Slideshow

sábado, 25 de dezembro de 2010

Balanço Geral de 2010

Lendo o post de um amigo querido , o Iúri do Blog Simples Assim , comecei a refletir sobre o ano de 2010,  não apenas na minha vida, mas de forma geral .

Iniciamos o ano com aquele triste desabamento em Angra dos Reis seguido de várias manifestações da natureza, não apenas no Brasil , que nos cobra a analisarmos nossas ações. Paralelo a isso presenciamos ações de violência nos lares, ruas, campos de futebol, bairros e favelas onde a cada dia a notícia nos jornais era de morte e devastação. Fomos "obrigados" a vivenciar através das lentes da mídia a invasão dos policiais tomando posse do "Morro do Alemão". Cenas chocantes de pessoas inocentes desnorteadas com receio de serem atingidas por engano....bandidos deixando rastro de destruição por onde passavam fugindo dos policiais .

Descobrimos que apesar de termos uma história de vitórias em copa do mundo , mais uma vez adiamos um novo título por se achar superior aos adversários quando na realidade a fogueira de vaidades corria solta quando estávamos em campo.

 
 2010 ficará marcado de diversas formas, uma delas mudando para sempre a  história política de nosso país. Pela primeira vez teremos uma mulher á frente do governo do Brasil, eleita de forma democrática , num país machista e patriarcal,  porém onde a maioria da população é feminina . O que virá desse governo só o tempo nos dirá, especulações contra e a favor não faltam, mas a verdade é que ninguém pode prever o que nos espera. Resta-nos torcer que essa mudança beneficie aqueles que mais precisam e se converta em uma melhora na vida desse povo tão sofrido. Algo que a grande maioria tem consciência é que não bastam políticas meramente assistencialistas.


 O povo precisa de empregos, não de esmolas

Enfim o papa admitiu o uso da camisinha em "alguns casos" ..... perá ai né... creio que a maioria concordará que não deveria ser somente em alguns ...mas já é um avanço em nossa tradicional igreja Católica. Se pararmos pra pensar muitos dógmas deveriam já ter sido reformulados ou caído por terra.
Como dizia Lulu Santos "assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade". 


O que desprender então do ano de 2010 ?! Que está em nossas mãos nosso futuro. Se ele será tranquilo, cheio de obstáculos ou tortuoso dependerá de nossas ações . O mundo gira em torno dos nossos atos. Parar simplesmente e reclamar não nos leva adiante só cria gastrite no estômago e infartos do miocárdio . Tanto podemos fazer para que nosso futuro seja melhor. E o futuro começa agora e está nas mãos de cada um de nós escrever sua história, façamos portanto nossa parte.


Bom estes foram alguns dos pensamentos que circularam em minha cabeça nas duas últimas semanas e por fim  deixo um vídeo de presente para que todos reflitam e imaginem também um mundo melhor.




Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 8 comments

8 comentários:

Hoje eu li um texto magnifico de Lya Luft que fala sobre a educação de uma nação, no quesito formação. O Brasil consegue estar atrás até de países que não se imaginava nos superar. Ou seja, a educação não é valorizada e priorizada porque um país mais informado e bem-formado questionará mais as ações maléficas contra o próprio povo.

Então eu entendo que para "nossa casa" mudar, o mundo melhorar, precisa-se mundanças internas. Depois disso é que haverá possibilidade de aumentar a qualidade de vida de toda a humanidade.

O Brasil precisa crescer de forma constante e gerar milhões de empregos nos próximos anos. As pessoas estão muito dependentes de programas sociais que não resolvem a situação de miséria em que vivem. A criação de empregos é a única forma de distribuição de renda e de integração social para milhões de pessoas. Um Feliz 2011!!!

Faço minhas as palavras da Sissym, o Brasil precisa urgente de uma reforma educacional que realmente propicie conhecimento e cultura para esse nosso querido povo tão ignorante.
A ignorância é a mãe de todos os males.
Como sou otimista, creio que evoluiremos, mas devagar é claro....rsrs
beijos

Olá, amiga! Construí o Blog "Por Dentro" (www.pordentroenahora.blogspot.com). Como és seguidora do meu outro blog e teu blog está publicado em minha lista, sugiro que passes a seguir também o "Por Dentro", ok? Abraço!

Relembrar o que se foi com passos no futuro. É isto ai, Dona Márcia.
E que o futuro traga, no miníno, mais visão ao nosso povo e nossos governantes. Só assim nos faremos pessoas realmente. Mas é devagar que se anda... porque quem tá com tudo, não tem pressa de mudar nada!

Olá Márcia!!

Estamos nos dirigindo a passar informações para o maior número de pessoas, pois, as pessoas que menos se interessam por acessar informações, acabam acatando tudo o que vem pela frente onde vira o caos e tudo gira em torno de conflitos e segue todo o restante com essas informações sensacionalistas, mostrando a desgraça alheia, como se nada pudéssemos fazer e podemos, todos unidos, em torno da tão almejada reeducação mental para que todos os cantos saibam o que sentem e questionem para aprender e desenvolver todos os potenciais humanos para que possamos fazer um mundo melhor! Estamos no caminho até que tantos despertem e assim nossa vontade vai se tornando maior com o maior número de pessoas!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

Olá querida Márcia,
Vi seu recadinho, fiquei contente e vim dar os meus pitacos.
Concordo que precisamos de mais reformas no Brasil, em várias áreas e principalmente na educação e saúde. E elas estão em curso, é inegável. Nosso país nos últimos oitos anos recuperou a sua capacidade de ser um país em condições de competir com igualdade com as grandes potências econômicas mundiais, nos vários continentes.
Criou mais postos de trabalho que na década passada. Incluiu famílias que vivia nas mais precárias condições sociais e econômicas, sem acesso a crédito, renda, e teve acesso a mais escola e universidade.
Também considero um erro de análise comparar o Brasil, com outros países que não são continentais. Portanto, não se comparar os diferentes como se fora iguais.
A imprensa nunca foi tão livre, o que a fez se posicionou de forma parcial em algumas situações, o que em minha opinião, não deveria ocorrer. Mas foi respeitada e confrontada quando foi preciso, especialmente pela população, que já não se permite ser manipulada.
Não concordo que os programas sociais do governo Lula sejam apenas esmolas. São mecanismos de inclusão social rumo às novas oportunidades de ascensão social. Está provado. Os que condenam este tipo de projeto não sabem e não entendem o que significa ter fome e não ter o que comer. Mas, estas mesmas pessoas reclamam da marginalidade que assola o país, pois é mais fácil criticar que procurar se apropriar da realidade do país a procurar perceber que tem fome tem pressa. Quem vive nos grandes centros, com água, luz, saneamento básico, plano de saúde e oportunidade de laser, talvez não alcance o que é viver em situação adversa economicamente e socialmente. É uma pena. Mas, a história demonstrará que tem razão.
Considero o saldo político neste ano bastante positivo. As eleições transcorreram na mais perfeita ordem, mantivemos as instituições em funcionamento e preservamos o Estado de Direito Democrático, uma conquista da democracia republicana.
Para fechar o ano, pela primeira vez elegemos uma mulher para o mais alto posto do país. Uma mulher guerreira e ex-guerrilheira. Com este ato, quebramos paradigmas. Ainda bem.
Detemos todas as condições para continuarmos a ser um país de todos e para todos. Talvez seja esse o grande nó a ser desatado nas cabeças das pessoas conservadores ideologicamente. Mas ideologias também podem mudar, e mudará, pois os fatos são mais importantes que as versões plantadas.
É isso minha querida. Este é o meu balanço geral e a minha contribuição ao debate e ao seu maravilhoso blog.
Não detenho a verdade. Apenas me alimento de realidade. A realidade da maioria da população brasileira. Graças ao meu bom Deus!
Grande beijo.
Fui!

Olá querida Márcia,

Apesar de estar um tanto que atrasado, não poderia deixar de prestigiar mais esse post - e a surpresa de ter sido citado foi muito boa!!!

Em muitos aspectos 2010 sem dúvida será um ano memorável, pena que nem todos foram positivos. Mas, o que devemos levar sempre para um novo ano é o aprendizado: ele sempre nos ajudará a superar os eventuais obstáculos.

E que 2011 seja cheio de sucesso para ti, e para o projeto "Amores no Velho Chico", você merece!

Beijos.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos