Slideshow

quinta-feira, 12 de março de 2009

A FRAGILIDADE DOS LAÇOS HUMANOS -O AMOR LÍQUIDO

Zigmunt Bauman e o Amor Líquido


A noção de liquidez ,quando se refere às relações humanas, tem um sentido inverso ao empregado nas relações bancárias, a disponibilidade de recursos financeiros. Bauman diz que “nenhuma união de corpos pode, por mais que tente escapar à moldura social e cortar todas as conexões com outras facetas da existência social”.
É identificado como Amor Líquido as relações que se estabelecem com fluidez e vivem em constante movimento.A Globalização, palavra onde estão contidos os prós e contras da vida contemporânea e suas conseqüências políticas e sociais, pode ser um conceito meio difuso,mas ninguém fica imune aos seus efeitos.
A rapidez da troca de informações e as respostas imediatas que esse intercâmbio acarreta nas decisões diárias, na qualidade dos produtos que ficam obsoletos antes do prazo de vencimento; a incerteza radicaliza em todos os campos da interação humana.
Zigmunt Bauman explica que hoje “a proximidade não exige mais a continuidade física; e a continuidade física não determina mais a proximidade.” As relações humanas dispõem hoje de mecanismos tecnológicos e de um consenso capaz de torná-los mais frouxas, menos restritivas.
A modernidade e a globalização causam alguns problemas, dentre eles o distanciamento físico entre os seres humanos. Devido à agilidade dos meios de comunicação no Séc XXI, o contato “ao vivo” com outras pessoas diminuiu e tende a cair ainda mais. Se não nos cuidarmos no futuro as máquinas estarão dominando todo tipo de relacionamento humano.

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos