Slideshow

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mudança nas relações humanas e a Teoria do Amor Líquido

As novas tecnologias vieram com uma tendência bastante inovadora nos últimos tempos para facilitar à população. Na correria da vida moderna, nada melhor que ter um celular no bolso para ser localizado a qualquer hora, poder falar com pessoas queridas ou mesmo resolver questões de trabalho. Entrando nessa “onda”, temos o momento da chegada em casa. Liga-se o computador e o conecta na grande rede. Se mora longe da família e de amigos, os recados são deixados no orkut ou conversam pelo famoso msn. O limite disso tudo é a tela do computador. Através dela, sentimentos são contados, emoções aguçadas e notícias recebidas. As novas tecnologias ao mesmo tempo que aproxima e ajuda a modificar a sociedade contemporânea, podem distanciar indivíduos do contato interpessoal.
A amizade e o amor deixaram de ser essenciais para o ser humano em geral. A busca pela satisfação, sem depender de algo ou de alguém, se torna constante. O modo de viver das pessoas, casa, trabalho, família, emprego e dinheiro fez com que as relações se tornassem superficiais pela falta de tempo e a necessidade em se satisfazer sozinho. O advento de uma tecnologia como a internet, propicia relações menos intensas. O método da escolha do parceiro (a), amigo (a) que são usados pelos internautas, estreita relações que poderiam ser mais autênticas.
Se a facilidade de conhecer alguém pelo computador, saber gostos, preferências e curiosidades que poderiam ser conversadas frente a frente, torna-se superficial. Uma superficialidade que, de certo modo, acabou ditando ritmo na atualidade. É um mundo onde não se sabe quem fala a verdade, quais são as faces de cada um. Onde máscaras são usadas para moldar a verdadeira personalidade do outro lado da tela. É a era dos sentimentos efêmeros. Uma eterna busca pela satisfação total, que Bauman chamou de Amor Líquido.
As novas tecnologias vieram para se adequar a essa sociedade onde tudo se torna rarefeito. O ser humano moderno perdeu totalmente o limite, não mais existe a noção de bem e mal. Como os outros sentimentos, também a violência sofreu modificações. Nunca se viu tanta manifestação de “violência gratuita” como na contemporaneidade. O aumento das desigualdades sociais e da massificação a que o homem é obrigado a viver são algumas das causas dessas mudanças nas relações humanas. Porém mesmo conformado com sua atual condição isso não significa que as sociedades não queiram um futuro melhor.

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos