Slideshow

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Comer, Rezar, Amar

Comer, Rezar, Amar


Aprendi a muito tempo a não confiar na opinião de apenas uma pessoa em se tratando de livros e filmes. Recentemente ao expressar meu desejo em adquirir a obra de Elizabeth Gilbert, Comer, Rezar, Amar, escutei de uma grande amiga que este era "apenas mais um livro de auto-ajuda" Se por acaso eu tivesse confiado na má impressão dessa amiga sobre a obra, teria perdido a oportunidade de ler este "diário de bordo" tão bem escrito e vivido pela jornalista Liz Gilbert.

Creio que muitos de nós gostariam de tirar 1 ano de férias onde se dedicaria a um encontro interior, uma busca por seu "EU", que neste corre-corre do mundo globalizado fica tão perdido e difuso. No caso da autora o que motivou esta busca foram problemas ocorridos com o término de seu casamento e posteriormente em um namoro.


Gilbert escolheu dividir sua viagem em  3 locais: Roma, Índia e Bali, onde permanceria por 4 meses em cada um. Em  sua passagem por Roma, aprende a falar italiano (idioma pelo qual tinha muita admiração), aproveitou para explorar os prazeres gastronômicos, engorda muitos quilos e se delicia com o charme dos homens italianos. Para ela esta atitude doi um ato de libertação e reencontro com a Vida. Nesses primeiros meses a autora voltou a ter prazer em viver.


Continuando sua aventura Liz segue para a Índia onde passará os 4 meses no "ashram" de sua guru  aprendendo vários tipos de yoga, iniciando sua busca espiritual e equilíbrio interior.  Este foi um perído de muito aprendizado e encontro com Deus e as forças da natueza.

Para encerrar a jornalista embarca numa viagem para a Indonésia, mais especificamente na ilha de Bali, que já havia visitado a alguns anos . Em Bali, encontra o equilíbrio entre o prazer mundano e além da transcendência divina e torna-se discípula de um velho xamã. Liz redescobrirá o amor ao lado de um brasileiro e mostrará a todos como o poder de uma amizade pode "mover montanhas" (metaforicamente claro) ao conseguir arrecar fundos para ajudar uma amiga balinesa.

Enfim, esta é uma obra que todos deveriam ler pois trata diretamente de ações comportamentais e sentimentais pelas quais passamos em algum momento de nossas vidas.
Palavras da autora: “Se você tem a coragem de deixar para trás tudo que lhe é familiar e confortável (pode ser qualquer coisa, desde a sua casa aos seus antigos ressentimentos) e embarcar numa jornada em busca da verdade (para dentro ou para fora), e se você tem mesmo a vontade de considerar tudo que acontece nessa jornada como uma pista, e se você aceitar cada um que encontre no caminho como professor, e se estiver preparada, acima de tudo, para encarar (e perdoar) algumas realidades bem difíceis sobre você mesma… então a verdade não lhe será negada.”
( Retirado da antecapa do livro Comer, Rezar, Amar)

Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 14 comments

14 comentários:

Márcia,

Eu não conheço este livro, mas adorei o seu texto e a descrição do livro.

Muitos livros que nos são indicados, realmente, não nos servem, mas certamente serviram para quem nos indicou...

Bjs.

Ro.

Marcia também li esse livro e amei.Agora ela lançou outro dando continuidade da sua história com o Felipe o brisileiro que ela conheceu,esse ela trata sobre o casamento,chama-se Committed.
Bjs!

Olá querida Márcia,

Fiquei realmente curioso pelo desenrolar do livro, espero em breve ter a oportunidade de lê-lo.

Vejo também que há muito preconceito com relação a livros de auto-ajuda, e realmente não entendo o porquê. Como qualquer tipo de literatura, há sempre quem goste de um livro, e o que serve para um, pode não servir para outro. Eu mesmo adorei "O Monge e o Executivo", mas muitos falam que o que está escrito lá todo mundo sabe. Sabe? E por que não aplicam? Vai entender.

Ótima recomendação!
Beijos.

Amiga Márcia, gostei muito do seu texto, e também das referências que faz ao livro, o qual tentarei ler. Abraços. Roniel.

Boa noite Márcia...
Tava lendo o seu texto ou descrição do livro, e fiquei muito interessado em comprar este livro, pelo que voce disse, é muito bom! Assim que der, irei comprar... Seria bom demais poder tirar 1 ano de férias de tudo, voltariamos renovado para nossa vida real...

Beijos...

Márcia,

Meus Parabens pelo texto e principalmente pela sua mensagem.

Nunca tire conclusões se baseando nas experiências dos outros, nem sempre é a verdade absoluta.

Abraços,
Rogério Gomes

A busca do Eu é um grande desejo de cada um, poder se descobrir é algo muito gratificante.
Adorei o texto.

njos

Oi minha amiga... tô precisando de uma viagem desta (tanto literalmente falando como empíricamente falando...heheheh)....
Vou procurar por este livro pra ler!
Valeu a dica.
Beio no coração

Tens razão Márcia, este livro é muito bom mesmo.
Vassalo

Olá Márcia!
muito legal o poste, nossa tanta coisa boa, eu acredito que a vida é uma decisão e tem muito a oferecer aquele que quer, que busca, que está disposto a fazer o que lhe da prazer o que vale a pena, o que é bom...

gostei muito.

abraço

Vou buscar por este livro, sua crõnica despertou.
Abraços forte

Márcia,

Não concordo com o post. Tudo depende de cada pessoa. Certo dia fui convidado para passar alguns dias, na praia. No início achei ótimo, pois iria aproveitar para fazer aquilo que a sua notícia indica, mas não aguentei dois dias. Não sou acostumado com o lazer, embora saiba que é necessário. Sou viciado em trabalho, e já concluí que sem ele vou morrer.

Abraços,

Assis Azeveeo

Venho buscando o autoconhecimento e tenho tido vitórias signifivativas, acredi to que o ser humano precisar se conhecer primeiro para depois entender o que está a sua volta, hoje em dia temos várias opções de auto-ajuda, entre eles achei um site super interessante chamado www.guiadabusca.com.br que mostra dezenas de cursos, palestras e profissionais habilitados no autoconhecimento, além de dicas de livros e sites.
Com a internet só quem não quer buscar a si mesmo é que vai ficar de fora da busca interior.
Fiquem com Deus!!!

Márcia minha linda,
sou louca pra ler este livro mas ainda nao consegui comprar sempre acabo comprando outros no lugar, mas como vc falou tb tenho um pouco de medo de nao ser o q eu penso, mas pela sua decricao ja me animou um pouco.
Adorei sua visita no meu blog, apareca mais vezes, hoje mesmo eu postei algo especialmente para mulheres, te espero la, espro q goste.
bjks

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos