Slideshow

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Maior terremoto em 25 anos no Chile já chega a 147 vítimas

Vítimas de terremoto no Chile já chega a 147

Segundo o States Geological Service (USGS), um terremoto de magnitude 8,8 atingiu na o centro-sul do Chile, na madrugada deste sábado, 27. Após o primeiro tremor, na região de Bio Bio – a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena, Santiago, e 91 quilômetros ao norte de Concepción -, a região foi atingida por um segundo, por magnitude 6,2.
“Quero pedir calma”, disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, ao convocar uma reunião de emergência para discutir as medidas após o tremor às 5h, horário local.
Um alerta de tsunami foi emitido para as zonas costeiras do Chile, Equador e Peru, e depois estendido para a Colômbia, Panamá, Costa Rica e Antártida.

Moradores da capital relatam que sentiram tremores entre dez e 30 segundos. Graciela Martín, de Mendoza, no lado argentino da fronteira andina, afirmou que “deste lado da fronteira, sentimos um tremor de cerca de um minuto.” Há inclusive depoimentos de pessoas que dizem ter sentido os efeitos no Brasil. A Defesa Civil de São Paulo confirmou os relatos, mas disse que não há danos ou vítimas.
O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.

Em entrevista coletiva, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet, que sobrevoou regiões afetadas de helicóptero, disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista. O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.
O maior terremoto a atingir o Chile no século XX foi um tremor de magnitude 9,5, que atingiu a cidade de Valdívia em 1960, deixando 1.655 mortos.

 
Lamentavelmente mais uma catástrofe natural atinge o mundo e deixa um rastro de morte e consequências ainda apenas imaginadas, mas que não podem por enquanto ser mensuradas. O Chile sofreu nesta madrugada o maior tremor  de terras depois de 25 anos. No momento já foram computadas 147 mortes e não se sabe ainda a extensão de todo o problema. 
 
Em São Paulo, a 2.850 km do epicentro, foram registradas pelo Corpo de Bombeiros mais de 100 ligações de pessoas preocupadas com o terremoto. Pequenos tremores foram sentidos em alguns bairros , sendo que a região da Avenida Paulista foi a mais afetada por ser uma das mais altas da cidade. Além do Brasil, o tremor também foi sentido por algumas províncias da Argentina e ema lgumas houve até corte de energia.
 
A natureza mostra sua força deixando um rastro de destruição e mortes. Desta vez foram os tremores de terra no Chile, mas desde dezembro  São Paulo viveu momentos de terror devido a enchentes provenientes de fortes chuvas, onde pelo menos 78 mortes foram registradas. No último sábado chuvas torrenciais fizeram vítimas na Ilha da Madeira, em Portugal que se transformou em um lamaçal ondehouve pelo menos 42 mortes. Não podemos deixar de relembrar o terremoto em janeiro no Haiti , que além de abalar as estruturas de todo país, deixou quase 200 mil vítimas.
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 4 comments

4 comentários:

Marcia, parece que a mãe natureza anda em fúria! Será o ano dos terremotos?! Muito assustador.

Márcia,

Há tempos ouço dize que este ano seria o ano! Não digo isto por questões espirituais somente, mas pelo que o homem anda fazendo e o revanche da natureza.

Inocentes pagam por isto... e os culpados também.

Olha, é muito triste, e eu não sai avaliar o que mais nos espera.
Bjs
Val

A Mãe natureza trabalha em silêncio, mas quando chora, grita, treme, apavora o homem frio que não percebe que é preciso preservar, cuidar para não acabar.
A Mãe natureza nos dá tudo, mesmo sem retorno ou respeito. E quando chora... todos percebem.

Olá querida Márcia,

Realmente a natureza anda enfurecida. O tempo está mudando radicalmente, assim como os fenômenos naturais estão aparecendo com muito mais força.

Aqui no ES voltou a chover após quase 2 meses de estiagem. Nos últimos 5 anos têm sido assim: um verão chuvoso, outro com seca intensa.

E essa mudança também tem sido bem visível nos fenômenos naturais.

Espero que o homem abra seus olhos de modo a tratar melhor a natureza, de modo que tudo o que vem ocorrendo aconteça de forma menos trágica.

Beijos.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos