planeta chamado Terra. Onde num mundo cada vez globalizado, o que ocorre no Japão tem efeito aqui no Brasil. E é através das matérias jornalísticas que aumentamos nossos conhecimentos e inspira empreendedorismo. É através do jornalismo imparcial que os países "Socialistas", deixam de existir.
Um dos meios de comunicação mais invasiva é a Internet, rápida e silenciosa.

Oi querida,
Não deu para chegar antes.
Bem, apesar de não ser especialista, percebo sempre uma grande confusão entre jornalismo, jornalista e empresários do setor de comunicação.
Nesta briga do rochMinha querida Márcia,
edo contra o mar, perde o jornalista que não se enquadra no esquema estabelecido, abrindo-se espaços para a vulgaridades e uso do corpo ao invés do cérebro e competência técnica.
No Brasil, assim como em toda América Latina não temos a cultura de prestigiar o jornalismo alternativo. Esta ausência de hábito é um herança dos tempos de colonização, e mais recentemente, opressão e ditaduras. Quem ousou ser alternativo foi massacrado ou capitulou. Mesmo hoje, esta vanguarda histórica ainda viva, está perfeitamente enquadrada, como é o caso do Cony e tantos outros. Basta ouvir por alguns momentos a CBN.
Não adianta culpar os órgãos de classe por esta situação. Se não fosse a atuação deles, mesmo com limitações, estaríamos bem pior em termos de liberdade de expressão.
O nosso grande problema no meu entendimento é o monopólio consolidado na área, com um forte braço ideológico estrategicamente plantado dentro do Congresso Nacional. A concentração dos meios de comunicação no Brasil é uma vergonha. Chega a ser tratado como um caso de herança, como a bem pouco tempo eram os Cartórios.
Veja que coisa interessante: Os donos de jornais plantaram recentemente em todos os meios de comunicação, que o governo queria aprovar uma lei para acabar com a liberdade de imprensa. Pessoas da área ou não, saíram reproduzindo as matérias sem ao menos de dar ao trabalho de ler a proposta discutida na Conferência Nacional de Comunicação. É claro que a manobra dos executivos colocou uma cortina de fumaça no debate e a grande maioria se achou contemplada.
Na verdade, o que se pretende (vários seguimentos) é a democratização do acesso dos meios de comunicação.
Quanto à web, para algumas coisas não nego s sua importância. Nossos blogs não sobreviveria sem a rede. Mas, para ler jornais e livros, ainda prefiro o papel e os mergulhos e viagens que faço quando estou lendo....
Sobre o profissional jornalista, tenho por ele uma imensa admiração. Não conheço as suas dores e angústias cotidianas Apenas entendo a sua importância e papel como um instrumento fundamental na construção da sociedade.
Assim minha querida, só me resta uma alternativa: Dar-lhe os parabéns!
Sobre às citações: Concordo com o Getúlio e Noam. Discordo do Nietzsche.
O holocausto, as ditaduras militar, a escravidão e tantos outros momentos históricos são fatos!
Ufa! Escrevi demais. Desculpe-me.
Um grande beijo.
Parabéns.

É preciso refletir sobre a atual situação do jornalismo. Nem sempre os profissionais são valorizados.

Entendo que, nessa reflexão, é necessário se pensar na relação entre jornalismo e Internet.

Novos caminhos estão surgindo e os profissionais devem estar atentos aos avanços e as inovadoras formas de lidar com as informações.

A notícia "em tempo real" é um caminho sem volta. Muitos jornalistas precisam estar preparados para essa situação, sobretudo, considerando o uso da Internet.

Paz e felicidade,

Bruno Borges Borges
brunoborgesborges.blogspot.com

Na minha opinião é dia para se refletir. Infelizmente o jornalismo hoje em dia está cada vez mais parcial e previsível. É preciso mudanças. Abraços.

Boa noite!

Parabéns pelo seu dia, vocês merecem todo o nosso respeito! Seu blog é muito bom, está de parabéns!

Abraços

Parabens a todos amigos jornalistas - editores, redatores, fotografos, etc etc desta profissão maravilhosa - muitos se dedicam de corpo e alma trazendo informações importantes para todo o mundo.

“Quando um cachorro morde um homem, isso não interessa, porque acontece com freqüência. Mas se um homem morder um cachorro, o fato torna-se notícia”. John Bogart.

Pegando na citação apenas para referir, que aqui há uns anos, tínhamos por cá um programa de rádio, hilariante e crítico, chamado "O homem que mordeu o cão". Era a minha companhia nas longas filas de transito que me levavam ao trabalho!

Infelizmente, essa frase de John Bogart está mais que actual, no que respeita à politica sensacionalista de muitos jornais - porque é a diferença, mesmo que absurda, que vende jornais. Mas eu acredito que, os bons jornalistas, podem fazer a diferença mesmo sem esses artifícios!

Parabéns a todos os profissionais do jornalismo!

Beijocas!

Está tão sucateada a profissão que tem horas que desanimo. Mas não me arrependo de tê-la escolhido. Mas o jornalismo de hoje precisa ser repensado. Infelizmente, qualquer pessoa não capacitada pode ser jornalista.
Beijo,
Guilherme

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos