Slideshow

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mercantilização da Fé-quanto vale um pedaço do céu? Justiça de São Paulo acatou denúncia contra o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas

O bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo e mais 9 pessoas ligadas a congregação, foram denunciadas pela Justiça de São Paulo por crime de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público Estadual(MPE), eles são acusados de integrarem um esquema envolvendo empresas de fachada,para onde eram desviados dinheiro obtido com doações dos fiéis. O dinheiro era depositado em paraísos fiscais , no exterior e voltava ao Brasil em forma de contratos utilizados para a aquisição de empresas.
Além de Edir Macedo, foram indiciados Alba Maria da Costa,Edilson da Conceição Gonzales,Honorilton Gonçalves da Costa,Jerônimo Alves Ferreira,João Batista Ramos da Silva,João Luís Dutra Leite,Maurício Albuquerque e Silva,Osvaldo Scriorilli e Veríssimo De Jesus.
De acordo com a denúncia da Justiça de São Paulo, os acusados há cerca de 10 anos vêm se utilizando da boa fé dos fiéis da igreja para a prática de fraudes. Durante as investigações foram localizados milhares de depósitos em dinheiro em favor da Igreja Universal. Para se ter uma idéia, somente entre o período de março de 2003 a março de 2008 ,os depósitos somaram R$3,9 bilhões, de acordo com o MPE.
Macedo também é acusado de usar nomes de laranjas para comprar emissoras de rádio e tv que hoje compõem a Rede Record, ele teria em alguns casos fraudado procurações assinadas por essas pessoas para transferir ações para seu próprio nome e dos outros acusados de participar da quadrilha. Os denunciados teriam se aproveitado da imunidade tributária estabelecida pela constituição para templos religiosos e passaram a utilizar a captação de dízimo pago pelos fiéis em benefício próprio, investindo em bens particulares, como imóveis, veiculos e jóias. Ficou claro aos promotores que esse mesmo dinheiro deveria ser utilizado para a manutenção dos templos e ao invés disso estava sendo desviado para atender interesses particulares dos denunciados.
O juiz determinou que os réus respondam à acusação ,por escrito, num prazo de dez dias. Procurado , o juíz não se pronunciou sobre o caso. Ninguem foi encontrado na Universal para responder às denúncias e a Tv Record também não quis comentar.
Dados fornecidos pelo sites http://www.globo.com/ e http://www.yahoo.com.br/
Bom,o que mais deixa a todos indignados é saber que o que está em jogo nesse caso não é só a falta de escrupúlos dos envolvidos, mas também a boa fé dos membros da congregação. O povo de um modo geral anda tão desiludido com a vida que vêm levando, que caem na lábia de pessoas que usam o nome de Deus para benefício próprio.É absurdo assitir na tv a vídeos onde mostram pastores dizendo para as pessoas que vendam casas, apartamentos, mexam em suas econômias ou tirem dinheiro de seu sustento para depositarem nos altares das igrejas, acenando com promessas divinas.A esperança é que ao invés de julgarem a mídia e a justiça que estão condenando estes desmandos, os membros da congregação entendam que estão sendo ludibriados. Na minha opinião se as pessoas buscassem mais a Deus ao invés de se apegarem a dogmas e templos, casos como estes poderiam ser evitados ou ao menos minimizados.
Márcia Canêdo

By JORNALISMO ANTENADO with 2 comments

2 comentários:

belo post... mas bela ideia :)

montarei uma igreja

mas são justamente essas pessoas que são as mais "cegas"... Mesmo depois que aqueles bispos da Renascer foram presos o próprio Kaká continuou agracendo eles por tudo e ainda fez mó doação pra igreja....

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos