Slideshow

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Oi..estou de volta...agora com algumas dicas de livros na área da comunicação!

Livro:SOCIOALOGIA DA FOTOGRAFIA E DA IMAGEM.
Autor:José de
Editora:CONTEXTO
Presente na vida de qualquer cidadão, não se pode negar o poder da mídia. Mas
como ela manipula a emoção do público? Quais mecanismos coloca em funcionamento para fazer determinados pontos de vista tornarem- se verdadeiras bandeiras de uma sociedade? Este livro expõe os “truques”que jornais, revistas, TVs, rádios e sites usam para obter e manter laços com leitores, telespectadores, ouvintes e internautas de forma constante.Nilton Hernandes, jornalista e doutor em semiótica pela USP, analisa a mídia como instrumento de persuasão e de poder em suas manifestações concretas, cotidianas, atraentes, dinâmicas e fugazes.
O fascínio da fotografia sobre todos nós está naquilo que por meio dela nossos olhos visitam em nosso passado, no de nossos antepassados e de nossos contemporâneos. Neste livro, o autor mostra como a Sociologia e, também, a Antropologia podem encontrar em fotografias e imagens indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social, de maneiras de ver o mundo, de nele viver e de compreendê-lo.


Livro:OS JORNAIS PODEM DESAPARECER?
Autor:Philip Meyer
Editora :CONTEXTO

Este livro discorre sobre um assunto muito polêmico que afeta diretamente todo o sistema jornalístico que conhecemos hoje. Em meio às novas formas de veiculação de informação, mais ágeis e dinâmicas, estariam os jornais prestes a desaparecer?
O jornalismo está em apuros. O modelo de jornal que conquistou a opinião pública, que já ajudou a derrubar presidentes com reportagens investigativas consistentes, sofre a concorrência das novas mídias, mais ágeis e rápidas na publicação de notícias. Estamos na era da informação, época em que qualquer tema, qualquer mesmo, pode ser encontrado facilmente na rede em dezenas, centenas, milhares de páginas. Todos podem informar. Verdade e Justiça determinaram a sobrevivência dos melhores órgãos de imprensa no passado. Mas e hoje, o que faz com que alguns jornais sobrevivam e outros desapareçam? O que jornalistas e empresários devem saber para continuarem no mercado? Será que as mudanças já feitas – como a criação de cadernos segmentados e outros produtos com periodicidade não-diárias – são suficientes? O tal "corte na carne" nos “custos” mata também a credibilidade? Neste livro inquietante, o autor analisa a relação jornalismo de qualidade e sucesso empresarial e demonstra, por meio de pesquisas, quanto vale a credibilidade. E garante: "o jornalismo de qualidade é um bom negócio".

Livro:IVRO-REPORTAGEM.
Autor:Eduardo Belo
Editora:CONTEXTO

Algumas reportagens não terminam ao serem publicadas em jornais ou revistas. Elas exigem mais entrevistas, apurações detalhadas, busca de novas informações e, finalmente, mais espaço. Assim, biografias, temas históricos, perfis, memórias e relatos de grandes acontecimentos podem se transformar em livros-reportagem. O jornalista Eduardo Belofala da profissão, dos cuidados necessários para escrever um livro e fornece dicas valiosas de planejamento da empreitada. O autor mostra, ainda, de forma clara e abrangente,como o livro-reportagem avança as fronteiras do jornalismo diário e faz um mergulho profundo nos fatos, nas personagens e nas situações, que podem – e, muitas vezes, devem – ter abordagens diferentes, originais, criativas, menos urgentes e mais aprofundadas.

Livro:A MÍDIA E SEUS TRUQUES.
Autor:Nilton Hernandes.
Editora:CONTEXTO.

Presente na vida de qualquer cidadão, não se pode negar o poder da mídia. Mas como ela manipula a emoção do público? Quais mecanismos coloca em funcionamento para fazer determinados pontos de vista tornarem- se verdadeiras bandeiras de uma sociedade? Este livro expõe os “truques”que jornais, revistas, TVs, rádios e sites usam para obter e manter laços com leitores, telespectadores, ouvintes e internautas de forma constante.
Nilton Hernandes é jornalista e doutor em semiótica pela USP, analisa a mídia como instrumento de persuasão e de poder em suas manifestações concretas, cotidianas, atraentes, dinâmicas e fugazes.


Bom , essas são algumas dicas de leituras para futuros Jornalistas, Jornalistas já formados ou mesmo para aquelas pessoas que simplesmente AMAM ler e são curiosas sobre essa profissão !
Espero que tenham gostado das dicas! até mais...

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

1 comentários:

Olá Márcia, tudo bem?
Olha eu dando uma sacada aqui no seu blog !
Bom, estava lendo o texto à respeito do livro, e nele há algumas indagações à respeito do futuro dos meios de comunicação tradicionais como jornais impressos e tal. Bom, na minha opinião, o que está acontecendo é uma sequência de acontecimentos que de certa forma colabora com um futuro meio incerto à esse tipo de mídia. Por exemplo, acho que tudo está muito corrido para todo mundo, e é muito mais fácil em 10 minutinhos do dia, você abrir um portal da internet e dar uma sacada rápida em tudo que está acontecendo, à ficar horas folheando um encarte de jornal. Outra opção também hoje, é uma vez por semana ler uma revista com resumo dos principais assuntos. Particularmente, confesso que mantenho a leitura diária dos jornais impressos além de uma sacada em revistas semanais com os principais assuntos. Isso me dá um prazer enorme, é outro tipo de leitura. Com o advento da internet, esses meios ficaram meio que de lado, até por questão de economia, porém, o prazer que se tem de apalpar aquilo que está lendo é insubstituível, livros então são apaixonantes.
Parabéns pela retomada no blog, muito sucesso, e boa sorte em tudo que você planejar daqui pra frente. Beijos !

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos