Slideshow

sábado, 13 de junho de 2009

13 de Junho comemoramos o dia de Santo Antônio casamenteiro, padroeiro de Juiz de Fora

No mês de junho comemoram-se o dia de vários santos, dentre eles Santo Antônio. Em meio às festas juninas, conhecido como santo casamenteiro é muito lembrado nas quadrilhas e eventos religiosos por todo o Brasil, possuindo milhares de devotos. É normalmente representado carregando o menino Jesus em seus braços, o que leva a muitas mocinhas com intenção de arranjar um casamento, retirarem o bebê prometendo devolvê-lo quando tiverem seu pedido atendido. Essa e outras simpatias são feitas na madrugada do dia 13 e fizeram a fama do santo como casamenteiro, conhecido por agir pelas causas perdidas. Outro costume é a distribuição do pão de Santo Antônio nas cerimônias religiosas realizadas no dia da comemoração. Reza a tradição que esse pão deve ser guardado dentro de uma lata de mantimentos, o que garante que não faltará alimento à familia durante o restante do ano .
Na cidade mineira de Juiz de Fora, no dia 13 de junho é feriado municipal em homenagem ao seu padroeiro Santo Antônio de Lisboa. Já a alguns anos as comemorações do aniversário da cidade têm sido junto com o dia do santo, devido à proximidade das datas, essa medida foi tomada com a intenção de não afetar negativamente o comércio local. O Seminário Santo Antônio, a Catedral Metropolitana dentre outras igrejas têm expectativas de que cerca de 20 mil pessoas participem das atividades programadas durante toda a semana. No sábado, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora serão celebradas 8 missas, onde a tradição da entrega dos pães acontecem todos os anos e os fiéis podem fazer e agradecer seus pedidos.

Já que tem fama de casamenteiro e dizem que as simpatias evocadas em seu nome dão certo, fica ai a dica de algumas. Claro que vale lembrar, tudo isso faz parte das supertições bem características do povo brasileiro , com sua mistura de raças e tradições.



1) Para a pessoa saber se o futuro companheiro será jovem ou mais velho, é preciso arranjar um ramo de pimenteira. De olhos fechados, ela deve pegar uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde , ele será jovem. Caso contrário, o casamento aocntecrá com alguém de idade avançada.



2) A tradição popular acredita que há uma forma especial de fazer as pazes entre casais brigados. Para isso, é preciso um cravo e uam rosa. Os talos devem ser amarrados juntos coma fita verde, na qual serão dados 13 nós. Durante o procediemnto, o devoto deve epnsar que Santo antônio vai uni-los outra vez.



3) Aqueles que têm pressa em arranjar um namorado(a) devem coprar uma pequena imagem do santo. E para agilizar a conquista do pedido, fazer dois procediemntos: tirar o Meninno Jesus do colo do religioso, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado, ou ainda, virar o Santo Antônio de cabeça pra baixo.
É fazer com fé e conferir....Boa sorte então!
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

1 comentários:

AHAAAA xD
agora to conseguindo entrar aqui bo blooog!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos