Slideshow

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

28 anos sem Elis Regina

A "Pimentinha" da MPB

Elis Regina Carvalho Costa, carinhosamente chamada de Pimentinha pelos Machado de Carvalho (donos da TV Record de São Paulo) e pelo poeta-compositor Vinicius de Moraes. Considerada por milhares de brasileiros como a maior cantora de MPB da segunda metade do século XX, equiparando-se a Carmen Miranda na primeira metade. A “pimentinha”, casou-se com o jornalista e compositor Ronaldo Bôscoli, com o qual teve o empresário João Marcelo Bôscoli, porém o relacionamento conturbado não durou mais que quatro anos. Os cantores Pedro Mariano e Maria Rita são frutos de seu segundo casamento, com o músico César Camargo Mariano.
" Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel
E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas, que sufoco louco
    O bêbado com chapéu torto fazia irreverências mil. "

Elis Regina eternizou músicas como O Bêbado e a Equilibrista, Maria, Maria e Como Nossos Pais que até hoje são frequentes na memória do povo.  Nasceu no dia 17 de março de 1945 na cidade de Porto Alegre e morreu prematuramente aos 36 anos, em São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1982, no auge de sua carreira por uma intoxicação combinada de Uísque e cocaína. Começou a carreira como cantora aos 11 anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha. Aos 16 lançou o primeiro disco da carreira.

"Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais...

Nossos ídolos
Ainda são os mesmos
E as aparências
Não enganam não
Você diz que depois deles
Não apareceu mais ninguém
Você pode até dizer
Que eu tô por fora
Ou então
Que eu tô inventando... "


Curiosidades sobre a cantora:

o Seu primeiro disco, Viva a Brotolândia, foi gravado para fazer frente à cantora Cely Campelo.

o Elis não se dava bem com Maria Bethânia e Maysa Matarazzo.

o Foi Fundadora-presidente da Assim (Associação de Interpretes e Músicos), em 1978.
 
o Foi a primeira pessoa que inscreveu sua voz como instrumento, na Ordem dos Músicos do Brasil.

Fontes: www.opiniãoenoticia.com.br
                    www.goolge.com
                    www.vagalume.com.br.


" Não quero lhe falar, meu grande amor, das coisas que aprendi nos discos... Quero lhe contar como eu vivi e tudo o que aconteceu comigo viver é melhor que sonhar eu sei que o amor é uma coisa boa..."

Eu tinha apenas 6 para 7 anos, quando a música popular brasileira perdeu aquela que será sempre a dona da mais bela voz do Brasil. Não lembro da ocasião, afinal na época minhas preocupações consistiam em brincar e estudar, porém cresci escutando Elis e suas belas canções em minha casa e através da mídia que nunca a deixou ficar esquecida. Essa em especial nos deixa uma mensagem muito reflexiva, podemos tentar fazer tudo diferente de nossos pais, porém a criação que tivemos,  o convívio diário nos deixa marcas difíceis demais de serem ignoradas. Tanto para o bem, como para o mal, carregamos heranças ao longo da vida muito mais que géneticas. 

Elis nos deixou prematuramente, e não nos cabe julgar os motivos de sua morte, o importante é saber que a música brasileira perdeu uma grande intérprete, suas músicas ficaram sempre marcadas no imaginário nacional. Já a algum tempo sua filha Maria Rita vem trilhando os passos da mãe, mesmo a meu ver, uma não podendo ser comparada a outra , é notório como essa herança musical se faz presente . São 28 anos sem a presença de Elis entre nós....porém sua marca foi tão forte que permanecerá através das gerações. A nós , resta-nos sentarmos ao som de um CD de coletânias das melhores músicas de Elis e viajarmos no tempo com suas melodias e reflexões em forma de versos.

Márcia Canêdo  

By JORNALISMO ANTENADO with 20 comments

20 comentários:

A Elis Regina não morreu e nem morrerá na memória de nos brasileiros. Ficará na história da MPB eternamente...
A voz é o instrumento natural que Deus nos deu e cantar é um direito de todos.
joão

A Elis Regina não morreu e nem morrerá na memória de nos brasileiros. Ficará na história da MPB eternamente...
A voz é o instrumento natural que Deus nos deu e cantar é um direito de todos.
joão

Apesar dos tropeços de Elis e de sua morte muitíssimo prematura, não há como esquecê-la. Suas canções marcaram gerações, inclusive a minha. Algumas figuram na lista das 100 músicas mais bonitas do século XX, lista esta elaborada pela revista Rolling Stones.
Bjs!
Claudia Mester

Elis inesquecível.
Bela homenagem!

Abraço

Elis sempre Elis, um marco em nossa música.
Abraços forte

Márcia, eu cresci escutando Elis Regina e fui sua fã de carterinha, e já era adulta quando ela morreu, por isso lembro da comoção quando da sua morte!
Adoro as músicas que cantava e sua forte interpretação.
Pra mim, ela não morreu para a MPB...
Belo post... em homenagem a esta grande cantora

A melhor cantora brasileira de todos os tempos. Merecida homenagem.
Abraços

Eu tenho só 17 anos, nasci e ela ja tinha 10 anos de morta, mas sua arte foi de tal forma grande q atravessou gerações e hoje tenho paixão por ela, e nesse dia fico muito triste de saber q ela não está mais entre nós.
mas isso é superável, o q nao seria fosse se "suas" musicas nao fossem mais cantadas
ELIS para sempre!

Márcia,

Lembro bem da voz dela!! Mas não de muitas músicas as letras me fogem. Mas, para mim, inesquecível é ela cantando "Águas de Março" junto ao piano, com o Tom Jobim...que coisa gostosa de ouvir!! Demais!!

Vc sempre melhorando a qualidade do blog!! Tô pasmo!! Tá muito bom!!

Bjs!!

Márcia,

Maravilhosa homenagem a Elis Regina, parabéns!

Para mim é a maior cantora da MPB, uma voz inconfundível, viverá eternamente nos corações de seus fãs!

Bjs,

FrancK

Oi Márcia, eu amo a Elis.
Meus filhos cresceram ouvindo suas músicas e posso até dizer que minha filha mais velha foi influenciada por elas. Ela também é cantora de musica popular brasileira e quando estava aqui, em suas apresentações incluia sempre as musicas da saudosa Elis.
Sei que não é de bom tom o que vou fazer mas deixo aqui o endereço da pagina dela pra você ouvir.
www.myspace.com/projetoacustico1
Um beijo grande (com pedidos de desculpas pela corujisse rs)
Bel

Não é primeira vez que comento sobre ela no dihitt, vou repetir que: sempre gostei de ouvi-la, mas sempre tive aflição de olhar para ela, principalmente quando se gesticulava! Preferia ouvi-la as cegas mesmo!

Já a filha dela, eu curto muito mais.

A Elis foi um ícone da Música Popular Brasileira e nunca será apagada da nossa memória e nem da história do nosso País.

"Alô, Alô...
MARCIAna,
Aqui quem fala é da Terra..."
Da Terra da Leitura, rsrsrs.
Linda Homenagem a essa Diva,
}Obrigado e parabéns!
Seu compadre.

"Alô, Alô...
MARCIAna,
Aqui quem fala é da Terra..."
Da Terra da Leitura, rsrsrs.
Linda Homenagem a essa Diva,
}Obrigado e parabéns!
Seu compadre.

Oi Márcia, atrasada como sempre, mas cá estou!

E não poderia deixar de vir falar dessa minha conterrãnea da qual fui e serei eternamente fã.

Tive o privilégio de assistir a um show dela em Porto Alegre, quando ainda era adolescente. Simplesmente inesquecível. A combinação da sua presença no palco com a beleza da voz era simplesmente emocionante. A energia que ela passava era contagiante.

Quanto a Maria Rita, confesso que fiquei bastante impressionada quando ouvi a primeira vez. São diferentes e no entanto tem tanta semelhança...

Bela lembrança e lindíssima postagem. Adorei!

Bjs Denize

Oi Márcia, atrasada como sempre, mas cá estou!

E não poderia deixar de vir falar dessa minha conterrãnea da qual fui e serei eternamente fã.

Tive o privilégio de assistir a um show dela em Porto Alegre, quando ainda era adolescente. Simplesmente inesquecível. A combinação da sua presença no palco com a beleza da voz era simplesmente emocionante. A energia que ela passava era contagiante.

Quanto a Maria Rita, confesso que fiquei bastante impressionada quando ouvi a primeira vez. São diferentes e no entanto tem tanta semelhança...

Bela lembrança e lindíssima postagem. Adorei!

Bjs Denize

Olá querida Márcia,

Muito bacana a forma como escreveu o texto. As datas, curiosidades, tudo ficou de tal forma que os que pouco conhecem sobre Elis (eu, por exemplo) tivessem uma visão geral sobre sua trajetória.

Parabéns!
Beijos.

Linda homenagem, Márcia!

Eu só recentemente tive o prazer de conhecer melhor essa cantora da famosa MPB. A sua voz era espantosa.

Parabéns!

Beijos
Luísa

Nossa! Adoro a Elis. Que lindas recordaçõs..."Que venham as águas de março..."
Tô passando.
Grande abraço.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos