Slideshow

sábado, 12 de dezembro de 2009

12 de dezembro: Já imagiram o que de marcante aconteceu nessa data nos último 188 anos?

Já pararam pra pensar no que aconteceu de marcante em um dia específico?! Bom, hoje em minha casa será noivado de minha irmã, ou seja , pra ela e meu cunhado, bem como pra minha familia é um dia importante. A partir disso, sentada aqui no computador navegando por esta nossa grande rede cibernetica, me veio a curiosidade de saber o que de importante aconteceu na história no dia 12 de dezembro . A resposta foram muitos fatos que mudaram de alguma forma a história de vida de milhares de pessoas pelo mundo. Bom deixemos de enrrolação e vamos aos fatos que marcaram essa data.

Fatos históricos do dia 12 de dezembro



1821 - Nasce Gustave Flaubert, autor do romance Madame Bovary.



1822 - Os Estados Unidos reconhecem a independência do México.



1844 - O doutor Horace Wells, um norte-americano de Connecticut, torna-se a primeira pessoa a receber uma anestesia em uma cirurgia dentária.



1877 - Morre José de Alencar, romancista brasileiro, autor de O Guarani.

1897 - A capital do Estado de Minas Gerais é transferida para a Cidade de Minas, hoje Belo Horizonte.


1911 - O rei Jorge V da Inglaterra funda a cidade de Nova Délhi, onde estabelece a sede do governo colonial britânico na Índia.



1913 - Recuperada num hotel de Florença a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, que fora roubada dois anos antes do Museu do Louvre em Paris.



1915 - Nasce Francis Albert Sinatra, Frank Sinatra, cantor e ator norte-americano.
1915 - É apresentado em Berlim o primeiro avião totalmente metálico, inventado pelo industrial alemão Hugo Junkers.




1924 - São realizados os primeiros testes com o precursor do helicóptero, nas cercanias de Madri, na Espanha.


1936 - O líder chinês Chiang Kai-Shek declara guerra ao Japão.


1939 - França e Grã-Bretanha enviam acervo militar à Finlândia.


1943 - A União Soviética e o governo checo exilado firmam acordo de colaboração para o pós-guerra.



1946 - Nasce um dos pilotos brasileiros de maior sucesso no mundo: Emerson Fittipaldi.


1955 - O maior ato de filantropia mundial é feito pela Ford Fundation, que doa US$ 500 milhões a hospitais, faculdades e escolas de medicina.


1962 - John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, aceita instalar o "telefone vermelho", uma linha direta de emergência com Moscou.


1964 - O Quênia torna-se uma república independente.


1979 - Integrantes da Otan convidam a União Soviética a iniciar conversações sobre a redução de armas estratégicas.


1991 - A Coréia do Norte e a Coréia do Sul assinam acordo histórico de reconciliação, cooperação e não-agressão, após 46 anos de estado de guerra.Em 12 de dezembro de 1991, as Coréias do Sul e do Norte lançam a base para a coexistência. É concluído o Acordo de Reconciliação, Não-Agressão  e Cooperação e assinada uma Declaração Conjunta Sobre a Desnuclearização da Península Coreana. Ambas as Coréias aderiram às Nações Unidas em 1991.




1992 - Os restos mortais de Pablo Neruda e de sua companheira, Matilde Urrutia, são transportados para a Ilha Negra, no Chile.


1993 - Eduardo Frei é eleito presidente do Chile. São as primeiras eleições depois do fim das regras militares no país, em 1990.


1994 - A África do Sul é reincorporada à Unesco, após 38 anos afastada.


1994 - A Corte Suprema do Brasil inocenta Fernando Collor de Mello das acusações de corrupção que levaram a sua renúncia em 1992.

 
Bom , espero que tenham gostado do passeio pela história  do dia 12 de dezembro. Confesso que muitos desses fatos nunca tinha me ocorrido que teriam acontecido nessa data . É assim  a história, todos os dias pelo mundo acontecem coisas que marcam a vida de milhares de pessoas ,quem dera sempre pudessem ser boas lembranaças com espero  seja o caso de minha irmã e cunhado. Que daqui a muitos anos, já casados e com os filhos crescendo eles possam sentar e relembrar com carinho essa data . E essa jornalista que vos fala  sabe o que fará mais tarde?! Além de comemorar com eles, os convidarei a conhecer um pouco mais sobre o dia que escolhereram  para selar essa união de namoro que já dura 6 anos. Hora de arrumar pra confraternização ...  ate´mais então.
 
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 10 comments

10 comentários:

Olá!

Esses quase duzentos foram ricos em muitas coisas, em pessoas, ações e muito progresso em toda a humanidade. Esperamos que nos próximos duzentos anos sejam de muito progresso e sucesso, só com a as guerras que foram muitas nos dois últimos séculos.

Abraços

Francisco Castro

Nossa! Quanta coisa aconteceu no dia 12 de dezembro! Adorei saber! E parabéns para sua irmã!

bjs

Saudações!
Amiga Márcia,
Excelente Post!
Gostei muito da retrospectiva que você construiu. Ficou um Post, hiper informativo, e educacional!
Realmente aconteceram fatos que mudaram os destinos da humanidade. Em essência, houve uma grande evolução em todos os seguimentos do conhecimento. Fracassos ocorreram, porém penso que o balanço foi positivo. O homem está vivendo muito mais e isso é verdadeiramente importante, afora inúmeras enfermidades que foram superadas, e outras a ciência avança na busca de soluções.
E hoje, para você e toda a sua família é uma data muito especial, oportunidade em que faço votos que o casal seja muito feliz por toda a eternidade.
Parabéns pelo excelente texto!
Ótimo Post!
Abraços fraternos,
LISON.

Marcia, este negocio de preservar a memoria, seja o que for, é muito interessante. Quando meus avós precisaram fugir de Berlim, sairam com as roupas no corpo, dinheiro no bolso e só. A minha mãe sempre soube que o nome dela era diferente do que foi "registrada depois". 50 anos depois, ela encontrou em Berlim, a certidão de nascimento verdadeira dela. E então corrigiu o nome lá... aqui continuou um pouco diferente.

De todas essas datas, a que mais me despertou interesse foi a que lembrou Pablo Neruda!! O cara era o bambambam da poesia romântica na América, junto com outros. Mas ele tinha um estilo marcante demais para receber comparaçãoes!!

Algumas nem gosto de mencionar, denetre essas, outras, como eu disse, são boas de citar!!

BJs Márcia!

Márcia,

Parabéns por ter postado uma matéria, rica em acontecimentos em 12 de Dezembro de vários anos.

A energia cósmica "Vital" faz que certas datas sejam marcadas, ao longo da história, com acontecimentos importantes, coisa de DEUS!...

Abraços,

FrancK

Márcia,

Muito interessante a sua postagem.

Essas datas foram muito marcantes mesmo, mas nem sempre nos lembramos de tais fatos.

Adorei!

Bjs.

Rosana.

Parabéns muito bem elaborado seu post.
Abraços forte

Querida Marcia

Voce realmente voce fez um belo passeio ao passado de nossa história.
Muitos dos fatos relatados nem sabia que existiram, mas alguns confesso que tomei conhecimento.
Desejo a todos nós mais duzentos anos de muita alegria e principalmente paz, que é o que precisamos mais.
Esperamos que o "homem" faça a sua parte para que esta história não tenha "fim".
Parabéns pela postagem, e com todo respeito peço licença para acrescentar que no dia 12 de Dezembro, foi o dia em que "Papai" do céu deu permissão para que eu pudesse iniciar minha jornada entre todos voces.
Um forte abraço
E parabéns pelo Blog (Amei)
Mad

Olá!!
No dia 12/12/1930 nasceu um dos ícones da televisao brasileira. Senor Abravanel, ou pra quem nao o conhece por este nome: Silvio Santos.

Abraço!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos