Slideshow

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Blogger: Rede de relacionamento X Ferramenta de trabalho

Blogger: Rede de relacionamento X Ferramenta de trabalho


O QUE É UM BLOG? É uma contração das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo). Página web de atualização rápida, organizada de forma cronológica, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escrito por um número variável de pessoas, de acordo com a sua própria política. Seu conteúdo pode abranger uma infinidade de assuntos: diários, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, informações gerais.
São publicações coletivas ou não, com comentários abertos para qualquer participante que deseja se integrar nesta rede. Tanto as publicações (posts) como os comentários podem ser habilitados e desabilitados no Blog para outras pessoas interagirem ou não, depende da metodologia de utilização que cada grupo definir.

O que uma Rede de Relacionamento? Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. A rede é responsável pelo compartilhamento de idéias entre pessoas que possuem interesses e objetivo em comum e também valores a serem compartilhados. Assim, um grupo de discussão é composto por indivíduos que possuem identidades semelhantes. Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum.
 
Fonte: www.slideshare.net/.../uso-do-blog-na-educao
          http://pt.wikipedia.org
 
Na web existem atualmente milhares de blogs dos mais diversos assuntos e gêneros.Mas o que leva a uma pessoa ou empresa a criar um blogger? Hoje como é encarado esta ferramenta na web:como uma rede de relacionamento onde a finalidade é fazer amigos (tal qual o MSN,Orkut e Twitter)ou seria uma ferramenta onde o autor ou empresa publicariam seus trabalhos e ofereceriam seus serviços, além claro de suas ideias?

O uso do blogger inicialmente veio para substituir os antigos diários, local onde o autor(a)utilizava para difundir suas ideias e desabafar sentimentos. Com o tempo porém isto mudou e diversos segmentos começaram a utilizar esta ferramenta para mostrar seus trabalhos e oferecer serviços, numa espécie de vitrine virtual. Posteriormente empresas conluíram que este seria um novo campo a ser explorado para contato com o cliente e leitor. A difusão do Twitter (uma espécie de micro-bloger de mensagens curtas) veio de encontro a este anseio.Atualmente também existem sites, como o Dihitt, onde milhares de pessoas e empresas divulgam seus blogs e interagem entre sí. Também dentro dos sites já se tornou comum a adoção de bloggers dos articulistas, que se torna mais um canal com o leitor.

Mas qual seria a verdadeira função dos Bloggers? Porque é claro que cría-se um vínculo afetivo com os leitores que sempre comentam as postagens ajudando nas reflexões dos temas. Só que a finalidade real desta ferramenta, que agrega a facilidade ao acesso a internet, até mesmo pelos celulares, não seria a de difundir a cultura e a informação, antes de se tornar uma rede de relacionamentos? 

A algum tempo, publiquei um post que tratava do conflito entre blogueiros e jornalistas e que se agravou em ocasião da discussão sobre a obrigatoriedade do diploma para os profissionais da comunicação. Particularmente, sendo tando jornlaista como blogueira, sou a primeira a reconhecer que existem muitos autores que escrevem muito bem, com total domínio sobre os temas que propõe. Porém também existe quem inista em divulgar e comentar uma notícia factual e que ao dissertar sobre ela acaba soando aarmista ou sensacionalista. O que em minha opinião é de certa forma nocivo à proposta de divulgar a informação através da rede. Portanto não haveria de se ter um maior cuidado ao se escolher o estilo de blogger antes de colocá-lo no ciber-espaço?

Creio que muitos devam estar indagando sobre o número de dúvidas que lancei neste post, mas antes de esperar que algo mude a partir destas reflexões, só proponho aos "amantes" da escrita e leitura que parem alguns minutinhos para analisar se estão alcançando o objetivo proposto com suas páginas na internet. Agradar a todos não tem como, afinal nem Jesus conseguiu este intento. Mas que possamos ao menos tornar prazeirosos os minutos gastos pelos leitores que visitam nossos bloggers, deixando sempre aquele gostinho de "quero mais" que o fará voltar sempre para prestigiar nossos artigos e publicações.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

17 comentários:

Oi lindinha.... adorei a temática do seu post... é uma discusão ampla esta da informação através de blogs, se vale quantidade ou qualidade, foco ou diversidade....
Na minha opinião todo blog deve ser focado.... deve ter uma linha de atuação... nós leitores acabamos indo mais vezes quando existe um estilo..... uma linha de atuação!
Beijo no coração

Marcia
Eu acho que devemos ter o cuidado sempre que queremos postar algum artigo:no tema,na escritura ,nas imagens...não ser repetitivo,pois os leitores acabam por se aborrecer.Por isso o blogue deve direccionar para varios temas,exemplo:http://artesdafadinha.blogspot.com
Assim os seguidores,fiacam ansiosos por saber qual será a seguinte postagem.
Tambem assim se cria um vinculo de amizade.



beijnhos
joana

Olá, Márcia!

Como tudo na vida, ao lidarmos com as nossas próprias opniões, idéias e conceitos devemos ter bastante cuidado e ser bastante responsáveis quando tudo isso pode ser visto e lido qualquer pessoa em qualquer lugar. Devemos ser profissionais e bastante responsáveis no que fazemos. As consequências serão coisas boas.

Abraços

Francisco Castro

Amiga o comentário da Valéria vai exatamente de encontro aos meus, por isto ratifico seu comentário

Abraços forte

Olá Márcinha!

Penso que a temática que propões dá pano para mangas!
Primeiro, eu penso que um blog continua a ser um diário pessoal, actualizado quando o autor tem algo para dizer, mostrar ou desabafar. Por isso não tem que estar sujeito a qualquer temática. Os blogs que obedecem a temas, de uma maneira geral, são de profissionais na área que pretendem desenvolver. São os probloggers.

Em relação a considerar-se um blog como uma rede social, eu penso que não é. Repara que a grande maioria dos leitores de um blog vêm exactamente de redes sociais. Se o autor não fizesse parte dessas ditas redes, o seu blog seria visitado por pessoas que, o mais provavelmente, nem lá marcariam a sua presença e desse modo não se estabeleceria qualquer interacção entre leitor e autor.

Adorei a crónica!

Beijinhos grandes.
Luísa

P.S.: As pequeninas férias da Páscoa deram-me cabo da leitura. Ando muito atrasadinha!

Nossa, isso foi uma verdadeira aula sobre blogs. Excelente texto.

Parabéns, pelo conteúdo e pelo blog.

Abração.

Olá Márcia, belíssimas palavras.

Eu tomei gosto por blog ha 4 meses e deste então não parei mais.

Além de proporcionar diversão e interatividade, é uma indispensável ferramenta de trabalho nos dias atuais.

Mais uma vez, Parabéns pelas palavras.

Rogério Gomes

Ter um blog é uma forma de permitir que qualquer cidadão se torne um repórter, jornalista, expert em qualquer coisa. O mundo dos blogs tem hoje em dia um peso tremendo no jornalismo “tradicional”, e começa a influenciar políticas, mobilizar populações e comunidades. Além de ter ótimos benefícios ao nível de captação de novos visitantes/clientes o negócio empresarial.

Aproveitando..dá uma comentada lá no meu blog...Bjs e boa semana

Excelente matéria Márcia. Parabéns.

Márcia

Valeu pelas informações elencadas nesta sua postagem
De fato as maneiras de interagir de um grupo variam de acordo com suas necessidades e desta forma os blogs e redes sociais ainda são os melhores caminhos para dividir, buscas, escrever e compartilhar informações das mais diversas.
Em algumas passagens até conseguimos buscar palavras de conforto e alento e isto pode ser maravilhoso dependendo da necessidade de cada leitor.
Parabens amiga por tais informações
O assunto foi perfeito para os dias e hoje
Informar ainda é a melhor maneira de interagir

Um forte abraço
Mad

Meu blog era com temas variados e agora resolvi ter um tema único, pois essa é a única maneira de criar um público próprio que busca a informação que estamos publicando.
O melhor dos blogs é a facilidade de uso, por isso há tantos e todo dia cresce mais.

Oii minha amiga Marcia!
Seu texto foi muito objetivo e coerente falado a respeito do blog.Eu realmente criei um blog, porque adorava escrever mais nao tinha um direcionamento, foi ai que e um belo dia tive um insight e resolvi criar um blog para ajudar as pessoas que não tem a mesma habilidade e percepção do que um profissional de RH. Quero poder ajudar a elaborar curriculos, como se sair bem numa entrevista, perder o medo das dinâmicas de grupo e ter sucesso profissional em sua carreira.
E hoje estou amando essa vida de blogueira, o ruim qu enao tneho muito tempo para interagir ma scom meus amigos virtuais que são tantos e eu adoro.
Bjs no coração

Márcia,

Ter o meu primeiro blog foi idéia da minha filha. Eu adoecera, fiquei impedido de tantas coisas, dentre elas escrever. Escrevia as pastorais da igreja, do jornalzinho de missões, dentre outras coisas. E Evelyn insistiu com a idéia até que aceitei.

Meu primeiro blog é quase um diário. Só não o é porque não escrevo e nem publico todos os dias. É mais pessoal que de opinião. Posto as minhas experiências vividas no cotidiano nos muitos papéis que exerço.

O segundo blog foi idéia minha. Surgiu do desejo de dar continuida ao que já fazia por email: enviar ou encaminhar mensagens de cunho educativo, edificativo, alegre... enfim, as coisas boas que recebia e recebo por email.

Devido às panes constantes no banco de dados do correio eletrônico e a obrigação de fracionar os encaminhamentos das mensagens (tinha de criar grupos com 75 endereços no máximo, senão não ia) - e eu não sei como enviar uma única mensagem para mais de mil endereços, desisti dos emails. Assim foi idealizado e criado o Recebi, Li e Gostei.

Blogar tem um pouco de tudo: um pouco de mim desde a infância - eu escrevia cartas para meus tios e primos quando pequeno - o desejo de me comunicar, conhecer pessoas, trocar idéias, fazer novas amizades, ser útil de alguma forma.

Blogar, para mim, tem um pouco de divã. É onde abro, às vezes, o meu coração. Pode ser que ninguém "me ouça". Mas o blog sim, este sempre me ouvirá enquanto eu o mantiver vivo.

É isso.

Abraço e beijo do amigo,

Antonio

Adoro as sua crônicas, vc é muito talentosa como jornalista.

Um beijo e muito sucesso

oi linda adorei muito seu post parabens bjos

Olá querida Márcia,

Sem dúvida esse é um tema um tanto que polêmico :)

Sem dúvida a essência de um blog é a interação, que vai além das "estáticas" páginas de internet em que somente se lê o texto, ou até é possível comentar, mas sem interação direta com o autor do site.

Há pessoas que utilizam blogs como diário, outras como forma de compartilhar conhecimento, com vitrine virtual, etc. Mas, como você mesmo falou, ter foco é bastante importante, pois isso leva a fidelizar os leitores - com certeza pessoas que se identifiquem com o conteúdo, mesmo chegando no blog de forma aleatória, se tornarão possíveis leitores frequentes.

Parabéns pela crônica!
Beijos.

Mais que um diário ou divulgador de notícias. Um blogger carrega também a identidade de quem o cria. Seja jornalista ou não. Temos excelentes blogueiros que têm outras atividades ou especialidades e o blog permite que entremos em contato com seus universos. Quanto ao sucesso do blog, só o conteúdo vai dizer. Que seja bom para trazer seguidores.
Já estou seguindo esse! Um abraço!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos