Slideshow

sexta-feira, 15 de maio de 2009

TWITTER: a nova febre da Era Digital


A mais nova febre do mundo digital, o Twitter, é um misto de blog, chat e mensagem instântanea. Além de já ter conquistado adeptos de todos os níveis sócio-econômicos, culturais e idades , já começa a ser usado como ferramenta no mundo coorporativo, para fazer negócios e consolidar redes de contatos.
E você, já twittou hoje? O verbo twittar, usado apenas na rede virtual ,claro, faz agora parte da vida de milhares de pessoas . Criado em 2006, o Twitter permite fazer comentários, expressar opiniões, divulgar idéias ou serviços numa mensagem com até 140 caracteres, e está se alastrando na internet numa velocidade incrível.
Segundo seu inventor, Jack Dorsey , um programador de sotwares até então desconhecido, hoje estima-se que já existam cerca de 9,8 milhões de twittermaníacos em todo o mundo. A novidade agora é que depois de conquistar a blogosfera, o site passou a ser usado também por grandes corporações como um novo canal de relacionamentos com clientes e forma de identificar as tendências de mercado.

São Paulo já é a quarta cidade que mais usa o Twitter no momento, perdendo apenas pra Londres, Nova York e San Francisco, esses dados foram fornecidos pelo Biz Stone, que é um dos fundadores da rede. Em tempos de crise, uma ferramenta como esta que utiliza a internet e o famoso boca-a-boca como meio de divulgação, vêm atraindo ,muitos investimentos. No mercado brasileiro, as empresas estão fazendo uso do utilitário em caráter experimental. Algumas delas, como, a Fiat, Telefônica, Brastemp e SBT, já idealizaram campanhas específicas com a ajuda do microblog como meio de divulgação ou estratégias para aumentar as vendas on line e audiência no caso da emissora. Para o executivo de marketing da empresa Tecnisa, que adotou a novidade como uma ferramenta permanente , o Twitter ajuda a formar a opinião no mercado, principalmente dos "internaltas de plantão" . Essa mesma empresa , a dois anos entrou na blogosfera através do Second Life, uma espécie de realidade virtual , porém não tiveram reais retornos financeiros devido ao investimento ser maior.
A verdade é que a partir de uma twittada , podemos ter contato com pessoas e idéias no mundo todo, manter-se informada sobre as principais notícias do dia,compartilhar e receber sugestões sobre música, filmes, livros, baladas além de manter contato com amigos e namorados. O Twitter é a mais nova forma de comunicação do mundo moderno.

A primeira vez no twitter, passo a passo de como aderir :

-Acesse o site www.twitter.com

-Clique no banner que diz "GEt-Started-Join" para criar sua conta grátis.

-Preencha o cadastro com seus dados como nome, e-mail e senha.

-Na próxima página,pesquise a lista de seus contatos e descubra quem você conhece e que já está no Twitter.

-Selecione as pessoas que deseja seguir.Isso significa que todos os textos ecritos pelas pessoas que você escolher seguir serão enviados para você e aparecerão na sua página principal.

-Agora sim... começa a brincadeira. Em sua página principal, no espaço em branco, você difita uma mensagem de no máximo 140 caracteres e envia para um seguidor ou para todos. A idéia é essa mesmo, ao invés de conversar com cada pessoa por vez, no twitter você pode enviar a mensagem a todos seus "seguidores" ao mesmo tempo.Não existe um número máximo de pessoas, você pode estar em conexão com 7, 70 ou 7.000 usuários.

-A partir daí so esperar as respostas ou comentários sobre sua "twitada" , formando assim uma troca de informações e interação .

-Na barra superior do site você agencia sua conta, defindo seu perfil, minibiografia, endereços de blogs, entre outras coisas. è lá também que você tem a opção "Find people", onde pode procurar novos contatos, sejam pessoas ou entidades.

Agora é só acessar o site e também fazer parte dessa novidade . Eu já faço , sou a @marciacanedo , pra quem interessar em me seguir lá!
Relaxem e aproveitem!

Márcia Canêdo



By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos