Slideshow

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pipocas da Vida - Rubem Alves

A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser quem devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser.
Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
O milho da pipoca somos nós: duros,quebra-dentes, impróprios para comer.
Pelo poder do fogo podemos, repentinamente nos transformar em outra coisa. 





Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre. Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. 
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosas.Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. 


Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos, cujas causas ignoramos. Mas há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. 
Mas de repente vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. 


Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. 
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. 
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesmo. Ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz... 


Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: PUM ! – e ela aparece como uma outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado. 
Bom, mas ainda temos o “piruá”que é o milho de pipoca que se recusa estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. 


Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas de serem. A sua presunção e o medo são a dura casca de milho que não estoura. 
O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. 
Terminando o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo...





E você ... quer ser PIPOCA ou PIRUÁ na sua vida??!! 


Rubem Alves foi muito feliz quando escreveu este texto. O ser humano é por natureza criado para ser duro na vida. Aguentar as pancadas, os obstáculos, as impunidades. A realidade vivida diariamente nos prepara para sempre para o pior. Porém a realidade é que mesmo que na lei da sobrevivência vença o mais forte devemos aprender que os obstáculos, as provações fazem parte da vida e de nosso aprendizado . Para quem acredita tudo o que passamos em nosso período encarnado servirá para nossa evolução. Portanto não tenham medo das dificuldades mas sim coragem para enfrentá-las e vencê-las. Seja pipoca na vida, passe sem traumas pelas transformações que se mostrarem necessárias  !!!


Márcia Canêdo    



By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

este texto tão simples na comparação é muito rico em seu contexto!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pipocar na vida e deixar de fazer-se ou tornar-se a melhor versao de si mesmo(a). Confiante! Atuante!

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos