Slideshow

domingo, 2 de setembro de 2007

Por uma construção do espaço

A cada época da história da humanidade correspondem percepções e organizações diferentes do espaço. Da Idade Média ao espaço digital, estas visões sempre estiveram ligadas à organização social e ao desenvolvimento tecnológico de cada período, que, por sua vez, são determinantes da maneira como o espaço é representado. Hoje, temos acesso aos espaços anteriormente imaginados através de suas representações, sejam elas imagéticas ou textuais, que nos transmitem algumas informações sobre a forma como eles eram pensados. O ciberespaço, no entanto, é o um espaço onde não apenas se tem acesso à informação, mas onde também é possível navegar, percorrer e, principalmente, habitar esse espaço, tornando-o, um espaço de sociabilidade.
Além disso, é possível afirmar que, na Internet, o espaço é sua própria representação, já que não se pode mais contar com os processos tradicionais de representação clássica, onde o quadro procurava representar o espaço físico.
No espaço medieval, por exemplo, as imagens também não se baseavam numa lógica clássica de representação. Sem as regras da perspectiva linear, elementos eram distribuídos em um espaço plano, carente de qualquer profundidade. distância. Isso significa que a arte medieval buscava uma representação simbólica. O espaço da alma era uma realidade para o homem medieval, muitas vezes mais real até do que o mundo físico — ou pelo menos merecia mais ser representado. Esse dualismo criava um espaço da alma onde não importava saber em que posição os elementos estavam, mas quem era mais importante. Por isso, Deus era sempre representado em tamanho maior.
Hoje, a idéia que temos do espaço virtual foi certamente influenciada por essa construção moderna e relativista da idéia de espaço na mente do ser humano. Superdimensionando as aspirações funcionais, o ciberespaço também é um espaço onde não existe matéria.A diferença é que este novo mundo é um espaço mediado e, o que é mais importante, imersivo. Nesse mundo, onde a mediação é feita pela interface, atravessar a interface significa mudar o mundo e habitar um novo espaço. A tela de um quadro também pode ser considerada interface, pois representa qualquer informação que o artista resolveu pintar naquele espaço. Mas apenas no espaço digital a interface funciona como instrumento imersivo, onde o usuário pode modificar o que "está do outro lado



A humanidade do séc XXI já incorporou o modo de ser "imersivo" no seu cotidiano.A cada dia nos acostumamos mais a avalanche de mensagens que nos são transmitidas seja pelos meios de comunicação ou pela web.O problema é que na rede por ser um ambiente virtual ,tudo tem que ser muito instantâneo..efêmero..apesar de ficar arquivado nos sites e no computador, e essa efemeridade leva a erros,a informações mal formuladas ou pouco apuradas. No geral isso é um fator negativo da tecnologia que hoje não conseguimos mais sobreviver sem .Esse quadro fica ainda mais grave ,quando começamos a nos contentar com meias verdades em outros setores da vida ,parando de ser preocupar em "arquivar" na nossa memória fatos que são importantes.Um exemplo atual seria o processo contra os 40 parlamentares acusados de formação de quadrilha e desvio de dinheiro público(entre outras acusações.)...esses mesmos políticos se não forem punidos com certeza serão reeleitos futuramente ,pois o "humano imersivo" tem memória seletiva , e nem se lembrará mais do que ele fizeram.Esse tipo de situação deve e pode ser evitada desde que saibamos aproveitar todos os apetrechos e facilidades que a tecnologia vem nos proporcionando ,porém sem esquecer de não deixar o tempo corrido atrapalhe a qualidade das mensagens que buscamos.

By JORNALISMO ANTENADO with 1 comment

1 comentários:

Muito bom os textos, referencia pra que quer ficar antenado, vou por em meus favoritos , se puder linkar o meu, também vou gostar. beijos.

Postar um comentário

Se você gostou dessa matéria comente e indique para seus amigos.Obrigada e você é sempre bem vindo!

    • Popular
    • Categorias
    • Arquivos