Slideshow

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Quem me roubou de mim? O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa

O Sequestro da Subjetividade

O sequestro do corpo refere-se primeiramente ao aprisionamento material da pessoa. É o corpo que é aprisinoado, e o corpo é matéria, é concreto, manuseável. O primeiro passo portanto, é a condução violenta do corpo para o cativeiro, lugar também material.

A diferenciação que agora faremos tem como objetivo apenas um favorecimento didático. Tratar do sequestro da subjetividade na comparação com o sequestro do corpo não significa que estamos fazendo uma ruptura entre materialidade do ser humano e sua subjetividade. Não queremos compartilhar as realidades, tampouco legitimar no nosso discurso a perspectiva platônica de que o corpo é a prisão da alma. Sabemos que com o aprisionamento do corpo toda a subjetividade sofre também. Este sofrimento é imediato, porque é brutal. É o corpo que é roubado, levado de seu lugar e seus significados. Já no sequestro da subjetividade nem sempre há o sofriemnto imediato do corpo. O que há é o sofriemnto psicológico que, com o tempo, refletirá no corpo. Por ser um processo mais lento, o sequestro da subjetividade pode, num primeiro momento, ser sinônimo de prazer, satisfação, porque o corpo não é subjugado a maus tratos concretos, com no caso do sequestro da materialidade.

Há casos de sequestro da subjetividade que desembocam em violências físicas também, mas tais violências não fazem parte do processo inicial, porque o sequestrador não poderá seduzir sua vítima pela força da violência, ao contrário, inicialmente será dócil, cortês, gentil e usará de todas as artimanhas para que a sedução seja bem-sucedida. Há prisões que são mias que paredes e celas. Há prisões que não são concretas, e por isso mesmo não há nada que possa ser concretamente ser quebrados.

No sequestro do corpo há um cativeiro localizado que precisa ser aberto. No sequestro da subjetividade os cativeiros não possuem localização para que possamos chegar pela força de nossos pés. Trata-se de uma prisão mais sutil, mas nem por isso menos cruel. o que podemos perceber é que a estrutura social em que estamos situados é fortemente marcada pelas relações que sequestram. É sequestro da subjetividade tudo aquilo que nos priva de nós mesmos. Até mesmo nas pequenas realidades, as mais simples, há sempre o risco de que estejamos abrindo mão de nossos valores em detrimento da vontade de sequestradores que em nada estão comprometidos com nossa realização humana.   

É sequestro da subjetividade todo o processo que neutraliza e impede o ser humano de conhecer-se, passando a assumir uma postura ditada por outros. É sequestro da subjetividade a projeção da vida humana em metas inalcançáveis,costurada à menstalidade de que as pessoas são perfeitas e que há sempre um final feliz reservado, pronto para chover do céu sobre nossas cabeças. Mas também é sequetro da subjetividae a projeção da vida humana a partir de metas rasas, em que a mediocridade é a regra a ser considerada e o pessimismo antopológico é a consequência.

É sequestro da subjetividade quando alguém, no exercício de imaginar, projeta o outro como personagem, e com ele estabelece uma relação baseada na falsidade que despersonaliza e aprisiona. Jura a promessa de um amor eterno que desdobra em cruel forma de prisão.
É sequestro da subjetividade toda relação de trabalho que seja marcada pelo desrespeito à dignidade do trabalhador, forçando-o a se tornar mero mecanismo de produção, desconsiderando sua condição de ser humano que merece descabso e remuneração justa. 

É sequestro da subjetividade cada vez que, no processo educacional, as crianças são submetidas à pedagogia do medo e o aprendizado se torna um fardo, deixa de ser um desejo. É sequestro da subjetividade cada vez que o sujeito é desconsiderado com organismo vivo, colocado na condição de mecanismo, objeto manuseável.

Fonte: Parte integrante do livro : Quem me roubou de mim? O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa- Pe. Fábio de Melo

Vivemos num mundo  cheio de sequestrados e sequestradores. Quem de nós já não se sentiu em algum momento da vida, de tal modo perdida ou encurralada que parece estar numa prisão sem paredes? A qualidade de nossa vida depende muito da forma como são nossas relações humanas. A todo momento passamos por pressões, sejam na vida familiar, amorosa ou ambiente de trabalho e existem pessoas que tentam de todo jeito nos manipular de forma que deixemos de ser pensar por nós  mesmas  e passemos  a nos comportar como eles consideram ser o certo. 

Se por fraqueza ou omissão deixamos que esse sequestro aconteça, sofremos muito porque o ser humano é de natureza questionadora e nada pior que ter sua individualidade tolhida de movimentos. Um dos fatores que levam a esse tipo de situação é a rapidez com que a tecnologia vem adentrando nossa vida. A era da informação vem convertendo os moldes de formação da sociedade. Tudo parece se resolver em um piscar de olhos, em um simples toque. Mas essa rapidez, torna as relações humanas cada vez mais deturpadas e instáveis. O

Sequestro da Subjetividade ocorre quando o outro, dentro de alguma relação que estabelecemos, nos aprisiona. Faz-nos reféns dessa relação e das circunstâncias que a rodeiam. Nos faz de certa forma dependentes e vítimas, ao ponto e não conseguirmos nos imaginar fora desta relação. Nos rouba o que temos de mais precioso, nosso eu, nossa subjetividade, característica única enquanto indivíduos. Essa prisão sem paredes pode destruir a vida de uma pessoa, a perda da individualidade , em determinados casos, gera um conflito interno tão grande podendo levar a depressões, crises nervosas e em graus excepcionais até levar a um suícidio. As consequências podem ser inúmeras e somente um grito de liberdade pode nos salvar, quando tomamos nas mãos as rédeas de nossas vida novamente .

Fica a reflexão: Pare, pense em como anda as relações humanas que você vem estabelecendo em suas vidas. Veja em que classificação se enquadra, a de sequestrador ou de sequestrado. Seja qual for a resposta , analise as consequências que poderão acarretar na sua vida e na da outra pessoa. Se está sendo vítima de um sequestro de sua individualidade, interrompa essa relação, tome em suas mãos sua vida de volta. Mas, se ao contrário, tem mantido alguém em cativeiro emocional, o liberte dessas amarras em um envolvimento infrutífero, deixe que ela via a vida da forma que merece . Em quaisquer dos casos , busque a felicidade verdadeira e o encontro com seu Eu interior.

Márcia Canêdo






By JORNALISMO ANTENADO with 12 comments

12 comentários:

Olá Márcia,

Um texto muito importante na época em que vivemos.

De facto existem sequestrados e sequestradores, tanto ao nível laboral, escolar, como familiar ou nas mais diversas relações sociais.

Os sequestradores agem psicologicamente sobre outrem, que aprisionam e privam essas pessoas de terem a autonomia de sua própria vontade e de discernimento, seguindo com pensamento, capacidade psicológica, saudável e livre as suas vidas.

Esses comportamentos são um atentado às liberdades e um desrespeito à dignidade humana.

Sou contra a atitudes comportamentais que levem a situações de aprisionamento da vontade alheia.

Parabéns pelo post!

Abraços,

FrancK

Olá Márcia,

Excelente reflexão!
Na verdade seu texto está tão completo que nem tenho o que complementar :D

Parabéns!
Um abraço.

O aprisionamento das pessoas por outro é um terrivel mal, mais elas são culpadas por permitir, bem sou contário a este tipo de comportamento.
Abraços forte

Olá Márcia!

Gostei muito do texto o qual dá margem para uma excelente discussão. Entendo esse roubo e aprisionamento de nós mesmos como sendo consequência dos ideais e prática sócio-políticos onde vivemos. Penso que a grande maioria se dá pela falta de condições (empregos que para além de garantirem a sobrevivência, dêem prazer) e conhecimento (ausência ou inércia relativamente à aprendizagem).

Podemos considerar ainda que há aprisionamentos voluntários. "É sequestro da subjetividade quando alguém, no exercício de imaginar, projeta o outro como personagem (...)". Isto pode ser simplesmente, querer estar preso por vontade. Parece-me uma situação muito vulgar quando nutrimos pelo "outro" um sentimento forte: amor, ódio, amizade.

Parabéns pelas tuas conclusões!

Beijos
Luísa

Márcia

Excelente o tema que você escolheu para esse post. Através de uma visão antropológica, podemos verificar que surgem novas formas de domínio que um ser humano exerce sobre outro(s). No início da formação das sociedades, a força bruta era a principal forma de domínio. À medida que o tempo foi passando, o domínio passou a ser feito de formas mais sutis, porém, como disseste, não menos violentas.

Este é um tema que atualmente necessita ser discutido e que devemos realizar reflexões sobre o mesmo, para que não venhamos a tuar como sequestrados ou como sequestradores da subjetividade (individualidade) alheia.

Admiro, cada vez mais, o trabalho realizado no seu blog e, consequentente, a você como profissional da área de Comunicação.

Um abraço.

Nelson

muito bom realmente não tem o que comentar.

Olá querida amiga,

Excelente sua postagem. Parabéns.

Tamanha explanação, não resta o que comentar e leva-nos a muita reflexão sobre sermos seqüestradores ou sequestrados.

Não precisamos ser dominadores ou dominados, precisamos seguir lado a lado para obtermos a felicidade, cada qual com sua individualidade para o bem comum e encontro com a felicidade.

Sem subjugar, sem amarrar, sem prender, mas deixar livre para cada um viver o seu Eu interior e ser feliz.

Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Olá Márcia.
Atualmente vivemos em um mundo de imagens. Tudo acontece rapidamente para que não tenhamos tempo de pensar, comprometendo nossa subjetividade. Fazemos o que a maioria faz, o que o "Grande Outro" dita como regra.
Parabéns pelo excelente post, de grande profundidade.
Beijos
Bel

Marcia,
Gostei muito do seu texto e posso afirmar sem sombra de dúvida que este sistema reproduz muitos sequestradores,apesar de ser muito batida e de algumas pessoas não gostarem desta frase,quando Nelson Rodrigues disse "A unanimidade é burra", frase que plagiou do nazista alemão Rudolf Hess, talvez ele não tinha consciência da dimensão que esta frase possui,para mim, ela representa exatamente o que está acontecendo na sociedade atual, um aprisionamento da subjetividade, apequenando o ser humano e tornando-o um número,uma estatistica para consumo de pesquisa.Para encerrar penso que foste muito feliz na postagem...

Um grande abraço!!

O que, e não exatamente "quem", rouba-nos de nós mesmos é a ideologia.

Aquela música chata que de repente o sujeito começa a cantar no chuveiro é apenas um dos sinais desse tal sequestro ideológico.

No fundo, o sequestrador "quem" é também sequestrado pelo "que".

Ou seja, o agente do sequestro é, também, sequestrado pela ideologia.

Márcia
O texto em sí fala de uma expressão que nos tempos de hoje é muito discutida, nessa qualidade em que voce reporta temos a necessidade de procurar entender cada parte do texto e ao final podermos compreender a necessidade de procurar melhorar nossas atitudes.
As vezes nem percebemos o quanto somos vulneráveis, mas aos olhos de alguns esta situação se faz necessaria para que possam transpor barreiras e chegar ao seu intento.
Nem sempre percebemos mas somos alvos aos mais diversos atos de "sequestros" de nossas próprias ações e isto acontece sem darmos tanta importância assim.
O seu artigo deve ser muito bem apreciado, pois contém informações e diretrizes que podem ajudar a muitos.
Há tempos que não encontrava um artigo desta magninute, e voce conseguiu e com certeza irá despertar o enteresse de muitos.
Parabéns pela postagem e que continue a se interessar e preocupar-se com todos nós, seu coração vale ouro.
Abraços e parabens novamente pelo artigo.
Mad

Grande Márcia!!!!!!!!
Acabei de ler sua matéria "Quem me roubou de mim? O sequestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa" Muito boa e bem escrita. Concordo com vc em tudo mas acho que infelizmente nada vai mudar. Digo isso porque me pareceu que o texto busca uma nova forma de relação que a meu ver é utópica pois os seres humanos são assim mesmo, sempre foram e sempre serão. Sei que dou uma impressão pessimista mas é o que eu sinto.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos