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domingo, 19 de agosto de 2007

Aula dia 17/08/2007-Discussão sobre texto de Lúcia Santaella:
Santaela discorre sobre os três tipos de leitores que segundo suas pesquisas coexistem:o leitor contemplativo,o movente e o imersivo.A escritora indaga primeiramente,sobre a possibilidade do livro impresso desaparecer,devido ao advento da digitação intensa.Achei muito interessante a observação:"o livro ,como o conhecemos hoje ,está longe de ser um mero objeto.Ele foi instaurador de formas de cultura que lhe são próprias." Para mim ,livros nunca foram meros objetos!
O interesse de Santaella,é voltado para as novas formas de percepção(como estamos percebendo as informações) e cognição(como está sendo aproveitado nosso aprendizado) e o novo tipo de leitor que surge nesse cenário hipermidiático das redes e conexões eletrônicas.Assumindo um ponto de vista classificatório,agrupando diferenças e traços comuns dos leitores e suas caractarísticas perceptivo-cognitivas,chegou a 3 tipos :o leitor comtemplativo,o movente e o imersivo.
O Leitor Contemplativo ou Meditativo,surge no Renascimento e perdura até o séc XIX.è o período onde se estabelece uma relação leitor/livro,tornando possivel uma comunicação silenciosa e que leva ao homem a considerar e meditar sobre as informações recebidas.Resumindo,esse leitor manuseia objetos e signos duráveis,móveis:livros,pinturas ,gravuras,mapas.Apartir desses objetos tira suas conclusões e têm o tempo necessário para sanar as dúvidas que possam surgir.
O Leitor Movente ou Fragmentado é do mundo em movimento,filho da Revolução Industrial e de tudo que surgiu apartir dela.Coincide com o surgimento do jornal impresso ,das fotografias e do cinema.è o homem em movimento,aquele que utiliza o telégrafo e o teelfone para incurtar distâncias.Nesse ponto os jornais já operam em processo de informãções rápidas,imediatas ,próprias de um período onde há falta de tempo e excesso de informões.Esse leitor habita o mundo da logica do consumo e da moda ,onde com o surgimento da publicidade tudo se transforma em mercadoria,inclusive a informação.A comunicação se torna visual,oscilante,um jogo de imagens que seduzem e informam ao mesmo tempo.O primeiro grande rival do livro será justamente o jornal impresso,pois esse leitor movente é apressado,memória curta,porém ágil.A falta de tempo o faz se satisfazer com fragmentos da realidade.
O Leitor Imersivo ou Virtual não mais manipula um objeto móvel ,agora lê através de uma tela onde qualquer signo pode ser recebido,estocado e difundido.Esse leitor navega pela rede ,programando suas leituras,num espaço que mescla subjetividade e informação,onde os dados são eternamente disponíveis.Guarda alguns traços com o leitor contemplativo:como no livro,no computador o texto também é lido verticalmente e são encontrados algumas referências como paginação,índice e recorte nos textos. Na chamada "ERA DIGITAL" o que mais chama a atenção é o poder dos dígitos para tratar todos os tipos de informação.

Bom pude desprender desse texto que independente da época ,a leitura terá sempre seu espaço,seja ela pela rede ,ou com o"bom e velho livro de cabeceira".Santaella descreveu 3 tipos de leitores que teoricamente fazem parte de épocas distintas,porem acredito que o homem do séc XXI carrega em sí um pouco de cada um deles ,em períodos diferentes da sua vida.O tempo hoje é nosso maior inimigo e nos faz sim optar pelo imediatismo,pela informação rápida e muitas vezes incompleta.Porém isso não significará jamais que o livro como hoje o conhecemos seja de todo substituido pelos dígitos e signos encontrados na rede.

By JORNALISMO ANTENADO with 3 comments

3 comentários:

Miga bicho
Arrasou, ficou ótimo seu blogger.
Parabéns!!!
Beijinhosss

Demais, legal saber que vc faz jornalismo, e está muito bem por sinal, abração amigona !

HORAS PIEGAS
-É muito comum em nossos dias, ouvirmos reclamaçoes por parte de pessoas que se sentiram desrespeitadas em seus direitos.
-É o medico que marca uma hora com o paciente e o deixa esperando por longo tempo, sem dar satisfaçao.
-É o advogado fque assume uma causa e depois não lhe dá o encaminhamento necessario, deixando o cliente em situaçao dificil.
-É o contador que se compromete perante a empresa em providenciar todos os documentos exigidos por lei,passados alguns meses, a empresa é autuada por irregularidades que esre dis desconhecer...
-É o politico que promete mundos e fundos e, depois de eleito, ignora a palavra empenhada juntos aos seus eleitores...
-Por essa razao, antes de reclamar dos efeitos, devemos pensar se não estamos contribuindo com as causas, direta ou indireta...

conclusao: NÃO HÁ EFEITO SEM CAUSA. TODO EFEITO NEGATIVO, TEM UMA CAUSA IGUALMENTE NEGATIVA.

Dr. eros marcos

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