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segunda-feira, 29 de setembro de 2008

SISCOM JF 2008

O SISCOM JF 2008 aconteceu na cidade nos dias 20 e 21 de setembro no anfiteatro do VictoryBusiness Hotel. O evento truxe para a cidade agências e profissionais de peso no mercado comunicacional brasileiro. Forão no total 8 palestras , sendo 4 no primeiro dia e as outras no segundo . A presença de alunos e profissionais das áreas de comunicação e publicidade e propaganda foi muito grande e a participação dos mesmos com perguntas aos palestrantes derão um complemento aos conteúdos.

No primeiro dia(20/tivemos palestras com Mário d’ Alcântra, Cléber Paradela,Grasiela Scalioli e Leonardo Souza e a última com Rafael Liporace.
A primeira foi com realizada por Mário d’ Alcântra( www.sinamprog.com.br) que analisou a vida das agências de Comunicação no Século XXI .

Vivemos uma era de intoxicação tecnológica , a síndrome da comunicação ,dos meio eletrônicos....ser humano não sobrevive mais sem as tecnologias avançadas...
A sobrevivência das antigas agências está ligada a sua capacidade de adaptar-se a esse novo mercado tecnológico.A agência moderna terá de ser multifacetada quanto ao contexto . O modelo classico das agêncais acabou.Vivemos não mais no mundo REAL mas sim no VIRTUAL(Web 2.0).

No futuro próximo da Web 3.0 ,a informação estará em pedaços e te dará respostas a seus problemas.O preço disso será um ser humano viagiado 24 hrs..bem ao estilo Grande Irmão de Owell. As ferramentes são apenas acessórios, o que importa é o planejamento.

Segundo Mário o“talento” é a nova moeda do séc XXI, então as agências devem incentivar a diversidade ,para consegui captar boas idéias.O futuro dependerá primordialmente da relação cliente/agência.è o jogo do BOM atendimento...inovar ou morrer....ou seja fechar as portas.... A grande batalha é o reconhecimento da marca, marketing pessoal.

Fechou a palestra com a seguinte frase: “ o corpo humano é dividido em 3 partes: CABEÇA, TRONCO E BOLSO.”


A segunda palestra foi com Cléber Paradela da Tudo Eventos e Conteúdos (www.agenciatudo.com.br) .Paradela analisou a Comunicação através de Eventos ,Patrocínios Guerrilha e Internet.

Há 20 anos o que conectava as pessoas eram a tv, rádios,impressos.Hoje vemos uma expansão das novas tecnologias com Tv digital, Internet cada dias mais presente na vida.Isso leva a uma mudança de público ,essa nova geração e´virtual .O consumidor moderno é inteligente, cético, crítico,conectado 24 hrs e extremamente exigente o que elva a mudanças nos meios de comunicação.

A crise da propaganda se dá no grande uso da internet comercial e na falta de estratégia nas campanhas. Criatividade e visibiliade não podem ser assocaidas apenas a verbas altas.
4 passos a serem seguidos na elaboração de um evento: 1) Finalidade : para que está sendo realizado? 2)Conceito guarda-chuva ( o que, a quem e onde comunicar o evento) 3)Desdobramento do projeto:listar todos os pontos de contato com o público alvo.4)Transformar seu evento em um espetáculo .

A terceira palestra foi a Case da rede de lojas Ricardo Eletro ,realizada por Grasiela Scalioli e Leonardo Souza (www.probrasilpropaganda.com.br) sobre a Revolução do Varejo.

Prezar pela interatividade com o consumidor, comunicador tem que ter visão integrada.
Case Ricardo Eletro:1)pontos positivos: proximidade com o cliente, ousadia de cobrir ofertas ,coragem de entrar num mercado dominado pelas Casas Bahia.2)pontos negativos:marca antiga,linha gráfica e estética pobre,material de ponto de venda muito comum.

Desafio :fazer com que as 37 lojas existentes em 2003 conseguissem fazer frente as concorrentes .
1)definir o posicionamento (no caso foi o PREÇO)
2)descobrir a identidade da empresa: ponto de venda/branding/comunicação.
3)PREÇO É TUDO! slogam feito pra identificação da marca Ricardo Eletro.
4)construção da nova marca.
5)mexer nos pontos de venda,repensar locais de disposiçãos das mercadorias nas lojas.
6)mudança na linha gráfica das propagandas criando assim um novo conceito.

A última palestra foi a mais animada e descontraída do dia.Com o Rafael Liporace(www.biruta.net) que conversou sobre O mundo das mídias mirabolantes e em se tratando de mirabolantes ele rapaz é expert.Para ele o que mudou não foi a comunicação ,mas sim a VIDA.
A pergunta é: CADÊ MINHA MARCA? -temos que nos diferenciar,romper com o tradiconal.Associar conteúdo e engajjamento do pessoal.
O que ser MIRABOLANTE? É ser ousado,diferente,chmar atenção, fazer barulho,vistoso, e uma boa dose de maluquice...rs
Premissas básicas:
*Critérios de aprovação de venda:impacto potencial da campanha,alcance estimado,poder de multiplicação e “baixo custo”.
*Repercussão na imprensa: fundamental pra bom andamento e sucesso final,assessoria atrelada ao projeto.
*Mensuração dos resultados:repercussão na imprensa.
Principais AÇÕES: chamar atenção com pouca verba,criar uma campanha de conscientização ,atingr público jovem,gerar fluxo para o serviço.


Bom gente essa foi uma geral do primeiro dia..... muitas coisas forão paralelamente discutidas mas que convergiam para um ponto em comum : as agências de comunicação no séc XXI terão que enxergar que o mercado vigente está com um outro tipo de consumidor, agora mais antenado e conectado 24 hrs com um zilhão de informçãos pela rede.Esse consumidor quer ser seduzido com boas campanhas , preços reduzidos....quer saber sobre tudo um pouco...mas no final pouco retém das mesmas... mudar já não é PRECISO e sim ORIGATÓRIO ..senão o final dessa histórias são portas e campos fechados..... dar a sua cara a seu produto.... criar uma identidade e interação com o consumidor é primordial.

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

1 comentários:

oi Márcia!
Blog é bão neh...rsrsrs
depois me visita!
to reativando o meu tbm...

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