Slideshow

segunda-feira, 8 de março de 2010

Homenagem a amiga mais fiel que tive nesta vida : MEL

Tributo a um amor maior

Desde que criei o Jornalismo Antenado utilizei o blogger como um espaço onde além de divulgar notícias, acontecimentos importantes , informações de todos os tipos , pudesse também expressar meus sentimentos de alegrias, esperanças, vitórias, lutas e também tristezas. Bom , nesse 8 de março onde mundialmente comemora-se o Dia Internacional da Mulher, venho compartilhar com meus amigos e leitores um momento muito triste em minha vida.

Hoje meio dia e meia, no Parque Morada dos Pequenos Animais, me despedi de minha filha de quatro patas , a Mel, uma Collie linda e de olhos meigos e vivazes que me acompanhou por 8 anos de vida. Vítima de insuficiência renal, uma doença que segundo o Dr Henrique, um veterinário humano e sensivel que cuidou dela na última semana, é comum a sua raça . Esse rapaz largou sua noite de domingo para tentar de todas as formas salvar minha cadelinha, sou testemunha disso pois estive ao lado dela durante todo procedimento.

8 anos ... para algumas pessoas não é nada , ainda mais para aqueles que não entendem o amor único de um animal com seu dono. Porém para os que gostam de animais, entendem como uma criaturinha de 3 meses de idade, que acabou de desmamar pode nos fazer derreter por dentro fazendo nascer um amor inimaginável. Comigo foi assim, quando a Mel chegou em minha casa, me apaixonei por sua meiguisse e vivacidade. E o tempo foi testemunha   desta cúmplicidade e afeição que naquele momento nascia.

Agitada, comunicativa, amorosa , ciumenta, amiga, leal ... essa era a Mel, que todos os dias ouvia de minha boca um Eu te amo acompanhado de um beijo carinhoso em seu longo foçinho ... Minha "filha" , "menina", "gata" ou "leoa" era como eu costumava chamá-la ou a "repórter"do terreiro como minha irmã costumava dizer, porque entregava todas as coisas erradas das outras cadelas daqui de casa. Muitos poderam não acreditar mas ela literalmente batia boca comigo quando eu chamava a atenção como se estivesse me dizendo a versão dela do ocorrido. Ao passo que quando queria ganhar pão extra, petiscos ou pipoca que adorava piscava um olho pra mim  como quem diz : eu quero, me dá?! Eu ria e claro acabava dividindo meu café da manhã, biscoito ou o que fosse com ela, como resistir aquele jeito meigo dela ... eu não conseguia. 

8 anos ... de muita brincadeira, brigas, conversas onde nos entendiamos e nos aceitavamos como somos e mesmo nesses últimos dias que eu tive que obrigá-la a tomar soro e papinha na boca, eu olhava dentro daqueles olhos cor de mel e dizia que era para o bem dela e ela  aceitava , porque confiava em mim . Já disse uma vez que sou uma pessoa intensa e tudo em mim é intenso, tal como foi o amor que sinto por minha menina , hoje é a dor que rasga meu peito. Tenho consciência que fiz tudo que podia e estava ao meu alcance para tornar sua vida feliz e sua partida menos dolorosa, ao menos para ela, porque para mim sofri cada vez que via que ela estava sentindo dor ou ofegante buscando desesperadamente lutar pra continuar viva. Essa cadelinha guerreira, ouviu seu último Eu te amo da minha boca ontem a noite, mas sabe que ficará guardada na minha memória e principalmente em meu coração, isto ela leu em meu olhos que eu não tirava dos dela. Obrigada pelos anos de alegria e amor que me dedicou Mel...Te Amo eternamente.... 

"Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida." (Autor Desconhecido)

"Sinto pelos que não gostam de cães ... pelo simples motivo de que nunca saberão o que é realmente ser amado, de verdade...pois nenhum outro ser vivo nos ama tão  incondicionalmente ..."(Autor Desconhecido)

Despedida á uma Amiga!

Como quem não quer nada você chegou
Numa manhã de sol iluminando ainda mais os nossos dias
Quase sem querer, nos conquistou com sua piscadinha singela
E nos deixou assim, como no dia em que chegou numa manhã de sol
E nos deixou com um buraco no peito, que só cessará na manhã de sol
Em que nos reencontrarmos e você, Melzinha nos olhar e piscar dizendo
Que estamos novamente juntas.
Obrigada pelo conforto de seu sorriso
Pela compreensão de seu olhar
Pela maciez de seu pêlo
Pela companhia de todos esses curtos sete anos em que convivemos!
Te amo sempre, nunca esqueceremos de você
Dos dias de futebol e de gols
Nos quais você sempre latia incomodada com os foguetes
As nossas discussões em que eu falava e vc parecia latir em resposta
Mel, doce como o nome, e eterna em seu modo de viver.
Descanse em paz, em breve estaremos novamente juntas! Todos nós!
Te amamos!
 Poema escrito hoje por minha irmã Priscila Canêdo

      Márcia Canêdo  

By JORNALISMO ANTENADO with 33 comments

33 comentários:

Márcia,

Estou tão triste quanto você, pois sinto a sua dor como se minha fosse.

Sei o quanto dói perder um filhinho de 4 patas, que nem precisa falar para que nós possamos entendê-lo; basta apenas um olhar.

Esse sentimento que guardamos dentro do coração será eternizado, e tenha certeza que sua Mel partiu feliz, pois ela sabia que você cuidava dela com todo seu amor e carinho.

Sinto muito a sua perda minha amiga, e sei o quanto está sofrendo, mas pense que ela foi para um Pano bem melhor, onde os Espíritos Benfeitores a acolheram, e que agora ela não sofre mais.

Fique em paz.

Bjs.

Rosana.

Olá querida amiga Márcia!
Fiquei triste com a notícia da Mel. Sempre é triste este tipo de acontecimento. Só quem tem um cachorrinho sabe disso.
O bom é que sempre ficam os bons momentos bons que passamos com nosso melhores amigos peludos.
Beijo grande, Fernandez.

Olá Marcia,

Esta separações são sempre dolorosas.. A algum tempo atrás passei por esta experiência, doi demais..

Mas devemos lembrar dos momentos felizes compartilhados e isto compensa..

Abraço

eu a compreendo, sim.
Sei como é.
Abraço, Vera.

Notícia muito triste, Márcia. Esses são os maiores e melhores amigos do mundo! Não é fácil perdê-los.
Espero que se recupere logo e que continue a dar amor a esses seres que tanto bem nos fazem.

Beijão

É a cadela mais linda que eu já vi... a Melzona era d++ ... , fora de série... cachorra que me fazia rir de mais comendo cebola e outras coisas que vc nao imagina um cão comendo... estou muito triste tb :/

Olá querida e doce amiga Márcia,

Li com muito carinho seu texto e sinto vontade de chorar.

Amo muito todos os animais, especialmente os cães, tenho vários cães aqui em casa, e também tenho uma amiguinha de 4 patas que é muito especial, está sempre comigo, cuida de mim...

Sinto muito realmente, de coração.

Estes dias passei horas e horas e dias escrevendo uma poesia sobre a triste vida de muitos cães e pretendo fazer algum tipo de campanha com a poesia para que as pessoas percebam o quanto os cães são criaturas especiais, assim que eu postar a poesia te avisarei.

Choro só de imaginar perder minha amiguinha, imagino a tristeza que estas sentindo, conte com meu apoio e meu carinho!

Um grande Abraço para você e para sua cachorrinha que mesmo sem que eu a tenha conhecido já está e estará em meu coração!;

De seu amigo Lauro Daniel

Oi Márcia,

A sua dor é intensa e não há palavras que fazem passar. Só podemos ser solidários nesse momento e chorarmos juntos.

Sabe Márcia, felizes são aqueles que convivem com animais no seu dia-a-dia pois as energias trocadas são muito intensas e produtivas.

Embora eu não tenha religião, creio firmemente na continuidade da vida de todo ser vivo, e como o amor é a força atrativa (energias afins se atraem), haverá um momento, na eternidade do seu futuro, onde vocês se reencontrarão.

Um abração e muita Paz para você e para a peludinha de quatro patas Mel.

Drauzio Milagres

Marcia, NAO POSSO ACREDITAR! E voce outro dia me falava tanto dela, eu estava louca para "conhece-la". Estou arrasada. ARRASADA! Eu nem sei o que dizer, espero que Deus alivie seu coração que amava tanto sua Collie. Para mim as Collies fazem parte da minha infancia, hoje a minha filha tambem ama ver as historias de Lassie. Estou triste por voce, tambem alegre, pq vcs 2 tiveram a sorte de terem uma a outra.

Beijocas

Olá querida amiga Márcia,

Pode ter certeza que a sua dor também é a minha.

A separação da morte é a maior tristeza que alguém pode suportar e não há palavras que possam suplantar a dor que está sentindo.
Mas uma coisa é certa, Márcia, você cuidou dela com todo cuidado e carinho; proporcionou-lhe todas as condições para amenizar o sofrimento da doença; deu-lhe o bem maior, um amor sem medida, que se eternizará em sua memória com as recordações dos momentos que juntas passaram. Não ficará só na memória, pois terás essas lindas fotos para lembrar-se de seus jeitos e modos travessos.

Como tudo na vida, Márcia, somente com o passar do tempo, com a rotina diária se restabelecendo, é que seu coração se acalmará, pois assim é a vida, um contínuo círculo a girar à , sem volta, e terá também, que voltar os olhos e o coração aos outros aninais seus.

Guarde no coração as palavras do amigo Drauzio, e prepare-se para esse reencontro futuro.

Que Deus lhe dê a paz e o conforto que precisa.

Eu lhe dou meu carinho e minha solidariedade. Estarei perto de você, amiga, o suficiente para lhe estender as mãos, os braços, um ombro amigo, o coração também doloriso. Comunique-se comigo,a qualquer momento e ocasião(salcand@terra.com.br).

Beijos amada e fique em paz.
Carinhoso e fraterno abraço,
Lilian

Ola Marcia

Ao seu lado ficamos tristes por este eísódio que com certeza marcará sua vida.
Entendemos que vários "amores" entram e saem de nossas vidas sem que ao menos possamos nos dar conta de sua valiosa importãncia.
Amar um animal é como se uma parte de npos renascesse e ao longo do tempo nos faz acreditar que tudo ao nosso redor tem seu percentual de paixão.
Já passei por este momento difícil, prometí a mim mesmo que não passaria novamente, mas a vontade falou mais alto e adotei outro, mas o destino me reservou mais uma decepção, por morar em um apartamento sofri reclamações desconexas de vários moradores, pois acreditavam que meu apartamento não era um local ideal para abrigar um poodle toy.
Os dias se passaram e as reclamações aumentaram chegando até a uma discução assirrada com um morador que ao final o coloquei em seu devido lugar.
Cheguei até a pensar em buscar meus direitos na justiça, mas sabia que a luta seria dura e demorada.
Com todo este episódio minha companheira não suportou tanta discrimanação com minha "pequenina", e assim resolvemos doa-la a uma outra família criadora de poodles, para que pudessemos ter um pouco de paz.
É difícil voce ser proprietário de seu próprio canto e ainda passar por estas situações.
Hoje busco realizar um outro sonho, o de trocar meu apartamento por uma casa e resgatar minha "pequenina".
Acredite que hoje voce verá apenas tristezas, mas amanhã certamente seus dias serão de saudade e certeza do dever cumprido ao se apaixonar por esta linda criatura de Deus.
Fico até meio sem palavras, mas espero que Deus lhe conforte em sua dor e a amenize com o passar dos dias.
Um forte abraço
Mad

ENtão Marcia...QUEM TEM AMOR AOS BICHINHOS ASSIM COMO VC É PORQ TEM UMA SENSIBILIDADE EMOCIONAL NO CORAÇÃO.E só kem tem essa sensibilidade pode conviver com caes e outros animais q exigem paciencia e dedicação.NO teu coração SUA CACHORRINHA viverá pra sempre.Sinta se confortada com meu karinho tá...um bj karinhoso!

Marcia ,querida amiga
Fiquei muito triste com sua noticia,eu adoro caes,eu sei o que é perder um fiel amigo desses.Sinto muito a sua perda,amiga.
Não fique triste ,não,pois voce deu todo o seu amor e atenção ,fez tudo o que pode para a salvar.
Sei que nunca se esquece ,mas o tempo curará a ferida e ficará uma linda lembrança da Mel no seu coração,amiga.
Força amiga!!!!!....

beijnhos e um xi-coração!
joana

Márcia amiga,

Lamento profundamente a sua grande perda!

Sei dar o valor da dor e sofrimento que está a passar.
Amar um animal é amarmos a nós próprios, com eles partilhamos as nossas alegrias, tristezas e sofrimentos, eles entendem o nosso estado de alma e tbem sofrem por nós!

Receba o meu abraço e beijo fraterno.

FrancK

Querida,

tbém já passei o que estás a passar agora e tbém tive um collie,o qual chamavámos de Bob,e era um encanto de pessoa.Sim,era gente e qdo se foi,a familia toda e eu sentimos muito.
Com pesar q digo o quanto sinto pela sua perda.


bjos

Olá amiga Márcia, a Mel é linda. Você a teve por perto e a amou muito, chegou a hora dela ir sei que sentimos muita dor quando isso acontece mas ela estava sofrendo e DEUS sabe o que faz. Já senti essa dor várias vezes e ainda hoje me lembro de duque meu lindo pequinez, eu brincava de esconde esconde com ele, eu era louca por ele, meu companheiro e melhor amigo; tive também minha querida bolinha, minha sapequinha linda. Ainda os amo muito e sinto falta mas o tempo cura certas dores e só fica a saudade recheada de lembranças boas.

Bjão.

Estou lendo seu desabafo com os olhos cheios de lágrima,afinal eu também tenho uma Mel,pretinha, cimumenta,agarrada comigo,e por muitas vezes já pensei como vai ser nesse dia,e só de pensar fico desesperado,somos muito grudados,ela tem ciúmes até da minha esposa.Espero que você consiga superar essa dor.Minha Mel tem um blog:BLACKMEL1,tem um fotolog e vou por no you tube.Faça um fotolog pra sua ela merece!

Olá querida Márcia,

Fico muito triste em saber de sua perda. Apesar de não ter um cachorrinho há muitos anos, imagino que sua ligação com a Mel era muito forte.

Mas, como já foi dito em outros comentários, lembre-se dos momentos bons, e sabia que você tem muitos amigos que sempre te darão força.

Beijos.

Márcia,

Hoje quando aqui cheguei de manhã e vi o teu recado pensei: vou deixar a Marcinha para a noite. Algo me dizia que o teu artigo tinha que ser lido no sossego do meu espaço, sem o barulho e as querrinhas dos meus filhos. E assim fiz. Acabei de ler e estou tão triste... já chorei baixinho a tua Mel e outras lembranças minhas.

Só quem realmente conviveu de perto com animais, sabe como é doloroso quando temos que nos separar deles. Porque não há alternativa. Porque nada mais pode ser feito.

Eu tenho muita pena, querida Márcia. Resta a consolação de saberes que a Mel não sofrerá mais e o teu sofrimento, a pouco e pouco vai dando lugar a uma deliciosa saudade.

Um grande beijinho
Luísa

Márcia
Os animais são verdadeiros amigos, pois nunca cobram nada em troca do seu amor.
Linda homenagem a sua amiga canina.

Olá Márcia!

Que Deus conforte seu coração.

Um abraço solidário.

Eita, Márcia querida, estou aqui aos prantos, viu? Memórias de uma Melzinha também, bem menor que a sua, em formato poodle, que também nos deixou há dois anos. Sem falar da minha Pituca, minha irmã SRD, com quem cresci e também tive que ver partir e meus cinco filhos, um dia te falo deles, pois hoje seria muito difícil.

Eles são o melhor que podemos ter por perto e vc pode ter certeza que a Mel falava com vc sim e mostrava o seu lado da questão, como vc pontuou. E tudo o que vc percebeu nela foi real mesmo, porque eles vivem tudo dentro de si, da exata forma como achamos que é. O Chubby, um desses meus filhos, um lindo cocker dourado, pegou até terçol de mim para vc ter uma ideia.

Não consigo imaginar a minha vida sem meus amores de quatro patas. Já fui irmã, mãe e avó dessas criaturas abençoadas que Deus coloca no nosso caminho e pode ter certeza, maior amor não há que o de um cachorro.

Vc assistiu Sempre ao seu lado?
Olha o trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=MOu4bODGIB8


e quando puder, assista e tenha certeza de que a Mel cumpriu a sua missão e estará lá de cima ajudando o Papai do Céu a te proteger também, viu? Não duvide.

Um beijo muito, muito carinhoso dessa sua parceira de profissão que te admira muito e quer que vc se sinta abraçada por todos nós hoje.

Fica com Deus.

Grande Marcia, uma perda é sempre uma perda, entretanto quando perdemos "alguém" que gostamos muito, não é só uma perda .... um pedaço de nós também deixa de existir.

Márcia, minha amiga! Acabo de juntar minhas lágrimas às suas. Que linda homenagem você fez à sua Mel.

Já perdi dois cachorrinhos. Sei bem como é difícil. A gente interage com eles de tal forma, que tem momentos que não é mais possível saber quem cuida de quem.

Amor puro e incondicional, o afeto dos nossos amigos de quatro patas.

E quando eles nos deixam, parece que uma parte de nós vai com eles. Não veremos mais as travessuras, o olhar atento. Não teremos mais a festa que eles fazem quando chegamos em casa.

E no entanto, assim é a vida. O tempo atua, alivia o coração e as dores das perdas, deixando apenas o doce perfume da saudade e muitas lembranças queridas.

Hoje eu tenho em volta de mim um "pestinha" muito fofo e travesso...

E nas voltas que a vida, reencontraremos todos os afetos perdidos, em algum lugar, não tenha dúvida.

Por aqui, a luta continua...

Bjs

Denize

Ahhhh
vou sentir saudaes da Melzinha :(
não acredito que aconteceu isso !
ah sinto muito Tia todos sabemos o quanto é dificil a perda de uma cachorra :(

Márcia,
realmente é de nos causar tristeza e muito pezar quando perdemos um desses amigos fiéis, pois o amor que nos devotam é incondicional.
E era linda!!!
Mas pense agora somente nos momentos de alegria que ela lhe proporcionou e você terá muitas boas lembranças para guardar no seu coração, quando ele for invadido por alguma tristeza.
Penso que o meis dolorido é presenciar a dor desses amigos inocentes, e não poder fazer nada.
Ela descansou... e se ela raciocinasse, diria que ela mesma escolheu o Dia da Mulher para descansar de todas suas dores físicas.
Que você receba paz em seu interior, para te dar forças para superar essa fase de tristeza.
Abraços.
Sonia

Márcia ,

...sinceramente não sei o quê dizer... Não sei traduzir em palavras esse sentimento...
Passei para dizer que estou consigo e para deixar um abraço muito apertado.
Um beijo.
Eninha

Marcia

nao sei como em palavras te dizer mas nao fica triste lembra se que ela esta num bom lugar

bjos henrique

Nossa tia, eu só entrei no computador aqui agora e estou chocada! Sinto muito mesmo pelo o que aconteceu, sei que dói d+ porque os cães são muito fieis e companheiros. Assim como você, nunca me esquecerei dela, FORÇA!
beijos

Que linda a sua Mel! Sinto muito pela sua dor, pela sua perda. Mas saiba que somente pessoas que tem um grande coração sabem amar os animais e chorar por eles.

Fica com Deus e espero que se recupere logo.

Márcia,
é muito triste perder ALGUÉM tão querida e importante em nossa vida. Mas é possivel que ela já havia cumprido sua missão por aqui, e parte desta missão, certamente, foi te ter como amiga.
A saudade vai bater sempre, mas isso é comum quando lembramdos de amigos que estão amamos, e tambem que distantes.

Beijos e um forte abraço!

Oi marcia, entendo perfeitamente sua dor, já tive uma mel também, era uma poodle e era muito linda, branquinha e levada, hoje tenho uma pastor belga ela se chama Chitara, e eu amo demais, quando temos animais em casa a vida se torna mais lenta, feliz, eles nos entendem melhor do que agente mesmo. Com certeaza encontrará
outros seres iluminados pra te iluminar também.

um abraço,

Herminio Neves.

Marcia, vim retribuir a sua visita e me deparei com essa belíssima homenagem póstuma à Mel. Sei que vc a homenageou todos os dias com o seu amor e a sua dedicação. Eu digo sempre que o sentimento que dedicamos aos animais é um ministério que nos foi dado por Deus. Quem tem, tem. E quem não tem, jamais compreenderá o que sentimos e jamais provará do amor que experimentamos. Que posso lhe dizer? Que Deus console o seu coração. Tive um Julião que morreu da mesma maneira, renal crônico. Por ironia do destino, ele partiu no dia do meu aniversário do ano de 2.001. Eu o alimentava com papinha na seringa. Revirei as minhas lembranças, lendo o seu post. Um grande abraço! Ana

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos