Slideshow

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Homenagem ao Rock

Origens do Rock: Este gênero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos na década de 50. Inovador e diferente, o rock unia um ritmo rápido com pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. Uma das características era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo.



A rock na década de 1950 - Primeiros passos: Em sua fase inicial o estilo, ganha a simpatia dos jovens que se identificavam com a rebeldia dos cantores e bandas. Em 1955, surge no cenário musical aquele que seria considerado o rei do rock Elvis Presley. Nesta década, também  fizeram sucesso  por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

O rock nos anos 60 - Rebeldia e transgressão: Esta fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempo : The Beatles. Os jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan e na mesma época outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso-   The Rolling Stones. No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.

O rock nos anos 70 - Disco music, pop rock e punk rock: O rock ganha uma cara mais popular com a massificação da música e o surgimento do videoclipe. Surge também uma batida mais forte e pesada no cenário do rock. É a vez do heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Outras bandas de rock com shows grandiosos aparecem nesta época : Pink Floyd Genesis, Queen.

E que venha os Anos 80 - Um pouco de tudo no rock: A década de 1980 foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smith, The Police. Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson e Madonna. Gun’s N’Roses com um estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda que contribuíram para o sucesso  durante uma nova era de dominação do hard rock no final dos anos 1980 e início dos anos 1990. 

Explosão de sons no  Anos 90 - Década de fusões e experimentações: Os anos 90 foi marcado por fusões de ritmos diferentes e do sucesso. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso. Surge o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.O rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day. 


A partir de  2000 o Rock vem tomando diversos rumos, sofrendo modificações  e influências de todos os lados. Muitas bandas antigas retornaram  aos palcos, a exemplo o Gun's n'Roses que é presença garantida e esperada pelos fãs no Rock in Rio 2011. Essas influências que o ritmo vem sofrendo tem dois lados ao mesmo tempo tempo que dá chance de excelentes bandas a surgirem , também dá margem para pseudo roqueiros que desvirtuam o ritmo. Prefiro deixar de exemplificar nestes casos já que respeito o gosto e escolha musical de cada um.          


Este vídeo é uma homenagem que fiz ao Rock e a todos os amantes desse ritmo alucinante e empolgante. Espero que gostem.  



Fontes: Texto: Pesquisa sobre o Rock.
             Imagens: Google
             Vídeo: Fabricação própria
             Músicas: Arquivo pessoal

Márcia Canêdo 


By JORNALISMO ANTENADO with 4 comments

4 comentários:

Oi, amiga.
Como sempre os seus posts são preciosos. Parabéns.
Beijos

qual o nome dessas duas músicas? por favor???

to apaixonada pela segunda música desse video por favor qual é nome dela????

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos