Slideshow

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Cresce apreensão de cocaína no Brasil segundo ONU

As apreensões de cocaína no Brasil vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos e mais do que dobraram desde o início da década, segundo informa um relatório divulgado nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento da Junta Internacional Fiscalizadora de Entorpecentes (Jife) indica que as apreensões de cocaína no Brasil totalizaram 19,7 toneladas em 2008, um aumento de cerca de 15% em relação ao ano anterior.As apreensões de maconha no Brasil, por outro lado, tiveram uma pequena queda em 2008, segundo o relatório da Jife. Naquele ano, o Brasil apreendeu 187,1 toneladas da droga, contra 199 toneladas no ano anterior.

 
A quantidade de cocaína apreendida pelo Brasil mais do que dobrou em relação a 2001, o primeiro ano com estatísticas disponíveis. Naquele ano, foram apreendidos pelo país 8,3 toneladas da droga.No mesmo período, as apreensões de cocaína no México, país com perfil semelhante ao do Brasil (ambos são países utilizados para o trânsito da droga entre os países produtores e consumidores, mas também têm um mercado consumidor interno), teve uma queda de 30 toneladas apreendidas em 2001 para 19,3 toneladas em 2008.O relatório da Jife afirma que "as fronteiras permeáveis e longas áreas costeiras na América do Sul são um desafio para as autoridades de controle do tráfico de drogas na região".

 
Segundo o documento, em toda a região houve "um aumento no uso de aeronaves leves com números de registro falsos ou roubados, operando em pistas de pouso pequenas e privadas, em áreas remotas, para transportar cocaína". Cerca de metade da cocaína apreendida pelo Brasil em 2008 havia sido traficada por rotas aéreas. A Jife também relata um aumento no uso das chamadas "mulas" (pessoas que transportam a droga no próprio corpo) e do transporte da cocaína dissolvida em líquidos.

 
O relatório da ONU adverte ainda para a "diversificação" verificada nos negócios das organizações criminosas dedicadas ao tráfico de drogas na América do Sul.Segundo a Jife, essas organizações "parecem estar se expandindo para áreas de atividade ilícita não previamente associadas aos problemas com drogas na região".A organização afirma ter verificado em vários países da região tentativas de desviar substâncias utilizadas para a fabricação de estimulantes do tipo anfetamina, como o ecstasy.

Em 2008, foram registrados os primeiros desmantelamentos de laboratórios ilegais para a fabricação de ecstasy na região, na Argentina e no Brasil.Após o fechamento de um laboratório e a apreensão recorde de 132 mil unidades de ecstasy no Brasil em 2008, um novo laboratório foi localizado e fechado no país no ano passado.Para a Jife, a América do Sul, que já era considerada uma das grandes áreas de destino do ecstasy produzido principalmente na Europa e na América do Norte, está se tornando também uma grande produtora da droga."Segundo o último relatório da Organização Mundial Alfandegária, em 2008 foram registradas apreensões de ecstasy originário do Brasil, do Chile e do Suriname na Holanda e na Suécia", afirma o relatório.

Fonte de pesquisa: www.globo.com
 
Pelo que podemos observar pela pesquisa da ONU o problema do Brasil com as drogas está longe de diminuir. Se antes os pais se preocupavam se os filhos estavam experimentando a maconha, a um bom tempo já perceberam que a as drogas mais consumidas veem sendo a cocaína e o ecstasy. Nas baladas, portas de escolas e cantinas de faculdades, a facilidade em encontrar quem revenda o produto esta a cada dia maior.
 
Um dos grandes problemas no combate ao narcotráfico do Brasil , que enfrentamos é a dificuldade com nossas enormes fronteiras, falência de policiais federais para fiscalizar, poder financeiro dos traficantes, que em muitos casos corrompem a polícia, e o crescimento das facções criminosas, que se aliaram e dominam o tráfico .


Na ajuda ao combate às drogas não apenas a familia deve estar atenta, mas também a escola precisa atuar neste sentido. Segundo o Canal do Eucador, "o educador pode implantar atividades vinculadas ao tema, muitos professores e também grande parte das direções pensam ou indagam sobre o conteúdo programático e o tempo gasto para concluí-los e que as pausas para as discussões sobre o tema podem prejudicar, esquecem que a palavra “educação” é bem mais abrangente, trata-se da formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas? "

Enfim se é cada vez mais crescente a entrada e consumo de drogas no país, mobilização contra deve ser preservada e divulgada sempre que possível.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 20 comments

20 comentários:

Oii Marcia!
Um absurdo isso,eu nao consigo entender como as pessoas nao enxergam que droga é uma droga memso e faz um estrago danado na vida do usuario e sua familia.Pelo menos a policia cada vez mais esta se empenhando em prender esses traficantes.
Bom post e bem informativo.
Bjs

Penso como além de fazerem mal para uma parcela da sociedade, eu consigo entender como eles conseguem alimentar seus filhos e a famíliares em geral com o dinheiro da maldição de venda da droga, sem dizer que Se Deus Quiser vão terminar seus dias no fundo de uma cadeia para pagarem todo o mal que fizeram a todos os de mentes fracas que cairam na sua armadilha furada....

Oi Márcia,

Droga é uma droga, mesmo. Eu gostaria de acrescentar que não só as crianças e adolescentes estão nesta. Tem muito marmanjo ai fazendo uso de entorpecentes.

O que eu fico imaginando é que, em uma festa ou mesmo em um momento especial drogar-se é esquecer do instante. Fugir do momento. E se o instante esta ruim porque não o consertam de outra forma? Se não querem se lembrar e ser o que não são, porque não se encaram ou freqüentam outro lugar?

Portanto, usar drogas, ainda mais do porte que vc muito bem citou, é um ato de covardia, consigo mesmo em todos os sentidos.

Bjs.

oi Márcia isso não pode continuar,a droga veio para destruir as pesssoas e principalmente os jovens, as pessoas precisam buscar coisas que alimentam á vida não que distrói, nosso país ainda precisa melhorar muito no conbater desse mal.valei pela informação. um abraço!

Assunto dos mais sérios...
Caos social, carência cultural...
Óssio da juventude... falta de respeito e limite por parte das famílias...
Descaso dos governants... politicas públicas ineficazes...
Olha... Assunto sério mesmo.
Deus olhe por nós e nossos filhos, afim de que consigamos livrá-los desse caminho.
Abração.

.

É assustador o crescimento
do consumo das drogas.
Ótimo post.
bjs

Excelente post amiga Márcia!
É um assunto sério. Um problema social e deve ser combatido constantemente.
Parabéns pela postagem amiga.
Beijo no coração, Fernandez.

Olá Márcia!

O problema do uso de drogas é gritante por todo o mundo. Naturalmente os países da América do Sul acabam por estar mais expostos, porque ou são produtores ou têm fácil acesso às mesmas.

Concordo quando dizes que as famílias têm de ter um papel activo e pedagógico na informação, pois os adolescentes são o alvo preferencial dos traficantes. Os jovens, mesmo alguns informados, têm uma apetência especial tentar novas experiências, por isso as famílias têm de estar muito atentas mesmo.

Muito boa a tua matéria hoje,minha querida!

Beijocas
Luísa

Ola Marcia

Sua postagem nos traz um "mal" que vem acabando com nossos jovens, e por incível que pareça alguns adultos também estão neste caminho.
Há muito se pratica o combate a estas drogas, mas infelizmente neste país o combate não é tão eficaz.
Recentemente acompanhamos algumas notícias dando conta de que traficantes no RJ estariam "fazendo" o papel do governo, e as comunidades mais carentes estavam aceitando vender a droga para ter a garantia de "vida".
Não sei onde vamos parar, mas temos que analizar que se fosse bom não se chamaria "DROGA".
A pesquiza que voce nos apresenta retrata a facilidade dos traficantes, e como o país é uma rota para outros.
Infelizmente, pelas noticias, pelas apreensões, e pela pouca atuação das autoridades, estem problema está longe do fim.
Parabens por mais esta postagem
Um forte abraço
Mad

Marcia

Infelizmente não ha maneira de parar a produção da droga.
Quando já uma não tem o impacto nos jovens,os produtores inventam outra.Tive conhecimento da descoberta de uma nova droga ,o ano passado não sei se já a retiraram do mercado,pois era destrutiva a nivel do cerebro.

Temos que estar muito atentos aos nossos adolescentes,são as maiores vitimas desse inferno.

Beijnhos
joana

Oi Márcia.

Quero lhe parabenizar pela matéria de extrema pertinência.
Me desculpem se não concordo com algumas opiniões expostas, mas o maior problema do tráfico de drogas não é o traficante. O traficante é um sujeito egoísta e extremamente mal, violento e sagaz. Sua única preocupação é manter seu poder e, com este, seu padrão de vida.
Todavia, o maior problema está em uma sociedade extremamente hipócrita. Que prefere mostrar o rostinho bonitinho da celebridade, à discutir a situação vexatória em que se encontra. Que prefere fomentar a discussão sobre um reality show, a propor ações que realmente modifiquem a situação atual. Que está mais preocupada com o entretenimento que com a responsabilidade. Que não quer educar seus filhos (potenciais clientes dotráfico) e exige do estado que cuide para que eles não sejam assediados.
Ou nós tomamos a responsabilidade sobre a parte disto que nos cabe, ou nosso país se tornará zona livre para o vício. Iclusive legalmente.

Sincero.

Olá querida amiga Márcia,

Parabéns pelo post.
Esse é um assunto dos mais sérios e difíceis
Muitos fatores contribuem para esse aumento no volume de drogas que circulam no país, tanto para venda quanto para consumo.
Faço parte da Comissão de medidas sócio educativas do CMDCA e o que se nota é o descaso das autoridades governamentais, em todas as esferas de governo, que não se preocupam em criar políticas públicas eficientes de prevenção e controle.
Faltam campanhas educacionais maciças e exaustivas nas escolas, estas, consideradas como excelentes e propícios pontos de vendas.
Faltam ações coercitivas do poder da polícia e da própria família.
Falta a noção do malefício que a droga causa, tanto por parte das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos adultos, dos pais, dos policiais que deveriam coibir, dos governantes que deveriam agir, enfim, de modo geral, de toda a população.
Faltam tantas coisas....... e, principalmente, amor ao próximo, e como falta.
Sobram: ganância, esperteza, dinheiro fácil..........que pena!
É mesmo, um assunto para dias de discussão.
Quanta angústia, nós, pais, passamos e sofremos ao ver nossos filhos, netos, parentes e amigos, expostos tão facilmente à droga.
Querida, esse assunto não se esgota, infelizmente.
Beijo no seu coração.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Marcia, eu vi a reportagem sobre como encontraram e pegaram as drogas tanto com brasileiros quanto turistas. Na matéria demonstrou que realmente estao conseguindo levar cocaína para outros países com certa facilidade. É bem dificil o controle, o ideal seria não haver usuários... mas o vício é uma droga que acaba com muitas famílias.

Olá, amiga.
São tantos os motivos que levam os jovens a usarem drogas lícitas e/ou ilícitas. Não é fácil para o drogadicto deixar de ser. O mundo do tráfico é envolvente e na maioria das vezes o indivíduo recebe do traficante o "incentivo" que não recebe no lar. O traficante é esperto, sabe como envolver o jovem, atingindo-o em seu ponto fraco: a autoestima.
Muito bom o seu post.
Estou escrevendo um livro sobre as drogas, o uso dela e a convivência com o dependente. Um grande beijo
Bel

Hello, as you may already found I'm newbie here.
Hope to get some assistance from you if I will have any quesitons.
Thanks and good luck everyone! ;)

Olá Márcia!
Eu fico triste em saber que
o brasil comercializa toneladas de drogas. É um absurdo o movimento de tanta droga, onde estão os educadores brasileiros? Quantos jovens estão detonados e detonando a própria vida
com este raio de Maconha, cocaína e...

Obrigado pelo poste.
beijos.

Olá querida Márcia,

Esse assunto sem dúvida dá muito "pano pra manga"...

Minha opinião é que parte da prevenção contra as drogas deve vir de casa, não somente com a educação, mas com o alerta de que as pessoas não devem ser curiosas para coisas conhecidamente ruins. E isso é explicitamente sobre as drogas, pois muitos começam o vício devido à curiosidade. É claro que o assunto é muito maior do que isso, mas acho que é um início.

Beijos.

Na minha concepção, nenhum vício, por mais delicioso que seja, merece a sacrificação de parte do espírito.

Um grande abraço!

Acho que se deveria discutir o papel do consumidor de droga na sociedade.

Quem consome droga financia o tráfego?

Quem consome droga financia a bandidagem?

A discussão é muito séria.

Um abraço.

Drauzio Milagres

Infelizemente é a realidade que estamos vivendo, mas como bem sabemos que há muito interesse e muitas pessoas "grandes" envolvidas, e com esse Código penal fálido que temos, a tendência é piorar cada vez mais.

Parabéns pelo artigo.

Bjos

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos