Slideshow

domingo, 20 de dezembro de 2009

Julgamento do casal Nardoni só deve ser em 2010

Julgamento do casal Nardoni só deve ser em 2010, diz promotor  Francisco Cembranelli.

Defesa dos acusados de matar Isabella diz que recursos não visam demora



O julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, acusados de matar a menina Isabella em 2008, só deve ocorrer em fevereiro de 2010, informou o Ministério Público de São Paulo. Antes, a previsão da Justiça é que o casal fosse a júri popular ainda neste ano, algo próximo de novembro. O promotor do caso Isabella, Francisco Cembranelli, atribuiu essa demora a uma série de recursos impetrados pelos advogados do casal. Para ele, a defesa está atrapalhando a celeridade do julgamento.


Foi Cembranelli que denunciou o pai e a madrasta da menina pelo assassinato dela. Em 29 de março de 2008, Isabella, então com 5 anos, foi jogada da janela do apartamento do casal, no sexto andar de um prédio no bairro do Carandiru, na Zona Norte de São Paulo. Os acusados, que estão presos, negam o crime. Alegam que uma outra pessoa entrou na residência e matou a criança.


“O julgamento tinha tudo para ser nesse semestre, mas a defesa recorreu do acordão que mantém o julgamento popular. Para se ter uma ideia, tem recurso que demorou dois meses para ser julgado”, disse o representante da Promotoria, que falou ao G1 por telefone. “Acreditei sempre que fosse possível fazer julgamento até novembro de 2009. Mas se nada acontecer de novo, acho que fevereiro 2010 seja a data escolhida. Isso é extra-oficial. É apenas uma previsão.”

Versão da polícia

A acusação se baseia em provas periciais produzidas pela Polícia Civil. Para o Ministério Público, Anna Jatobá esganou a enteada e Alexandre jogou o corpo da filha pela janela. Antes, o casal teria cortado uma tela de proteção.

Um ano após morte de Isabella, mãe diz que vive 'um dia de cada vez'


Um ano depois da morte trágica da filha Isabella Nardoni, de 5 anos, a bancária Ana Carolina Oliveira, de 24 anos, diz que tenta viver “um dia de cada vez”. Apesar do tempo que passou desde 29 de março de 2008, quando a menina foi jogada do 6º andar do Edifício London, ela chora muito ao relembrar da filha. Sorrisos, só quando recorda de algum episódio feliz que viveu com a menina.

Ana Carolina conta que Isabella era sua “melhor amiga”. “Eu queria que nós fôssemos muito amigas e eu sempre preservei isso desde que ela nasceu. A gente tinha uma relação maravilhosa”, diz. A bancária afirma que pretende ter outros filhos no futuro. “Isso não é um projeto de agora, eu vou continuar minha vida, aí com certeza eu quero ter outros filhos. A certeza de ter outro filho é absoluta.”


Fonte: www.globo.com



Refletimos a alguns dias sobre as raízes da corrupção no Brasil e muitos comentaram da morosidade de nosso Sistema Judiciario. Esta matéria divulgada ontem pelo site G1,vem reforçando o que todos já haviam concluído sozinhos. Há um 1 ano e 9 meses, Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá , foram acusados do assassinato da menina Isabella Nardoni de apenas 5 anos, jogada da janela do apartamento onde o casal morava com um filho pequeno. Diante de tantas evidências, o casal está preso e aguardando julgamento desde 2008.

A Justiça é morosa e sua demora é, em si, causadora da injustiça; porém, a injustiça generalizada é a causa da morosidade judiciária.  Um dos absurdos da situação é que apesar das provas circuntânciais apontarem o casal como mentor do ato que levou a morte de Isabella Nardoni, o julgamento já foi adiado inúmeras vezes.  Alexandre e Ana Carolina, deveriam ter ido a júri popular mês passado, após ter saído o laudo comprovando como sendo deles o material genético encontrado na cena do crime. Porém mais uma vez  foi adiado, agora a previsão é de fevereiro de 2010, ou seja,  um mês antes da tragédia completar 2 anos . Os advogados de defesa do casal Nardoni pediu à Justiça novo exame de DNA, visto que o teste confirmou que material genético guardado pertence a casal. A alegação da defesa é que amostra coletada é de urina, não de sangue.


Como este, milhares são os casos de presos que cumprem grande parte da pena ,sem ter ido a julgamento, e não são casos isolados o fato de ter-se descoberto  a inocência do réu, depois de anos de reclusão penal. Fato é que nosso Sistema Judiciário a cada ano está mais falho e moroso, de acordo com o poder aquisitivo do réu, muitos advogados conseguem descobrir brechas que levaram já a muitos culpados serem inocentados ou terem suas penas reduzidas  com prisões domiciliares.


O ato em si ocorrido em março de 2008, com a menina Isabella, levou a revolta a toda sociedade , não apenas no Brasil ,com em outros países. O caso foi amplamente divulgado pela mídia, que o vem acompanhando desde o início, inclusive na reconstituição do crime. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por unanimidade, negou no último dia 02 de dezembro mais uma vez o pedido de habeas corpus a Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá.

Márcia Canêdo



By JORNALISMO ANTENADO with 14 comments

14 comentários:

Oi Marcia, realmente é por ai, infelizmente a legislação brasileira favorece situação como essa e ainda, que nesse caso os acusados estão presos... acho que para uma efetiva mudança, precisamos,com urgência, de uma reforma de todo sistema jurídico que é perfeitamente possível...
abs

Este crime foi tão horrendo que eu me recuso a acreditar ... não cabe na minha cabeça.

Segundo um amigo que é advogado alguns casos (como este) são propositadamente protelados para que a razão sobreponha e emoção e assim a justiça se faça de forma mais clara.

Oi Márcia, parabéns pelo post.
Morosidade e desinteresse regem algumas decisões no ambito da lei.
A impunidade alimenta a violência.
A violência alimenta o medo.
O medo alimenta a passividade.
A passividade alimenta a impunidade... e por ai vamos.
Beijos, minha querida
Bel

Pelo visto, a imprensa vai ressuscitar essa "grande tragédia nacional" que foi a morte dessa menina.

Justamente agora em que estamos tendo (desculpe-me o gerundismo) conhecimento das maracutaias e patifarias aprontadas pelo DEMo lá no governo do DF. E justamente em 2010 que é ano eleitoral.

A imprensa brasileira é maravilhosa.

E novamente vão surgir os "especialistas em direito penal e criminal" propondo o mudança no código penal e na legislação penal.

é realmente este caso vai longe mesmo.

Saudações Natalinas!
Amiga Márcia,
Excelente Post!

É minha amiga, infelizmente a legislação é falha e branda com isto os criminosos são favorecidos. O que eu acho muito interessante no Brasil é a velocidade que é dada em processos para proteger e dar guarida a criminosos terroristas, mafiosos, rei de ladrões etc. casos assim, as mais altas autoridades vão para a mídia e defendem de todas as maneiras e formas.
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Marcia
O excesso de recursos permitido pela legislação brasileira é um dos grandes culpados pela morosidade.
O nosso Código Penal data de 31/12/1940 e, só agora, em agosto/09, sofreu alterações que podem agilizar e muito pouco um processo.
Outro problema é o número de juízes que temos. É ínfimo, face ao grande número de processos e todos os recursos permitidos.
Como disse a Ana, seria necessária uma mudança radical no sistema judiciário, mas isto atenta contra múltiplos interesses e a coisa não sai.
Outra coisa que causa a revolta da população é o fato de alegar que em certos casos, "não é feita justiça".
O judiciário não faz justiça, aplica a lei e esta por ser feita por outro poder o legislativo é falha.
Afora isto, a competência dos patronos das partes pesa e muito. Muitas vezes um caso de simples solução acaba sendo julgado a favor de quem não tem razão por perda de prazos e outros elementos que formam o processo.
Outro problema ainda é a prova, muitas vezes difícil de ser obtida, e como "o que não está nos autos não está no mundo" (simplificando, não consta do processo não vale), tem-se a impressão de que não foi feita justiça.
Abraços!
Felipe

Márcia,

VC diz de forma acertada: "A Justiça é morosa e sua demora é, em si, causadora da injustiça; porém, a injustiça generalizada é a causa da morosidade judiciária."

Sim, são duas muletas perversas que matém o espantalho da corrupção de pé. Mas, ao invés de espantar os corvos, os atraem, mantendo os donos da fazenda (o Povo) refém em sua propriedade (na verdade, já areendada). E por isso a perversidade do Espantalho Judiciário!!

Ótima matéria!! Muito boa mesmo!! Parabéns!!

Bjs!

Marcia... aqui neste país o tempo é contra quem precisa de justiça. O tempo APAGA da memória a verdade. Camufla. Dá chance ao real infrator, real réu, de tentar toda e qualquer defesa sórdida. Eu vejo na minha própria situação o que a lerdeza e parcialidade da justiça é capaz de fazer! Eu vejo como muitas pessoas parecem se esquecer do que presenciaram! Como quem sabe persuardir consegue destruir a imagem de outra e mudar o foco verdadeiro. E se tem crianças no meio envolvidas, são as maiores e mais diretas vítimas da justiça falha brasileira.

Eu poderia escrever um livro de tudo que meu ex marido fez em apenas 1 mês, recente, se for sobre o tempo decorrido, será volumoso e até tedioso.

Bjs

Foi um crime horrível e já deveria ter sido resolvido a muito tempo... Toda essa demora, possibilita ao acusados entrarem com inúmeros recursos, todos absurdos...

Precisamos urgente de uma reforma do sistema jurídico.

Beijos

HELLO!!! MARCIA PARABENS PELO BLOG!!! ADOREI, POIS ESTOU T SEGUINDO, T ESPERO NO MEU BLOG, TENHA UM BELO NATAL!!!
ADOREI A RETROSPECTIVA DE 2009 FICOU MASSA!!!

BJOKAS!

Olá Márcia,

Realmente não dá para entender a cabeça dos "letrados" da justiça. Um caso que está mais que claro, demora tanto para ser julgado...

Infelizmente no Brasil temos que dar a sorte de não precisar da tão morosa justiça, porque ela pode até existir, mas demora um bocado.

Ótimo artigo!
Abraços.

Olá Minha flor!
Desculpa a ausência!
olha andei dando um grau no blog para ti!
Espero que tenha gostado!
Assim que der entro em contato!
Abraços

Márcia,

Estou fora, mas não poderia deixar de passar por aqui para te desejar Boas Festas!

Desejo que em 2010 a humanidade possa tomar consciência, de que o nosso Planeta precisa de ajuda para superar a Fome, a Guerra, a Desigualdade, a Flora e a Fauna.

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Beijos
Luísa

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos