Slideshow

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão também foi destaque na mídia internacional


 Para milhares de brasileiros a imagem que ficará da noite de ontem é de puro terror e perplexidade frente a uma situação impensável.
Uma das cenas que particularmente mais me chocou foi a entrevista da mãe de um recém nascido de uma maternidade em Bauru/SP.Chorando a jovem desabafou achar absurdo um hospital não possuir gerador próprio de energia, no que ela tem plena razão. 
Segundo a reportagem do Jornal Nacional , a diretoria da maternidade em questão está sob investigação por desvio de milhões em verbas. Por sorte, médicos e enfermeiras do local , tiveram uma ação rápida e conseguiram deslocar os bebês para outros hospitais.

Vejam agora como foi a repercução na mídia internacional do apagão que deixou boa parte do país ás escuras na noite de 10 de novembro de 2009

O apagão que atingiu diversas regiões do Brasil na noite desta terça-feira foi assunto dos principais sites da mídia internacional. Repercutiram o assunto a rede britânica BBC, o jornal americano The New York Times, o espanhol El País, a rede de TV CNN, o jornal inglês Telegraph e a agência de notícias Associated Press.


O apagão atingiu pelo menos os Estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

O New York Times, a BBC e a AP citam que as duas maiores cidades brasileiras foram atingidas pelo apagão. O espanhol El País aborda que milhões de pessoas foram afetadas. A rede de notícias CNN destacou o apagão com um boletim urgente durante a programação.

Segundo o ministro Edison Lobão, Itaipu voltou a ser reenergizada e causas atmosféricas podem ter gerado o apagão. "Imagina-se que uma tempestade de grande intensidade possa ter contribuído para desligar as linhas de Itaipu e, por consequência, outras linhas saíram de funcionamento". O ministro de Minas e Energia disse que o Operador Nacional do Sistema (ONS) procura as causas, mas afirma que o mais importante é retomar o fornecimento de energia, do que descobrir os motivos da falha.

O governo só se pronunciou sobre o acontecido cerca de 20 horas depois e mesmo assim as causas do apagão ainda não passam de especulações. Achar culpados nesse momento não é o problema, visto que as consequências na integridade física , moral  e finaceira de milhares de brasileiros não será restabelecida.
 
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 3 comments

3 comentários:

Marcia, veja vc q a energia é muito concentrada. Se houvessem mais usinas, porém menores, talvez esse estrago nao teria sido tao grande!!

Eita Jornalista hem!! kkkkkkk

Bjs!!

Pois é Ebrael .. viagei na naração dela também...!!!
Marcia bom sobre o senssacionalismo internacional sobre o assunto .. isso é de praxe delesem denegrir nosso país... parabéns .. tu és uma ótima jornalista!!!!

Pois é Ebrael .. viagei na naração dela também...!!!
Marcia bom sobre o senssacionalismo internacional sobre o assunto .. isso é de praxe delesem denegrir nosso país... parabéns .. tu és uma ótima jornalista!!!!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos