Slideshow

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Amizade Verdadeira, acreditam que ainda exista? Eu Sim!

"Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito ... mesmo que  o tempo e a distância,digam Não.. mesmo esquecendo a canção ... o que importa é ouvir a voz que vem do coração...  "


Tem mais ou menos um mês que venho refletindo muito sobre a questão da Amizade, esse sentimento que pode ser muito puro ou então cheio de interesses com segundas e terceiras intenções. Existe um texto que desde quando o recebi, me chamou muito a atenção porque concordei com ele, diz mais ou menos assim: "Eu poderia suportar que morressem todos os meus amores ,mas não aguentaria se isso acontecesse aos meus amigos". Podem até achar que digo isso da boca pra fora, mais não é .... sempre lidei melhor com a perda de amores do que com o afastamento de amigos. 

Final de ano principalmente nos leva a esse tipo de relexão , porque é uma época de confraternização , tal qual quando se aproxima nossos aniversários. Nesses períodos queremos por perto as pessoas que amamos fraternalmente ou amorosamente, e nesses grupos estão incluídos nossos familiares, amigos e amores. Agora vocês irão concordar comigo o quanto é difícil agradar a todos . Infelizmente o ser humano é o mais complexo dos animais e mesmo em nosso círculo de amigos, sempre existem aqueles que são possessivos, ciumentos , que não gostam de repartir nossa companhia com os outros. Esse tipo de situação  é muito delicada, porque essa atitude pode chegar a extremos e uma amizade que poderia durar anos, acaba num piscar de olhos por causa da intransigência da outra pessoa. 
Outra situação delicada, é quando  a amizade deixa de ser apenas amizade ,ou seja , as duas pessoas passam a ter uma afinidade ou atração tão difícil de negar, que os levam a se relacionarem amorosamente. Tudo tende a mil maravilhas se no início, as duas partes entrarem no acordo de que independente do que vier a acontecer a amizade não saia prejudicada. Claro, não existe uma "receita de bolo" que nos garanta um final sempre feliz nesses casos, porém o que muitos chamam de "amizade com benefício" pode durar anos, tudo dependerá sempre da maturidade das pessoas envolvidas.

E as amizades virtuais, onde ficam nisso tudo?! Há quem diga que não devemos confiar  numa pessoa que nunca olhamos nos olhos. Sim, até concordo com o poeta que diz ser os olhos a janela da alma , porém creio nas amizades conquistadas a distância, eu mesma tenho inúmeros bons amigos que conheci através de redes de relacionamentos (Orkut,chats,twitter) e mais recentemente por um site onde os membros compartilham notícias (Dihitt). E nesse último caso, o fato de meu contato ser praticamente exclusivo pelo site, através da troca de comentários, reflexões, recados, não me  impede de considerar muitos ali como realmente meus amigos, porque ao contrário que muitos pensam, as amizade verdadeiras começam no respeito e carinho que temos uns pelo outros. Agora , seria um  engano pensar que mesmo no campo virtual não existam problemas com excesso de ciúmes, posse e em alguns raros casos até mesmo inveja da relação de amizade com as pessoas. A diferença é que nesses casos temos a vantagem de não se  entrando num acordo de paz, você simplesmente se afaste da pessoa. Confesso que mesmo nesses casos, para mim perder uma amizade é sofrido, porque acho um disperdício de energia vital ficar discutindo enquanto poderia estar fazendo algo bem melhor como conversar, trocar informações, etc.
Bom para aqueles que ainda não entenderam onde quero chegar com toda essa conversa, saibam que simplesmente gostaria de dizer a todos os meus amigos(as) que vocês são muito importantes para mim. Cada um de um jeito ou de outro tem uma participação fundamental na minha vida. Os que são meus fiéis confidentes , sabem o quanto confio em suas opiniões e como o "colo" que me dão (muitas vezes virtual) fazem a diferença para mim. Aos outros, que nossa amizade, como disse um outro grande poeta (perceberam que estou inspirada hoje né..) , "seja eterna enquanto dure".
Enfim, este foi um daqueles textos / declaração , nesse caso uma Declaração de Amor aos meus AMIGOS! Que todos ao lerem sintam-se carinhosamente abraçados !

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 17 comments

17 comentários:

Minha amiga claro que sim, sou de poucos amigos, mais os que tenho são de muitos anos, passamos tudo junto desde a infancia até hoje o amigo mais novo que tenho já vão oito anos que nos relacionamos, sim existe, basta apenas saber respeitar os interesses do amigo, sem interfirir em seu destino.
Abraços forte

Saudações!
Amiga Márcia,
Gostei muito de ler o seu texto, penso ser uma reflexão muito correta em se tratando do tema em tela.
Particularmente, penso que existem amizades verdadeiras. No que diz respeito aos entraves, vejo também como um acontecimento natural, isso é do ser humano. Nós é que temos que ir se encarregando de aprimorá-las.
Parabéns pelo excelente texto!
Ótimo Post!
Abraços,
LISON.

Márcia,

Texto maravilhoso, parabéns!

Muito obrigado por nos presentear com a Declaração de Amor aos Amigos.

Concordo com a sua declaração e posso dizer-lhe que me sinto abraço.


Amigável abraço,

FrancK

Olá!

A amizade deve ser bem construída e bem cuidada. Entretanto, se for uma amizadade pautada em interesses deve ser banida e deixada de lado o mais rápido possível. Eu também acredito em amizade verdadeira, mas sei que também existem muitas totaltamente voltadas para interesses.

Abraços

Francisco Castro

Belo post Márcia. Ter amigos é de suma importância para nossa saúde emocional.
Não podemos viver sozinhos, temos que ter alguém com quem dividir alegrias e até tristezas.
Amigo é fundamental!
Beijos amiga.
Bel

Márcia,

Que linda declaração de amizade e carinho minha amiga!

Só posso agradecer por palavras tão doces, e por tanto afeto a todos nós, seus amigos virtuais, mas com sentimentos reais.

Prova de Amor

Num sonho que mais se definia por belo encontro espiritual, o aprendiz se reconheceu à fente de nobre mentor da Vida Maior e, sequioso de ensinamentos, perduntou:

- Instrutor, qual a mais alta demonstração de amor a Jesus que nos seja possível realizar, diante dos outros?

O orientador refletiu, por alguns momentos e respondeu:

- Filho, a mais alta mostra de dedicação ao Divino Mestre é amar a alguém que tudo terá feito na vida para não merecê-lo.

(Emmanuel)

Feliz Natal!

Beijos.

Rosana.

Márcia...
Tudo que tem ali escrito tentando definir esse sentimento de amizade entre as pessoas,é verdade.

Um campo onde exploramos tantas sensações, pondo à prova alguns sentimentos mesquinhos outros belos por uma eternidade.

Que continuemos escrevendo sobre a amizade... esse ato faz com que se mantenha presente o mais rico e nobre jeito de comunicação.

beijos, minha amiga,
Maria Souza - Porto Alegre - RS

Marcia, a Amizade Verdadeira é como a Palavra Sincera.Falamos a Verdade Sempre com nossos Amigos.
Por isto, quando escolhemos nossos Amigos, estamos Seguros. A receita Perfeita é que a Reciproca Sempre será Verdadeira.
Paz. Sempre, Paz.

Amizade: doce palavra que é mel ou fel dependendo se for verdadeira ou não.
Mas aonde estão o verdadeiro e o falso amigo? As vezes o carinho nós
faz esquecer que a pessoa que se diz amiga assim age por interesses materiais e mesmo sabendo disto fazemos vistas grossas, pois nosso sentimento é mais importante de qualquer consideração. E esta é amizade verdadeira não ditada pela mente, mais sim pelo coração.

Márcia

Uma bela e sensível declaração de afeto.

Eu tenho um conceito muito particular sobre amizade, mas ele é tão particular que dificilmente eu o revelo, eu prefiro colocá-lo em prática.Porém, gostei muito da forma como você expressou o seu entendimento. Parece que, em relação a alguns aspectos, eu tenho simpatia e respeito por atitudes diferentes das minhas. Não sei explicar essa situação, talvez porque eu ainda não tenha pensado muito sobre disso.

Respondendo ao título do post, saiba que eu acredito em amizades verdadeiras, mesmo "que o tempo e a distância digam não". Inclusive, neste momento estou a lembrar de quatro grandes amigos nesta situação, sendo que um deles eu conheci no diHITT.

Um abraço.

Nelson

Marcia, no dihitt eu sempre sou rodeada por pessoas muito bacanas, mas recentemente, no dia após o acidente com o Rodrigo, um membro do dihitt fez uma ENORME grosseria comigo, e ainda para se passar de coitadinho, apagou meus comentários no blog dele "explicando" o que aconteceu comigo e desculpando de algo que não era necessário desculpas, pq ele se sentiu ofendido e quem me conhece sabe muito bem que eu jamais faria isso.

Infelizmente, nos momentos mais difícies, em todo lugar, seja real ou virtual, tem alguém para tentar nos fazer sentir pior.

Bjs

Márcia,

Não se amargure tanto pelos amigos virtuais q se vem e se afastam...vc pode contar sempre cmgo...mesmo q nao acredite!! sei como vc pensa!!

Bjs no coração!!

Acredito piamente na amizade, pois vivo-a intensamente. Mais do que qualquer outro sentimento, este, sim, é IMPRESCINDÍVEL.

Márcia,

Que linda homenagem! Sim, porque para além da reflexão trata-se de uma verdadeira homenagem aos teus amigos, reais e virtuais.

Eu acredito na amizade. Não cultivo muitas, mas cultivo as que considero boas, sejam elas reais ou virtuais. Eu penso que o verdadeiro amigo é aquele que sabemos presente mas nos dá "espaço". Que nos deixa ser nós. É aquele que cultiva as afinidades, porque afinal são elas que servirão de pilar para um longo e sadio relacionamento.

Beijos e parabéns pelo texto!

Luísa

Sim. Eu acredito que exista amizade verdadeira, pois tenho bons e verdadeiros amigos. Agora, uma coisa que noto é que, pelo menos no meu caso, a maioria dos amigos que considero verdadeiros, são da época da infância ou da adolescência; são amizades que já duram décadas. Valeu mesmo. Excelente postagem. Abraços.

Márcia,

Já escrevi e li outras postagens sobre amizade também. A experiência vai nos ensinando as coisas com o tempo mesmo.

Teve um ponto do seu texto que me chamou muito atenção que foi aqueles desentendimentos que a gente tem com os amigos, mas que se fizermos um "acordo" de perdão, digamos assim, no final tudo acaba bem.

Acho que faltou eu fazer isso numa amizade de 10 anos que perdi. Foi uma grande tristeza pra mim, porque gostava muito da pessoa em questão.

Aprendi com o tempo que é muito saudável ter "amizades verdadeiras", mas não se esqueça, até vou falar em voz alta agora:

"VOCÊ É O ÚNICO MAESTRO DA SUA VIDA".

Abraços! Sheila Fonseca.

Olá Márcia, agora finalmente consegui enxergar o texto! Ai meu deus, que problema! Já reparei que textos com fundo preto só dá pra ler mesmo durante o dia, a menos que tenha um letrão.

Realmente, já tive amigos ciumentos e possessivos e é horrível. Tive um amigo que não queria que eu namorasse...rsrsrs Então quando ia encontrar alguém ele fazia de tudo pra eu chegar atrasada ou não ir ao encontro...rsrsrs nós brigávamos muito por isso, e ele se ajoelhava no chão no meio da rua me pedindo para perdoá-lo e eu danada da vida saindo raios e fumaça da minha cabeça! kkkkk E os namorados ficavam invocados porque ele ia comigo em todos os lugares, cinema, praia, tudo...rsrsrs É complicado e eu só aturava porque ele fazia tudo na base do alto astral e brincadeira. Não havia uma briga que não tivesse um monte de risada no meio e no fim!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos