Slideshow

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Obesidade: o mal do Séc XXI

Salgados fritos, sanduiches diversos, pizzas, biscoitos a base de milho, batata frita... esses são apenas alguns exemplos de alimentos vilões do distúrbio alimentar que vêm aumentando a cada dia: a obesidade. Este que se tornou o maior problema de saúde da atualidade, não escolhe classe social , nem nível escolar e constitui um estado de má nutrição em decorrência do balanceamento de nutrientes ocorrentes dentre outros fatores, pelo excesso alimentar.


O excesso de peso causa além de problemas físicos graves, também frustrações, infelicidade, depressões e outras doenças oportunistas. Ai nos vêm a pergunta...mas o que está levando a cada dia mais pessoas sofrerem com a obesidade? A resposta mais frequente será o sedentarismo, além do ritmo acelerado da vida atual. Porém a obesidade está relacionada a dois fatores: a genética e a nutrição irregular. No caso da genética, existe uma tendência de 80 a 90% dos filhos de pais obesos adquirirem a doença. Já o problema com a má nutrição e ingestão de alimentos é algo que começa já em criança, principalmente pela velha máxima que "criança gorda é criança saudável", isso na maior parte das vezes representa o início de um caso de futura obesidade. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, gera um aumento nas células adiposas, um processo irreversível e que é a causa principal de obesidade pra toda a vida.


A cada dia consumimos mais alimentos ricos em gordura saturada e açucares diversos, dados comprovam que no Brasil hoje cerca de 40% da população está com excesso de peso e destes 10% dos adultos são obesos. Entre as mulheres a tendência é de 12 a 13% contra 7 a 8 % de homens. Ao contrário do que haveria de se esperar o fator cresce rapidamente nas classes socias de menor poder aquisitivo. Enfim culpa da globalização que faz nosso ritmo de vida ficar a mais acelerada ou do efeito "fast-food" que diminui cada vez mais o consumo das culinárias tradicionais, o que ocorre é que os casos antes tão comuns em cidadãos norte-americanos, atinge hoje quase 65 milhões de brasileiros.

Mas e os efeitos de tudo isso?! Bom, essa alimentação desestruturada gera desde artérias entupidas que futuramente serão alvo de doenças cardíacas , até mesmo a aquisição de diabetes. O que acontece é que independente das consequências, é unanimidade entre a classe médica que a obesidade é uma doença crônica , muitas vezes incurável e deve ser evitada a todo custo. Mesmo que o indivíduo emagreça, terá que cuidar o resto da vida em manter o peso. O simples regime restritivo usado pela maioria das pessoas, nesses casos não resolvem, normalmente recorrer a cirúrgias de diminuição de estômago e plásticas acabam sendo o mais indicado .
Esta é a realidade que vivemos, cabe passarmos a analisar com mais cuidado o que levamos ao nosso prato, porque ao invés de uma simples refeição ingerimos um coquetel de gorduras saturadas e açucares industrializados que em contato com nosso organismo pode levar a um caminho sem volta rumo a obesidade.
Abaixo alguns dos problemas estéticos e psicológicos causados ao organismo de um portador de obesidade:

1) Psicológicos: -Diminuição da auto-estima.

- Depressão.

2) Sistema cardiovascular (coração, veias e artérias): - Hipertensão.

- Insuficiência coronariana.

- Derrame.

- Varízes.

- Hemorróidas.

3) Sistema Respiratório: - Cansaço.

- Apnéia do sono ( o acúmulo de gordura na faringe faz com que a pessoa ronque e tenha pausas respiratórias enquanto dorme, aumentando o risco de um derrame ).

4) Articulações: -Acúmulo de ácido úrico (artrite).

-Artrose, principalmente na coluna e joelhos.

5) Sistema Digestivo: -Pedra na vesícula.

- Refluxo esofágico.

- Tumores de intestino e de vesícula.

- Gordura no fígado pode levar à cirrose hepática.

6) Sistema Reprodutivo: - Infertilidade e distúrbios de menstruação (mulher)/ impotência (homem).

- Dificuldade durante o parto.

- Pressão alta durante a gravidez.

- Maior risco de diabetes gestacional.

- Câncer de útero (mulher).

- Câncer de prostáta (homem).

***Fonte de informações médicas : Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO)

*** Fotos Google

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

Oi Márcia!!
Excelente escolha de tema!
As pessoas ainda insistem em fazer piada e criticar as pessoas que estão acima do peso por pura falta de informação!
Bjus
Michelle Cafiero

Olá Márcia!
E de pensar que a educação alimentar pode e/ou deve começar em casa. Mas, onde estão os responsáveis pelas crianças?
Bj
Eli Baiana

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos