Slideshow

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Portal Comunique-se: Capas falsas na web tentam confundir o leitor, esclarece Veja


Comuns em blogs e nas redes sociais, montagens feitas a partir do layout da revista Veja incomodaram o veículo, que resolveu falar sobre o assunto. Em matéria desta quinta-feira, 17, a versão online  da publicação da Editora Abril esclarece a questão e aconselha o leitor a consultar endereços oficiais no caso de dúvidas.
“Quem divulga imagens que simulam a revista quer brincar, elogiar, criticar – ou, eventualmente, confundir. No último caso, a escolha é infeliz. Para dirimir dúvidas, o leitor deve recorrer a endereços oficiais de VEJA na rede”, diz a abertura da matéria.

Ao longo do texto, Veja desmente algumas das paródias mais conhecidas: a entrevista com Darth Vader, personagem da saga 'Guerra nas Estrelas'; a montagem que anuncia benefícios da mistura de leite com manga e a capa em que o ex-presidente Lula leva um lenço ao rosto com a chamada "Interpol descobre – Desvio de mais de US 500 bilhões em paraíso fiscal em nome de 18 integrantes do PT". No caso, o site da revista apontou o erro na representação da moeda americana ("US" em lugar de "US$"), mas destacou semelhanças como o logotipo da Abril e o destaque para outros assuntos.
De acordo com o veículo, outra criação chamou atenção dos leitores de maneira mais séria. Dias depois de publicar detalhes do mensalão confidenciados por Marcos Valério, operador do esquema, uma edição falsa foi impressa e distribuída a jornalistas e blogueiros de São Paulo com uma capa semelhante, mas tendo Lula como personagem central. O texto dizia: "Ih, Lula – O Ki-suco ferveu”, entregando a farsa.
No fim da matéria, Veja lembrou algumas de suas capas que, segundo o próprio veículo, tornaram-se importantes registros históricos. É o caso da edição que tratou da promulgação do AI-5, em dezembro de 1968, - ilustrada pela foto do então presidente da República, o general Costa e Silva - e do exemplar que resumiu o afastamento de Fernando Collor de Mello da presidência, em outubro de 1992.


Fonte: portal.comunique-se.com.br em 17/01/2013

Márcia Canêdo 

By JORNALISMO ANTENADO with No comments

0 comentários:

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos