Slideshow

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Adeus à Punck - "a levada da breca de nossa casa" !

Virada de ano é sempre igual. Felicitamos uns aos outros, brindamos a virada com muita pompa e circustância , mas não podemos esquecer que para muitos aqueles momentos foram únicos e o último de suas breves vidas. 

A alguns dias vim aqui deixar uma mensagem de felicitações aos meus amigos e conhecidos, hoje venho me despedir de mais uma companheira canina, que me fez cia por quase 16 anos. Punk, cadelinha carioca que veio ainda pequenina para Juiz de Fora morar em minha casa. Parecendo uma bola de pelos variando do marrom ao caramelo, levada da breca como sua xará dos desenhos animados. Sempre muito carinhosa estava sempre nos lambendo e dando a patinha em busca de um afago na cabeça ou barriguinha.

Punck à direita deitadinha com as irmãnzinhas
Nina, Cléo e Mel
Convivia com suas irmãnzinhas muito bem mas como todo baixinho ... era invocada e impunha respeito à sua pequena estatura com latidos altos e fortes. Adorava entrar escondida em casa, ainda mais quando era dia de futebol e começavam os foguetes ..... se encontrasse uma das janelas abertas podia procurar embaixo de alguma cama que lá estava ela, deitadinha escondida com sua melhor cara de paisagem como se não estivesse fazendo coisa errada .

Toda essa energia e alegria foram sendo pouco a pouco consumidos por um câncer nas maminhas, descoberto infelizmente quando ela já não tinha mais idade para aguentar uma cirurgia para a remoção. Tentamos os tratamentos convecionais em casos de animais, com uso de remédios, mas nada impediu o avanço da doença. Cerca de três meses atrás a situação começou a se agravar e orientados pelo veterinário Henrique ( que já é médico de todas as cadelas de minha casa) e vinha acompanhando todo o quadro de nossa vovózinha canina , passamos a tratar diarimanente dela com a troca de curativos.

Sempre foi um período, mais ou menos 20 minutos, onde eu e minha irmã Mônica nos revezavámos entre os trabalhos de enfermeira e psicóloga canina (como eu costumava dizer) , porque não basta simplesmente fazer o curativo. Costumo falar que o veterinário usa de toda uma psicologia para lidar com os animais e no nosso caso tentavamos fazer o mesmo, acalmando a Punck, conversando com ela para tentar mininmizar o incômodo da situação.
Punck sorrindo pra câmera e Nina -
ela adorava pular dessa janela
 Assim foi nos últimos meses, uma luta diária, nossa sofrendo em vê-la sentir dor e principalmente dela que bravamente resistiu até mais tempo que imaginávamos, surpreendendo não apenas a gente mas ao veterinário também. Só que chegou uma hora que o sofrimento dela fez com que tivéssemos que tomar a única decisão que em sã consciência  não optaríamos se houvesse outra solução: a eutanásia.

Quem ama os animais saberá entender a dor que é você se obrigar a aceitar interromper a vida de seu animalzinho, porque minimizar o sofrimento dele não significa que o teu acabará. Mas neste momento crucial é preciso pensar apenas no bem estar dele, aliviar a dor que está sentindo, confesso que é muito difícil tomar essa decisão e adiamos enquanto algo poderia ser feito pela nossa menina Punck. E foi o que fizemos hoje, Henrique tão chateado quanto nós em perder sua paciente, nos ajudou a preservar a memória  e integridade de nossa cadelinha  que não merecia continuar sofrendo. Como minha filinha Mel, Punck foi ter sua última morada no Parque Morada dos Pequenos Animais, embaixo de um pé de manacá que na primavera fica carregado de flores. 

Em nós ficou a sensação de dever cumprido, sabemos que tudo que poderia ser feito nós tentamos, a saudade nos acompanhará, de suas brincadeiras, xamegos e olhares lânguidos de carinho que nos lançava. Foram 15 anos de convivência e nossa Punckinha estará sempre em nosso coração. Te amamos "levada da breca" !

Márcia Canêdo  
       

By JORNALISMO ANTENADO with 13 comments

13 comentários:

O meu amado e irmaozinho Vip Rogers viveu até 13 anos, mas sofreu por 1 ano com um cancer impossivel de ser operado, pela localização e pela idade. Como amamos essas criaturas.
Sabe por que?! Gostam da gente de graça e como a gente é!

beijos

Amiga Márcia querida!
Minha linda que Deus console seu coração,imagino como vc deve estar,é muito doído perder quem amamos.
Mas fique tranquila,sua linda cadelinha esta num lugar marailhoso,onde nesse momento ela corre por verdes campos,onde a água é reconfortante,onde as flores são mais lindas,e o céu mais azul,onde não existe dor,e tenha certeza que ela esta muito feliz.
Vou orar por ti amiga,para que seu coração receba o consolo.
Amei seu post,pelas palavras de gratidão e carinho contidas nele.
Mas sinto muito de coração.
Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

Querida amiga Márcia,

Meu filho, que fez 19 anos, há dois anos atrás me pediu de presente um cão. O baxter nasceu dia 23 de abril de 2009 e pertence a raça golden retriever. É lindo!
Eu relutei em comprar um cachorro, enquanto morávamos num apartamento, mas perdi os argumentos quando nos mudamos para uma casa. Um outro motivo foi de já ter tido um cão, uma cadela para ser mais específico, morta em 1974, quando eu era um adolescente, envenenada. Sofri muito, porque sempre nos apegamos a esses bichinhos. Contudo, não há dinheiro no mundo que pague a alegria de vê-los felizes com a nossa chegada, mas é muito triste assistir a sua partida, visto que vivem em média 16 anos.
Que a punck descanse em paz.
Grande beijo,
Herval

Olá Márcia
Sei a dor que você está sentindo.
Todos nós que amamos nossos animais e temos a maior estima por estes anjos que nos acompanham por determinado periodo de tempo.
Tive um boxer que teve que ser sacrificado é muito triste.
Passei para deixar o meu pesar, meu conforto!
Beijos

O câncer é uma doença implacável que ataca as pessoas e também os animais, trazendo muita dor, tanto para o paciente quanto para quem os amam, mesmo no caso dos animais.
Realmente sentimos muito a perda de nossos animais de estimação.

Infelizmente aconteceu.

O coração da gente fica até doente de paixão.

Mas procure se apegar às boas lembranças, aos tempos que em foram felizes, aos momentos tão gostosos que fizeram o dia da despedida esta saudade enorme. É disto que é feito a vida.

Bjs

Olá Márcia!

Os animais são preciosos para nós seres humanos, expressam o que cada um de nós temos e podemos utilizar com maior frequência, O Amor Incondicional! Cada momento nosso é um aprendizado e sei que pela sua forma de passar aqui pra nós, ficou muito claro, a sua clareza diante desta situação! Tudo são experiências, nascer, viver e chega o momento da nossa despedida, a que chamamos de morrer, mas, pra mim é apenas uma transformação na forma aparente, somos muito mais do que o veículo representa, somos o que sentimos! Obrigada por compartilhar deste seu momento e sei que este amor dela estará sempre em seu coração em forma de carinho!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inpsira a Alma" -*Vera Luz*-

Nossa...to emocionada com tanto amor...me veio um filme a cabeça, foi quando perdi minha amada Tecca também para o câncer, só que no fígado. É realmente muito triste, dói demais vc ver seu "anjo de 4 patas" sofrendo e vc já ter feito tudo que a ciência e medicina oferece até hoje...e mesmo assim o sofrimento e o tempo estão contra essa doença...sinto muito de coração, quem frequenta meu blog sabe que sou amante louca por animais, pelos anjos e felinos...um abraço e fique em paz...seu amigo está bem, na santa paz do Senhor...um abraço. Dá uma olhada no vídeo desse link, isso vai aliviar um pouquinho seu coração...

http://blablablanarede.blogspot.com/2010/10/cadela-de-2-patas-exemplo-de-vida-e.html

Márcia, apesar do triste desfecho e de meu coração ficar apertado com a história da Punck, o brilho dela não se apaga!
Esta é uma bela homenagem, mais do que merecida para uma cadelinha tão especial.
Tenho certeza que ela viveu momentos únicos e que se pudesse mais uma vez escolher um dono (a), te escolheria sem hesitar!!!
Bjs.

Olá!
É sempre triste quando perdemos alguémzinho que tanto gostamos! Sentimos muito, porque além de fazer parte da família, fazem parte de nós!
Bjs!
Rike.

Saudações!
Amiga MÁRCIA CANÊDO:

A história de vida da Punck é verdadeiramente linda, profunda, alegre e no final triste. É assim mesmo minha amiga, o imprevisto acontece e muitas vezes quanto mais olhamos, menos vemos, eu acho que foi o caso da estima Punck, com certeza você e os familiares jamais imaginavam que ela já se encontrava acometida de tão grave enfermidade.
Mas, tudo bem. Que a Punck seja recebida em um lugarzinho muito especial e repouse eternamente.
Parabenizo-a pelo emocionante Post!
Abraços fraternos,
LSION COSTA.

é difícil quando isso acontece mais a vida é assim, força.

O Pé de Manacá protegeu a sua Punck depois de você, amiga.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos