Slideshow

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Salva pela mãe quando bebê, índia do Amazonas faz mestrado na mesma escola de Obama

Linda Vargas se encontrou com o presidente dos EUA em junho deste ano.Ela foi convidada a estudar nos Estados Unidos em 2010


A índia Lindomar da Silva Vargas, 34 anos, da tribo marubo, recebeu um convite para fazer mestrado na Trachetenberg School Policy and Public Administration, da George Washington University. Ela será a primeira índia a participar do programa mundial que forma líderes políticos, intitulado Alumi Small Grants Announcement, na mesma universidade por onde já passaram Barack Obama, Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso.
Ela está no penúltimo período do curso de administração pública na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Linda, como é conhecida, foi beneficiada com as cotas destinadas aos povos indígenas no estado. Em junho deste ano, ela já esteve nos Estados Unidos, a convite do governo norte-americano, para falar sobre política indígena no Amazonas.
"Quero primeiro pensar na minha conclusão de curso. De qualquer forma, acredito que seja um passo importante para fazer com que minha possível passagem pelos Estados Unidos, estudando em um local de formação de líderes políticos mundiais, possa refletir em benefícios para o povo de minha tribo. Esse seria meu maior sonho", disse Linda.
Ela lembrou do encontro de meia hora que teve com Barack Obama, em junho deste ano. "Vários representantes indígenas do mundo todo estiveram presentes. A conversa foi muito rápida e suficiente apenas para me identificar e falar um pouco sobre meu povo", afirmou a índia marubo.

Ameaçada de morte

Linda nasceu em Atalaia do Norte (AM), na tribo marubo. "Vivi na cabeceira do Rio Curuçá, no Vale do Javari, até meus 9 anos, quando descobri que só estava viva por causa de minha mãe." Ela revelou que, por tradição da cultura marubo, o primeiro filho de um casal indígena deveria nascer homem e herdar os dons curativos do pai. "Nasci mulher e não receberia esse dom. Meu pai quis me matar, mas minha mãe lutou pela minha vida."

Ao saber do desejo de seu pai em matá-la quando ainda era bebê, Linda disse que ficou revoltada, mas que a dor maior veio dias depois, ao descobrir que o pai, na condição de dexá-la viver, a prometeu em casamento a um índio da tribo. "Soube que não poderia escolher com quem casar e me revoltei ainda mais. Não conseguia entender por que teria de casar com um índio que já tinha três mulheres. Eu seria a quarta esposa", disse ela.
 
Decidida, Linda disse que, apesar dos 9 anos de idade, entrou na Floresta Amazônica e fugiu da tribo. "Entrei em uma picada, que nem sabia para onde me levaria. Corri muito, mas os índios descobriram que eu tinha fugido e, como andam muito rápido no meio da selva, conseguiram me capturar e levar de volta para a tribo. Meu pai me prometeu uma grande festa de casamento, mas não quis."

Iniciação escolar

Um missionário religioso que atuava na região da tribo marubo intercedeu e a levou para estudar em um colégio de freiras em Cruzeiro do Sul (AC). "Terminei o que hoje seria o Ensino Fundamental, e quase virei freira. Como não queria a vida religiosa, saí da escola após a conclusão dos estudos. Em seguida, conheci um coronel do Exército, com quem me casei. Me separei aos 20 anos ao descobrir que ele queria virar índio e ter mais de uma mulher", brincou Linda.
Ela se mudou para Porto Velho, onde terminou o Ensino Médio e conheceu o pai de seus filhos, Andreza, de 12 anos, e Marlon, de 11 anos. "Minha família me descobriu novamente e pediu para me buscar. Depois de tanto tempo, eles já tinham evoluído e eu também tinha amadurecido. Conversamos, mas decidi ir para Manaus."
 
Rumo aos Estados Unidos

Linda disse que entrou na Universidade do Estado do Amazonas em 2006 por meio do sistema de cotas e pretende concluir o curso de administração pública em 2010. "Eu aceitei a bolsa de mestrado, mas tem um pequeno detalhe que precisa ser negociado. Tenho dois filhos e não falo inglês perfeitamente."
Enquanto se prepara para aprimorar o conhecimento da língua inglesa, Linda assumiu o cargo de chefe do departamento de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind). Ela controla um orçamento de R$ 3 milhões, em 2009, mas que pode alcançar R$ 10 milhões em 2010, segundo o secretário Jecinaldo Sateré, titular da pasta.

 Fonte: http://www.g1.globo.com.br/
 
Achei esta matéria muito interessante e não poderia deixar de compartilhar. Está aí um exemplo de como a perseverança e a vontade de crescer, sem esquecer suas origens pode estar ao alcance de qualquer pessoa. Essa índia de nome Linda, mostrou que a condição de ter nascido em uma tribo, revoltada por saber que  seu pai não a queria viva por questões de tradição , não era impecilho algum para que estudasse e  buscasse seu  caminho que futuramente, pode vir ajudar seu próprio povo com seus conhecimentos adquiridos. Ela uniu ai alguns quesitos básicos que a levou até esse pondo: vontade de crescer e aprender e coragem de agarrar as oportunidades quando elas aparecem. Que fique a lição para todos nós, que ao menor sinal de obstáculos nunca pensemos em desistir de nossos objetivos. Tudo de bom e de ruim que acontece em nossas vidas tem uma razão de ser, e não digo isso apenas como chavão , é verdade. Até das situações difíceis pelas quais passamos podemos e devemos tirar boas lições.
 
Márcia Canêdo
 

By JORNALISMO ANTENADO with 9 comments

9 comentários:

Márcia,

Que história fantástica minha amiga!

Mas que crueldade não é? Imagina o pai querer matar a própria filha só porque ela nasceu mulher...

Mas ela teve uma grande sorte na vida, e se deu muito bem indo estudar nos EUA.

Adorei a matéria.

Bjs.

Rosana.

Saudações!
Amiga,
Que Post fantástico!
Eu conheço um pouquinho da história de vida dessa índia Guerreira, Dra. Lindomar da Silva Vargas. É uma heroína, há registros que também ela foi rejeitada pela tribo, porque se recusou a cumprir as orientações do tuxaua. Enfrentou sozinha o mundo, casou, se divorciou – foi abandonada- e seguiu em frente, iniciou seus estudos colou grau e um dia voltou para visitar a velha tribo. Hoje, ele é uma verdadeira deusa em toda a região do Javari. Muitos gostariam que ele fosse candidata até a governadora.
Graças a Deus, que ela conseguiu com méritos próprios romper as vicissitudes da vida.
Que Deus a abençoe eternamente!
Parabéns pelo excelente Post!
Abraços,
LISON.

Marcia, eu fico impressionada como tem pessoas com tanta garra para lutar contra preconceitos! Agora ela representa seu povo, os índios, e também nós os brasileiros. Que orgulho saber da capacidade dela e reconhecida internacionalmente!

Excelene matéria. Um belo exemplo de vida.
João

Este é um exemplo vivo de perseverança e inteligência. Tenho a certeza que ela sabe o caminho que terá que trilhar de seguida.

Quanto à sua história, a minha cultura ocidental não me permite compreendê-la e aceitá-la. No entanto gosto de analisar as situações dentro dos seus contextos. A tribo dessa índia tem as suas regras e preceitos muito antigos e enraizados. O comportamento do seu pai foi ditado por elas. Provavelmente também ele teve de responder por ter anuído em deixá-la viva, perante a insistência e protecção da mãe. Provavelmente também a sua mãe deve ter 'pago' de alguma forma a sua vida. É muito complicado.

Excelente matéria, Márcia.

Beijos
luísa

Obrigada por ler essa nota, tão importante, como salientas ao final, para nosso crescimento e melhor aceitação das lutas, dos desafios.

Uma história que terá muitos outros embates para essa Mulher aguerrida e forte como falamos sobre o povo brasileiro.

Vimos que a questão das cotas nem sempre serão utilizadas para "preferênciais". Por vezes elas trarão modernidade, humildade no pensar e agir.

Um beijo da tua amiga gaúcha,

Maria Souza - Porto Alegre - RS

MÁRCIA:

Agora o estou visualizando normalmente, com o IE mesmo.

Bem, sou suspeito para falar, fico sabendo de tudo, ou quase tudo, antes mesmo ....

Já conhecia esta história ....

.... risos ....

Vou fazer o que, MÁRCIA, são mais de 30 anos nessa vida, virei CAFETINA JÁ, fui promovida de pu*** velha para CAFETINA ....
São muitos anos nessa vida ... hehehehehehe ....

Mas é fantástica a hist´ria de vida dessa mulher, voce vê a personalidade forte dela, a determinação, desde criança ...

" Não quero casar com esse Indio botocudo não, vou fugir, foge.
Não quero ser Freira não, não se consagra como Freira.
Não quero isso, quero aquilo ... "

E é assim que tem que ser, quem quiser ser alguem na vida, crescer, progredir, fazer sucesso, tem que saber oi que quer desde cedo ...

Por isso que agora já fui promovido de P**** Velha do JORNALISMO, para CAFETINA ....

..... risos ....

Sou assim tambem desde criança ... sei o que quero, e depois de mais maduro, coroa, aprendi algo mais importante ainda.

Sei hoje, muito mais O QUE NÃO QUERO, do que o que QUERO.

ROSANA:

São costumes locais, voce não vê na INDIA, recem mostrada na Novela "Caminho das Indias" os costumes deles?
Os Dalits, as castas, até que melhorou muito de poucos anos para cá ....
Para Eles somos E.T.s, assim como eles o são para nós.

MAS ÓTIMO, EXCELENTE POST MÁRCIA .. !!!

PARABÉNS ... !!!

Beijos no coração e me informe onde e como pego seu BANNER para levar lá para o meu BLOG no Espaço dos AMIGOS DO CORAÇÃO, combinado?

Luiz Gnz

Bem Márcia!!

Essa é a prova de que nenhuma pessoa humilde precisa de cotas nas universidades, já que piora a idéia de que pobres e negros sejam incapazes...e não o são!! cad um pode trlhar o seu caminho rumo a ser algo na Vida, aquilo que sonha ser.


BJs!

Dois detalhes são pertinentes nests sua postagem.
*Primeiro, ela nasceu mulher, numa tribo indígena, no meio do nada e sem nehuma perspectiva.
*Segundo, ela conseguiu completar os estudos graças as tão criticadas cotas.
O QUE PODEMOS APRENDER COM ISTO TUDO É...
NÃO HÁ PROBLEMA QUE NÃO POSSA SER SUPERADO, BASTA PARA ISTO TER CORAGEM,AMOR PRÓPRIO,E VONTADE.
MAS ACIMA DE TUDO EM VEZ DE CRITICARMOS AS COTAS... DEVEMOS FAZER VALER OS DIREITOS, E TIRAR A MAIOR VANTAGEM POSSÍVEL DISTO TUDO... OU VC NÃO GOSTARIA DE CONVERSAR COM O OBAMA?

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos