Slideshow

terça-feira, 3 de março de 2009

Exclusão digital: um problema tecnológico ou social?

Desde o início do século a exclusão digital é algo que traz implicações na sociedade moderna... que também podemos chamar de sociedade do conhecimento e das novas descobertas. Essa sociedade foi responsável pela descoberta de vacinas, satélites mandados a estudar outros planetas e também foi nela que as diferenças sociais mais uma vez se destacariam além dos fatores de falta de dinheiro. A desigualdade social entra na Era Digital, num momento onde a aquisição de conhecimento é fundamental para o aumento da produtividade e que se reverte no final em poder.
Sejam por motivos sociais, econômicos, políticos e/ou culturais, o acesso às vantagens e benefícios trazidos por essas novas tecnologias de informação e comunicação são ainda hoje restritos. A grande massa fica restrita a buscarem meios de não ficarem pra trás nessa busca pelo poder que o mundo digital proporciona. A falta de uma infra-estrutura de telecomunicação é um fator critico de fracasso no processo para minimizar a exclusão digital. O crescimento do número de usuários de internet no Brasil deve-se à maior oferta do número de linhas telefônicas e ao tempo em que contribui para que o número de linhas em serviço se ampliasse. Agregado a esse fato não podemos nos esquecer que nos dias de hoje acessamos a rede de qualquer lugar, já que aos modelos de celulares a cada dia são agregados artefatos que facilitam mais essa facilidade. Tornamos nesse caso a cair no fator dinheiro, já que apenas modelos mais atuais possuem esse tipo de funcionalidade e vale lembrar que o serviço é pago. Aliás, as telecomunicações estão numa disputa tão acirrada por manter seus usuários que a melhor coisa que aconteceu foi essa tal “portabilidade”, agora ao menos poderemos enfim escolher continuar ou não com as operadoras que temos em nossos celulares.
O problema da exclusão digital, portanto não está no computador, nem na internet, não está no programador, e muito menos no Bill Gates um dos grandes responsáveis pelos avanços no setor da informática. O problema está no ser humano, e isso se deve por gostarmos de tudo que é mais fácil, mais prático, mais rápido, nos deixamos levar pela máquina, sejam pelos prazerem que nos são oferecidos ou pelas facilidades de pular etapas. Não podemos deixar de ter em mente que a informática é um instrumento para se chegar a um fim, e não o próprio fim a ser alcançado. A capacidade que desenvolvemos em milhões de anos de viver em sociedade e nos relacionarmos uns com os outros é algo que deve ser preservado acima de qualquer coisa.
Independente, portanto de ser parte da parcela da população ainda excluída desse mundo digital ou não, devemos sempre nos lembrar que todo meio novo terá benefícios e malefícios a nossa vida, nunca um irá acabar com o anterior, mas sim deverá ser por nós usados pra melhorar nossa vida em sociedade e não nos isolar da mesma.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

1 comentários:

Sim, provavelmente por isso e

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos