Slideshow

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

DOE SANGUE,DOE VIDA! 25 de Novembro- Dia Nacional do Doador Voluntário

Doe Sangue. Compatilhe a VIDA


Para quem não sabe no dia 25 de novembro se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntario de sangue. Os requesitos para se tornar um doador são: ter mais de 18 e menos de 60 anos; o peso deve ser superior a 50 kg; no caso dos homem, deve ter doado a última vez  há mais de 60 dias; se for mulher deve há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já terem se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto. Além de que o candidato a doador não deve ter tido Hepatite após os 10 anos de idade; não sofrer de Epilepsia;nem ser diabético;  não ter feito tatuagens amenos de 1 ano; não ter se exposto  ao risco de contrair o vírus da AIDS, tendo comportamentos como  não usar preservativos em relações sexuais; ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses e usar drogas injetáveis .



A cada doação uma pessoa estará ajudando a salvar até  4 vidas. Toda coleta é feita por pessoal capacitado, sob supervisão de um enfermeiro ou médico, garantindo o bem estar do doador. O ambiente é limpo, confortável e todo material é descatável.É retirado aproximadamente 450 ml de sangue. Esse volume não causa prejuízo nenhum à saúde do doador, ele é reposto rapidamente com ingestão de líquidos e o ferro é reposto através da alimentação. Após a coleta, uma pequena amostra de sangue segue para exames laboratorias e somente após os resultados, o sangue será liberado para transfusão.


A doação de sangue é um gesto insubstituível que representa esperança de vida para muita gente. A Fundação Hemominas tem o dever de trabalhar para preservar a saúde dos candidatos à doação e dos pacientes que irão receber a transfusão de sangue. Nesta semana em que se comemora o dia nacional do doador a Fundação Hemominas realizou mais uma campanha onde seus bancos de sangue ,com a ajuda de voluntários da sociedade serão repostos. O Hemominas JF atende não apenas a cidade de Juiz de Fora, mais diversas cidades vizinhas.
 

Saiba mais sobre o Sangue :

O Sangue é tecido vivo e no corpo de um adulto circulam, em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso. É formado por parte líquida(plasma), constituída por água, sais,vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas. É produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e externo. Nas crianças, também os ossos longos como o fêmur produzem sangue.


Numa doação são retiradas 4 partes distintas do sangue que serão utilizadas para a trnsfusão nos pacientes necessitados: as plaquetas, que são fragmentos de células que participam do processo de coagulação; os Leucócitos conhecidos como glóbulos brancos; as Hemácias que são os glóbulos vermelhos do sangue; e o Plasma que é um líquido amarelo claro que representa 55% do volume total de sangue.


Eu hoje a tarde fiz minha parte, fui a Fundação Hemominas de minha cidade e pela segunda vez só neste ano fiz minha doação. Este gesto já venho realizando a muitos anos e sempre que posso convido um amigo a fazer o mesmo. Além do prazer de saber que posso ajudar a 4 vidas serem salvas , ainda ganhei uma bela camisa da campanha. Esse é um gesto simples, que não causa malefício algum para nossa vida e que para milhares de pessoas por todo país representa a chance de continuar a viver. Então convido a todos, a procurarem os hemocentros de suas cidades e aderirem a essa campanha pela VIDA.


Dados específicos retirados de : http://www.hemominas.mg.gov.br/hemominas/index.html


Márcia Canêdo



By JORNALISMO ANTENADO with 7 comments

7 comentários:

Saudações!
Amiga Márcia,
Que post fantástico!
Salve Esta Data Especial!
“A VIDA DE ALGUÉM DEPENDE DE VOCÊ...DOE SANGUE”.
Sou doador de carteirinha.
Parabéns pela iniciativa!
Abraços fraternos,
LISON.

Olá Márcia,

Sem dúvida um post que todos deveriam ler, principalmente as pessoas que nunca doaram sangue.

Esse gesto é muito importante para ambas as partes: que doa, e quem recebe.

Excelente iniciativa!
Abraços.

Essa é uma campanha importante, é preciso mais doadores para manter os estoques em níveis aceitáveis.

Excelente post. Infelizmente ainda existe muitos mitos em torno desse assunto.
Beijos
Bel

OI Márcia!!

E eu querendo soar e não posso, pq sou diabético!! Tem muita gente aí que nem com dia de folga e isenção em concursos e vestibulares se mexe em doar!!

Falta de senso de cidadania!!

BJs querida!!

Pena que eu estava com a pressão baixa e não pude doar.

Márcia,

Excelente a sua colaboração para a divulgação de doação de sangue.

Eu não sabia que este dia 25 era em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário, e gostei de aprender mais essa.

Muito bom amiga.

Bjs.

Rosana.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos