Slideshow

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia mundial do livro e dos direitos de autor

23 de Abril: Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha. Em 1926 a Espanha instaurou o dia 23 de Abril como Dia do Livro pois esta data coincide com a morte de Cervantes, imitando a Inglaterra que já o celebrava no mesmo dia porque também coincide com a morte de Shakespeare.No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, pois que em Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efectivamente 10 dias depois de Cervantes. A celebração enraizou-se rapidamente em Barcelona e estendeu-se na Catalunha, mas o propósito oficial diluiu-se ao coincidir com o dia do Santo Padroeiro.

A Conferência geral da UNESCO, reunida em Paris, considerando que o livro foi historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos, que todas as iniciativas para promover a difusão do livro são um fator de enriquecimento cultural, que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos "O dia do livro", e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada a nível internacional, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril "Dia mundial do livro e dos direitos de autor". Nesta data celebra-se também portanto o "direito de autor". Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.O objetivo é fazer com que os jovens descubram o prazer da leitura.



Capital do Livro
A cidade de Ljubliana, na Eslovênia, foi recentemente escolhida como a capital mundial do Livro 2010, numa reunião realizada nas instalações da Unesco, em Paris, e que contou com a presença de representantes de três das mais representativas associações profissionais do sector livreiro, como a International Publishers Association (IPA), a International Booksellers Federation (IBF) e a International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) para além, naturalmente, de representantes da Unesco.

Ljubljana é a decima cidade a ser eleita a capital mundial do Livro, sucedendo Madrid, Espanha (2001), Alexandria, no Egipto (2002), Nova Deli, na Índia (2003), Antuérpia, na Bélgica (2004), Montreal, no Canadá (2005), Turim, em Itália (2006), Bogotá, na Colômbia (2007), Amesterdão, na Holanda (2008) e, finalmente, Beirute, no Líbano (2009).



Fonte: http://pt.wikipedia.org
          http://www.jusbrasil.com.br/noticias
 
 
TRIBUTO AO LIVRO
(Bruno Bezerra)

O sumo prazer humano

Sente o ser que é seduzido

Não apenas pela leitura

Mas, sobretudo, pelo livro

Porque o livro é o corpo

E a leitura, o espírito...
 
 
 
 
Os livros fazem parte de meu universo desde os 8 para 9 anos, com 12 eu já tinha ficha na Bilbioteca Municipal de minha cidade e lia obras de grandes escritores como Machado de Assis, Jorge Amado, Eça de Queiroz , Zélia Gatai, Sidney Sheldon, Agatha Cristhie. Confesso que me dá arrepios quando ouço alguém dizer que tem o "hábito"  de ler. Sinceramente para mim hábito é de escovar dente, tomar banho ou uma xícara de café. Leitura é gosto, é amor às letras, a viajar sem sair fisicamente do lugar.

Na minha opinião é obrigação de todo pai e mãe incentivar aos filhos a leitura, seja de um gibi ou livro específico para cada idade. E se por acaso por falta de tempo devido a trabalho isso for complicado, cabe ao irmão mais velho ou tio(a) faça esse papel. No meu caso quem foi minha grande incentivadora foi minha irmã mais velha que participava de um clube de livros, portanto comprava muitos best sellers.Porém tem pais que acham mais fácil deixar  uma criança o dia todo com as babás virtuais ( tv, computador, video games) do que sentar pelo menos meia hora por dia e ler um trecho de um livro com ele. Agora no futuro esta falta de leitura fará falta quando o mesmo  precisar ler "caminhões" de textos para o vestibular e  posteriormente nas faculdades. Porque a leitura não ajuda somente no educação oral, aumentando o número de palavras no vocabulário, ela tem função principalmente na escrita. Neste ponto consegue-se difenrenciar uma pessoa que lê bastante daquelas que se informa apenas pelos meios áudio e visuais como a televisão e o rádio. Claro, longe de mim querer generalizar.

O que importa  é que devemos nos acostumar a apreciar uma boa leitura, indicar aos amigos os bons livros , divulgar autores de qualidade ... enfim dar o valor que se deve a um livro e a seu autor, pois quem escreve sabe que não é fácil conectar as ideias e tentar agradar a um grande número de pessoas, devido ao gande números de gêneros que encontramos disponíveis. O Jornalismo Antenado espera que todos tenham tido um excelente Dia do Livro  e deseja parabéns a todos os autores que venham a ler este post.

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 13 comments

13 comentários:

Eu tenho algumas preferencias de escritores.... enquanto lia seu post,alias, vc sempre vem lembrar de fatos importantes, fui recordando do que li e gostei, outros que li e ignorei! Existe algo que me dá um enorme prazer: entrar em bibliotecas, livrarias e exposições! Adoro esta viagem!

Márcia,

Comecei cedo também as minhas leituras. Minha mãe sempre comprava livrinhos ilustrados e tive um álbum que contava a história do "Pequeno Polegar". Um dos ilustrados que gostava muito era a história do Jabuti.
Mas não fiquei nos ilustrados por muito tempo. Tão logo aprendi a ler e a desenvolver-me na leitura li "Éramos seis", "A moreninha", "A cabana do Pai Thomás", "O meu pé de laranja lima". Minha mãe tinha alguns livros e eu pegava para ler e pergunta muitas coisas para ela.
Li Dom Quixote e o que vou dizer vai provocar risos com certeza. Boa parte da leitura se deu na condução: trem ou ônibus. Ria muito dos causos da cavalaria. Mas acredita que teve algumas cenas do livro que me fez rolar umas lagriminhas. A meu ver, quando da leitura, Dom Quixote era um cara muito legal, mas também sofrido, daí eu morrer de pena dele.

Mas um livro que muito impactou foi "O Quinze", de Rachel de Queiroz. Muito triste e real.

Amei o seu post!

Abraço do amigo,

Antonio

Olá querida Márcia,

Eu também comecei cedo minha leitura, só que foi com as histórias em quadrinho. Quando era pequeno, havia uma caixa cheia de revistas no meu quarto, e à medida que fui crescendo, li todas.

Eu adoro ler, mas tenho dedicado pouco tempo a essa maravilhosa atividade, mas se deve basicamente a outro tipo de leitura: blogs, rsrs.

Tenho uns livros bem interessantes na fila, espero ler todos em breve.

Parabéns pelo post!
Beijos.

Espero estar, quem sabe um dia, nas estatísticas literárias...kkkkkk..e subscrevo a Sissym: se eu entrar numa biblioteca recheada de livros, bem cuidada, iluminada, cheirosa e sem vendedores a me perguntar tempo todo o que eu vou querer levar, aí é difícil me tirar lá de dentro...difícil ir embora.

Na maioria das vezes, levo algo!!

Bjs e indiquei já sua notícia!!

Marcia

Que maravilha de post voce nos apresenta.
Comemorar uma data tão importante, é sem dúvidas um grande exemplo para nós que adoramos a leitura e suas variantes.
A escolha para a cidade foi perfeita.
Temos sempre que buscar a interação através das paginas e das palavras, nela encontramos muitas vezes as respostas para algumas de nossas perguntas tão importantes para o nosso caminhar.
Lembras meus preferidos é sempre gratificante, isto voce proporcionou com seu texto.
Adorei o Tributo de Bruno Bezerra
Parabens

Um forte abraço
Mad

Os livros são ótimos companheiros, lemos por obrigação e por divertimento.
Parabéns pelo belo artigo em homenagem ao dia do livro.

Olá, Márcia!
Obrigado pelo post e a lembrança de tão importante (infelizmente só pra alguns, pois nem todos gostam de ler livros) data.
Quem sabe um dia amiga, "O Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor", tenham tenha a mesma importância de outras datas (que muitas nem são tão importantes assim).
O mais engraçado nisso é que quem não gosta de ler, aprendeu ou aprende com alguém através dos livros. E mais engraçado ainda, ensina, muitas vezes seus filhos, lendo livros! Ou põe numa explicadora pra fazê-lo!
Bjs!

SOU FÃ INCONDICIONAL DOS LIVROS, TENHO VERDADEIRO AMOR POR ELES E PELAS ARTES, SE PUDESSE VOLTAR NO TEMPO PUNIRIA A TODOS QUE UM DIA DESTRUIRAM A BIBLIOTECA DE ALEXANDRIA, COM ELA INDUBITAVELMENTE ESTARÍAMOS MAIS AVANÇADOS E TERÍAMOS UMA LITERATURA MAIS EXPOENTE. PARABÉNS PELA MATÉRIA MÁRCIA!!!

Marcia
Aqui em Portugal tambem se celebra o Dia do Livro.Encontra-se lá livros excelentes e pessoas a incetivar os jovens á leitura.
Bjs joana

Muito bom poder entrar em uma biblioteca e ficar la saboreando conhecimento, nos mais variádos assuntos.
Abraços forte

Olá, amiga!
Como sempre mais um bom texto. Ler é uma das minhas paixões. Infelizmente tenho andado sem tempo. Leitura para mim é como um bom cafézinho para os amantes da bebida. Tem que ser saboreada, letra por letra, viajando pelas palavras,navegando pelo tema num delicioso passeio.
Parabéns pelo post
Beijos
Saudades
Bel

O Livro nos proporciona a maior riqueza que podemos ter que é o conhecimento, incentivar as crianças sobre a importância da leiura é dar elas a dignidade e o caminho para ser pessoas melhores.

Muito obrigado pela postagem e parabéns por lembrar dessa data que deveria ser mais reconhecida.

bjos

Tenho um prazer indescritível pela leitura.
Ainda que tenhamos acesso aos e-books, não dispenso um livro "tradicional" com folhas e capa para abrir!^^

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos